O BUG DO PECADO: A GRANDE CATÁSTROFE DA HUMANIDADE


Pr. Elinaldo Renovato de Lima


INTRODUÇÃO

Neste final de século, a humanidade inteira está preocupada com o "bug do milênio". Literalmente, há pessoas que não vão poder dormir no dia 31 de dezembro de 1999, tendo em vista a possível ocorrência da maior catástrofe tecnológica da história do homem sobre a terra.
Porém há um outro tipo de "bug", que é o "bug do pecado", que tem causado e vai causar maiores danos do que o problema tecnológico que atinge os computadores. O pecado é tão desastroso, que causa a morte física e espiritual das pessoas.
É necessário estar preparado contra a maior catástrofe que a humanidade terá conhecido. Meditemos no assunto.

1. O "BUG DO MILÊNIO".

Como já é sabido, trata-se de um problema que poderá atingir equipamentos microprocessadores, que têm o chamado sistema Bios, que lê o ano de dois em dois dígitos, conforme foi programado na década de 50, quando se pensava mais em economizar memória nos computadores, dado o seu alto custo de instalação.

Com isso, se não houver correção do problema, os computadores que trabalham com processamento ininterrupto, de 24 horas, poderão "enganar-se", e, ao invés de reconhecerem os dois zeros (00) como sendo do ano 2.000, poderão "entender" que estaremos no ano 1900. Diante de tal fenômeno, os setores de banco, energia elétrica, telefonia, fornecimento de água e companhias aéreas poderão estar seriamente comprometidos.

Inclusive há quem fale até em não se viajar de avião na virada do ano, temendo um acidente de proporções inimagináveis, visto que os computadores aéreos, ligados aos satélites, estariam sujeitos a não funcionar convenientemente. Pior ainda: uma catástrofe nuclear poderia ser desencadeada, com mísseis disparados automaticamente , sobre a maioria das cidades americanas e européias.

2. PROVIDÊNCIAS DAS ORGANIZAÇÕES

Segundo os analistas do problema da informática, o "bug do milênio" já foi solucionado. Bill Gates, o magnata da computação, declarou, recentemente à revista Veja, que "O grande problema do bug do milênio já passou. Foi seu custo". Segundo ele, foram gastas "centenas de bilhões de dólares no mundo todo".
Mesmo assim, ele, o "papa" do assunto, pare e não ter toda a segurança no que diz, pois afirma que , quanto aos sistemas financeiros, não tem muita certeza do que pode ocorrer. "Realmente a complexidade dos programas financeiros em Wall Street é tamanha que não faço nenhuma previsão sobre o que pode ocorrer. Mas, de modo geral, acredito que o medo do bug do milênio é exagerado".

O Governo brasileiro, temendo uma corrida aos bancos, já divulgou propaganda oficial, tranqüilizando a população, informando que os bancos já foram testados, as empresas de telefonia e companhias aéreas, e tudo está sob controle. O Sindicato nacional de Empresas Aéreas (SNEA) informa que não há motivo para preocupação e que as pessoas podem viajar de avião tranqüilas. A Federação Brasileira de Bancos diz que as instituições financeiras estão preparadas para o problema, não havendo o que temer. Mas há quem diga que é bom conseguir um extrato bancário na semana anterior ao dia 31 para precaver-se de alguma falha nas contas bancárias. É o velho ditado em evidência, que diz: "Seguro morreu de velho e desconfiado ainda vive".

A preocupação ainda é real. No Ministério da Defesa , foi montado um esquema de prevenção contra o "bug do milênio". Militares das três armas , e mais técnicos de diversas instituições, estarão de plantão na noite do dia 31 de dezembro, para evitar que algo errado venha acontecer. No Banco Central, estarão 300 técnicos de plantão, para qualquer eventualidade, que possa comprometer a segurança do sistema financeiro.

3. O PIOR BUG NÃO TEM SOLUÇÃO HUMANA

A esta altura, queremos nos referir a um problema pior do que o que se poderia imaginar, em conseqüência do "bug do milênio". Trata-se do que podemos chamar, numa linguagem atual, de "bug do pecado". Seus efeitos são potencial e realmente mais devastadores para a humanidade.

3.1. O QUE É O PECADO

1) VISÃO TEOLÓGICA.

Numa linguagem simples, podemos dizer que pecado é toda desobediência a Deus. S. João , inspirado pelo Espírito Santo, assim se expressa: " Qualquer que comete o pecado também comete iniqüidade, porque o pecado é iniqüidade" (1 Jo 3.4). Pecado é a iníqua transgressão da lei de Deus. Cogswell, citado por Bancroft (p. 221), diz que "Essa é, talvez a definição mis comum do pecado. A lei fixa a linha divisória entre o bem e o mal, e qualquer passo que a transponha, é pecado. A lei de que Deus fala não pode ser outra senão a Sua própria, estabelecida em sua própria Palavra. Qualquer traspasso além da fronteira de lei de Deus é pecado".

2) AÇÃO ERRADA CONTRA DEUS

O homem, desde sua origem vem agindo contra Deus. Há uma verdadeira rebelião contra o Criador. O autor do mal, Satanás, rebelou-se contra Deus, e , tendo sido lançado fora do ambiente celestial investiu contra o homem, no Éden, levando-o ao pecado. Com isso, teve início a rebelião contra Deus, permeando a evolução dos povos, em todos os tempos. São Paulo diz que " Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram" (Rm 5.12). É o "bug do pecado", que acomete o homem desde sua entrada na Terra.

Essa rebelião, comandada por Lúcifer, se desenrola por permissão de Deus. Ele, em sua soberania, permite que o homem, usando seu livre-arbítrio, faça o que entende, mesmo que seja contra a santidade de Deus. Mas isso é só por um pouco de tempo, até que Deus traga sobre a humanidade os juízos previstos em sua Palavra. Essa rebelião contra Deus está em todo o lugar. Nas escolas e universidades, com os ensinos heréticos da Teoria da Evolução e de todo o tipo de filosofias materialistas, como o Humanismo, que coloca o homem no centro de tudo, excluindo Deus das decisões humanas; está nos hospitais, quando médicos fazem aborto criminoso; está nos governos, quando os homens que detém o poder o utilizam para o mal, para a prática da injustiça social; está na ciência e na tecnologia, quando são usadas para produzirem agentes da morte , da maldade; está na cultura, quando os seus atores conspiram , produzindo obras que exaltam a prostituição, a corrupção moral e destruidora dos valores espirituais; enfim, a rebelião contra Deus está em todo o lugar, e i, infelizmente, atinge até os arraiais do Cristianismo, com a prática de atos pecaminosos por parte de homens e mulheres que se dizem cristãos. É o "bug do pecado" em ação.

3) INCREDULIDADE

A incredulidade é a mãe de todos os pecados. Deixando de crer em Deus, o homem se faz o próprio deus, e se sentem livres para a prática de todos os atos errôneos. Certo filósofo disse: "se Deus não existe, tudo é permitido". Com esse pensamento, é que os homens iníquos estão praticando toda a sorte de maldades, desde a prostituição infantil, passando pelo aborto, até à manipulação genética, com finalidades comerciais e pecaminosas, como por exemplo, tentar produzir um ser humano clonado, para fins científicos, de produção de órgãos, para fins de tratamento de doenças. É o nazismo genético, produzido, nesse final de milênio, não pelo "anjo da morte", o Dr. Mengele, mas por outros "doutores" da morte pós-modernos.

Não crendo em Deus, os homens sentem-se livres para crer em deuses falsos. Hoje, há milhares de falsas religiões e seitas, invadindo as nações. Muita gente que não crê em Deus, segundo a Bíblia, no Deus pessoal, trino, Onipotente, Onisciente e Onipresente, crê em tarros, búzios, pirâmides, duendes, viagem astral, estado alfa, etc., numa mistura de religião e filosofia, englobada no que se chama "Nova Era".

O "bug do pecado" tem esse efeito devastador. Afasta as pessoas de Deus, e as aproxima de demônios, que os enganam , levando-os para a condenação eterna. S. Paulo diz que "o deus deste século cegou dos entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Co 4.4). A incredulidade é a cegueira espiritual, que não permite que as pessoas vejam a verdade, e creiam na mentira do diabo, em suas mais diferentes formas.

4. EXTENSÃO DO BUG DO PECADO

4.1. ATINGIU AS "REGIÕES CELESTIAIS"

As regiões celestiais, entendidas tanto como o ambiente em que se encontram os crentes, o espaço espiritual em que se encontram os crentes, bem como o espaço sideral, foram atingidos pelo "bug do pecado". A Bíblia diz : "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef 6.11,12). [Grifo nosso].

4.2. PREJUDICOU O PLANETA TERRA

No seu estado original, antes da Queda do homem, o planeta não sofria qualquer tipo de ameaça ecológica. Ao que tudo indica, a camada de Ozônio era perfeita, não permitindo a passagem dos raios solares, prejudiciais ao homem. O clima deveria ser ameno e propicio ao bem-estar físico dos habitantes terrenos. A produção de alimentos foi prevista para atender às necessidades humanas, sem desgaste físico ou emocional.

Entretanto, por causa do "bug do pecado", quando da desobediência do homem a Deus, o Senhor disse a Adão: "Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com odor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo" (Gn 3.17,18). A terra, antes bendita, passou a ser maldita, produzindo espinhos e cardos, dificultando o cultivo da agricultura.

Lima (p. 24) acentua que " A terra só produzia para o benefício do homem. Depois, passou a germinar cardos e espinhos. Isto, sem dúvida, refere-se a tudo o que, na natureza, prejudica o homem. Este se serve da terra, mas com dor, com sofrimento. Mesmo que use a inteligência, e consiga utilizar instrumentos materiais para o cultivo da terra, isto em um custo muito alto. E os frutos da produção não são acessíveis a todos". Por causa do pecado, a Terra está sendo destruída. A poluição das águas, do solo, do ar, está prejudicando a qualidade de vida no planeta. E isso de modo irreversível, em grande parte, visto que há recursos que não são renováveis.

4.3. ORIGINOU A MORTE FÍSICA

Depois de experimentar a morte espiritual, com a perda da comunhão com Deus (Gn 2.17; Ef 2.5), o homem conheceu a morte física. Segundo Lima (p. 24), " o homem conheceu o mais terrível inimigo, depois de Satanás - a morte física. Suas estruturas, seus nervos , suas células, seus tecidos, seu corpo todo, sua mente, sofreram o impacto violento de mudanças radicais. Sua energia vital foi reduzida a um nível tão baixo, que, hoje, um vírus, um micróbio ,pode levá-lo à morte física... A morte física, conseqüência do pecado, foi um preço alto demais, pelo conhecimento do pecado. Doenças, separação, lágrimas, tristezas, angustias, tudo por causa de um gesto, um ato, uma ação de desobediência ao criador, que avisara: 'certamente morrerás". Mais um efeito terrível do "bug do pecado".

4.4. EVIDÊNCIAS DO "BUG DO PECADO"

1) VIOLÊNCIA

A história da humanidade tem sido marcada pela violência. No Éden, Caim tornou-se o primeiro homicida, matando seu irmão por inveja de seu relacionamento com Deus (Gn 4.8-11);

O número de homicídios , no mundo, tem aumentado em proporção geométrica, principalmente nas grandes cidades. Nos EUA, a violência nas escolas tem preocupado as autoridades governamentais, a polícia, os sociólogos, e as famílias.

Dezenas de pessoas foram mortas, nos últimos anos, por adolescentes armados;

As guerras têm matado milhões de pessoas; o crime organizado tem maior poder de fogo e de organização do que o das forças de defesa do cidadão; os bandidos estão mais violentos e ousados; - o número de estupros tem aumentado, apesar de todo o esforço dos governos para diminuir o problema;

2) CORRUPÇÃO MORAL

- a prostituição infantil está crescendo nos países; na Internet, foi descoberta uma rede de pedófilos, que se uniram para abusar sexualmente de crianças;
- a prostituição está se institucionalizando de tal forma, que há países que a têm como atividade legal, semelhante a qualquer outra, desenvolvida pelo ser humano, mesmo que isso implique na mercantilização do corpo;

- no Brasil e em muitos países, o "bug do pecado" tem sido responsável por escândalos , envolvendo políticos, governantes, e pessoas de destaque na sociedade, envolvidos com o tráfico de drogas, "lavagem de dinheiro", prostituição , etc.

- A televisão tem sido utilizada para estimular a prostituição, passando a idéia de que a prática do sexo fora do casamento é coisa normal e desejável; filmes e novelas são veículos que destacam a corrupção moral, a destruição da família, do casamento e da religião; não é à toa que o Ministério da Saúde informou, na imprensa, que cerca de 700.000 adolescentes engravidaram, neste ano, sem que tenham condições emocionais, físicas e financeiras para cuidar de um filho.

3) DROGAS E OUTROS VÍCIOS DESTRUIDORES

O problema das drogas é mundial. Os governos estão preocupados, mas não têm encontrado solução adequada para evitar que milhões de pessoas, em sua maioria jovens, sejam vítimas da toxicomania.
O tráfico de drogas movimenta mais dinheiro do que o Produto Interno Bruto de muitos países do Terceiro Mundo. O "bug do pecado" utiliza as drogas para destruir vidas preciosas, famílias, lares, casamentos, negócios, dignidade das nações, etc.
O vício do fumo e do álcool são responsáveis pela destruição da saúde e da moral de muita gente. No Brasil, bebe-se mais cerveja e outras bebidas alcoólicas do que leite ou alimentos nutritivos; o fumo é responsável direto pela maioria dos casos de câncer de pulmão, matando milhares de pessoas anualmente.


5. A SOLUÇÃO PARA O BUG DO PECADO

O problema do pecado não tem solução humana. Trata-se de um desajuste de ordem espiritual, que acometeu o ser humano, desde o seu começo, e que passou a todos os homens. Dessa forma, a solução tem que ser encontrada o plano espiritual. Diante disso, colocamos a seguir as verdades espirituais mais profundas, diante das quais o homem tem que se posicionar, sob pena de ser irremediavelmente condenado pelos efeitos do terrível "bug do pecado".

1) TODOS OS HOMENS SÃO CONSIDERADOS PECADORES

A Bíblia diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). Com isso, a Palavra de Deus demonstra que todos os homens estão sujeitos ao pecado. "não há homem que não peque" (2 Cr 6.36); "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós" (1 JO 1.8).

EXEMPLOS DE PECADO:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus" (Gl 5.19-21). Aqui está a maior conseqüência do pecado: quem vive pecando não entrará no Reino de Deus, ou seja, não terão acesso a Deus, na eternidade.

2) OS HOMENS, NO PECADO, ESTÃO CONDENADOS

O "bug do pecado" separa o homem de Deus. Está escrito: Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is 59.2). Afirma S. Paulo: "Porque o salário do pecado é a morte..." (Rm 6.23). Esta é uma situação terrível. O homem veio de Deus, e sua alma anseia por voltar ao encontro eterno com o seu Criador. Entretanto, por causa do pecado, o homem está condenado a ficar separado de Deus, a menos que aceite a providência do Senhor para sua salvação.

3) PROVIDÊNCIA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM

Deus, em seu amor e misericórdia infinitos, não tem prazer na morte (condenação) do pecador. "Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva" (Ez 33.11). Deus que a salvação de todos: "Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, 4 que quer que todos cos homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade..." (1 Tm 2.3,4).

Diante dessa realidade, Deus proveu um meio para a salvação do homem, ou , como dizemos na linguagem do final do milênio, para o "bug do pecado". Lemos em Jo 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Aí, vemos a provisão de Deus, a solução e o escape para o homem. S. João diz: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 Jo 5.12). Deus não quer que o homem viva eternamente sob os efeitos do pecado. Ele enviou Jesus para morrer na Cruz, a fim de pagar pelos pecados do homem, salvando-o da condenação. Mas, para usufruir dessa bênção, o homem precisa fazer a sua parte. Deus veio ao encontro do homem. O homem precisa aceitar a mão estendida de Deus.

4) O PECADOR PRECISA FAZER SUA PARTE.

a) Ele precisa arrepender-se. Lemos na Bíblia: "Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor JEOVÁ; convertei-vos, pois, e vivei" (Ez 18.31,32). " Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar" (Is 55.7).

Assim, o que o homem precisa fazer é , antes de tudo, arrepender-se de seus pecados. Além disso,

5) PRECISA CRER EM DEUS E NA SUA PALAVRA.

Em At 16.31, lemos: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" (At 16.31). Essa resposta Paulo deu ao carcereiro de Filipos, quando o mesmo, amedrontado com o poder de Deus, indagava o que fazer para ser salvo.

É necessário crer em Jesus como salvador. Não é só crer que Ele morreu numa cruz, pregou o evangelho, como um fato histórico, à semelhança de Buda, Confúcio, ou outro fundador de religião. Não. Jesus não foi um fundador de religião. Ele veio ao mundo como Deus encarnado, que se fez homem (Emanuel) para salvar os pecadores. E fora dele não há salvação (At 4.12).

Quem crê em Jesus TEM a salvação hoje, no momento que crê, e não após pretensas reencarnações, que não têm qualquer fundamento bíblico. No livro de Hebreus , lemos: "...aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hb 9.27). Jesus disse: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (Jo 5.24). Neste versículo, vemos que a salvação para quem crê em Jesus abrange toda a sua vida: presente: "tem a vida eterna"; passado; "passou da morte para a vida" e futuro: "não entrará em condenação".

6) O QUE CRISTO FAZ COM O PECADOR QUE O ACEITA

a) Dá o perdão divino (Isaías 1.18);

b) Dá-lhe novo nascimento: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios, 5.17). c) Justifica o pecador diante de Deus: "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1);

c) Torna o pecador filho de Deus
"Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome" ( João 1.12). e) Dá-lhe certeza da vida eterna: " Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5.24).

CONCLUINDO:

Os homens gastaram e ainda vão gastar bilhões de dólares para resolver o problema do "bug do milênio". Esperamos que tudo fique resolvido, de fato sem maiores transtornos para o cidadão comum. Entretanto, para o "bug do pecado", só existe uma solução, que é aceitar a Jesus Cristo como salvador, entregando a vida a Cristo, obedecendo a sua Palavra, e passando a viver para Ele e com Ele. Não existe outra alternativa. A solução de Deus é tão cara, que nem Bill Gates e todos os bilionários do mundo poderiam pagar pelo resgate de uma só alma. Nos salmos, lemos: "Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles, de modo algum, pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes)" (Salmo 49.6-8).

 

Reprodução autorizada do site www.assembleiadedeus-rn.org.br/familia/port/index.htm