Mensagem de Fé

A trindade

Prof. Anísio Renato de Andrade


A Bíblia nos ensina que há um só Deus ( I Tm . 2.5 ). Entretanto, ela nos fala de um Pai que é Deus, de um Filho que é Deus e do Espírito Santo que também é Deus. Podemos dizer que eles são três Deuses ? De modo nenhum. Deus é um só mas possui três personalidades, ou seja, é uma só essência que se apresenta, ao mesmo tempo, em três pessoas. Não existe, na Bíblia, a palavra "trindade". Esse termo foi usado pela primeira vez por um cristão chamado Tertuliano, que nasceu em Cartago, África, por volta do ano 150 d.C e foi um grande defensor das doutrinas cristãs. Daí em diante, a palavra trindade passou a ser usada no vocabulário cristão como é até hoje.

Como pode Deus ser um e ao mesmo tempo três ? Não existe uma explicação satisfatória para essa questão. Podemos apenas usar algumas idéias para ilustrar. Podemos comparar a trindade divina com um triângulo que, embora seja uma só figura, possui três lados. Podemos pensar ainda em uma molécula de água que é composta por três átomos: 2 de hidrogênio e 1 de oxigênio. O próprio átomo é formado por três tipos de componentes básicos: prótons, neutrons e elétrons. Por último, lembremo-nos de que o próprio ser humano é triúno. O homem é composto de corpo, alma e espírito. Pensando nesses exemplos, podemos ser levados a simplificar muito a questão da trindade. Entretanto, a complexidade persiste porque Deus não pode ser explicado pelos argumentos humanos. Cabe a cada um de nós conhecer o ensinamento bíblico e crer nele, cientes de que a Palavra de Deus nos dá total entendimento de tudo o que é necessário para a nossa salvação .


Em caso de utilização impressa do presente material, favor mencionar o nome do autor:
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

Para esclarecimento de dúvidas em relação ao conteúdo, encaminhe mensagem para anisiora@mg.trt.gov.br

Retorno à página principal

  1