Mensagem de Fé

Ano 2000 - será o fim?

Prof. Anísio Renato de Andrade


 

Este é o último ano do século vinte e também do segundo milênio depois de Cristo. É bom que se esclareça que o terceiro milênio só começará no dia primeiro de janeiro de 2001. "Quem viver verá." Deve ser interessante ou até emocionante viver a passagem de um milênio para outro, mas apenas por uma questão psicológica. Além disso, só resta a "vantagem" de poder dizer para os netos: "Eu nasci no milênio passado..." Ao que eles responderão: "Como você é antigo, heim!"

A mudança de milênio não tem nenhum significado espiritual ou apocalíptico. Logicamente, estaremos mais próximos da segunda vinda de Cristo, mas isso é verdade a cada dia que passa e não apenas porque termina o milênio. Essa passagem é cercada de misticismo, medo, falsas profecias e até terrorismo.

A Bíblia diz: "Vigiai, pois não sabeis quando virá o vosso Senhor." (Mt.24.36,42,44,50). Qualquer tentativa de marcar uma data para a vinda de Cristo ou para o fim do mundo, será uma atitude anti-bíblica. A tese de que, a cada período de 2000 anos, Deus faz algo grandioso para a humanidade, não se sustenta. Os que defendem essa idéia apelam para arredondamentos de datas muito forçados. Além disso, existem vários calendários diferentes, várias contagens divergentes do tempo, e não sabemos qual está correta. Pode até ser que todas estejam erradas, principalmente em relação ao período antes de Cristo. As cronologias desse tempo foram montadas posteriormente com base em pesquisas de genealogias e crônicas dos povos antigos.

Sobre a vinda de Cristo, é bom mencionarmos o que disse Paulo: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição."(II Tss.2.3. Veja também o versículo 1). O que o apóstolo estava dizendo é que, antes que Jesus volte, deverá se manifestar o Anticristo. Sendo assim, dificilmente Jesus voltará no ano 2000. Se assim fosse, o Anticristo teria apenas alguns meses de prazo para se revelar e fazer tudo o que a Bíblia diz a seu respeito. Alguém pode dizer: "Será que o Anticristo já veio e nós não ficamos sabendo?" De modo nenhum. Pelo que a Bíblia diz, entendemos que será impossível ignorar a presença e a atuação do Anticristo no mundo. E sua manifestação será o último grande acontecimento antes da vinda de Cristo pois "o Senhor o destruirá pelo assopro de sua boca e o aniquilará pelo esplendor de sua vinda." (II Tss.2.8).

Esta é uma palavra de esclarecimento. Não significa que vamos relaxar e viver no pecado pelo fato de Jesus não voltar amanhã. De modo nenhum. Vigiemos, porque, se Cristo demorar muito, cada um de nós irá, individualmente, se encontrar com ele antes da sua segunda vinda. Logo, a necessidade de vigilância e santificação permanece todos os dias, e em todos os milênios.


Em caso de utilização impressa do presente material, favor mencionar o nome do autor:
Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

Para esclarecimento de dúvidas em relação ao conteúdo, encaminhe mensagem para anisiora@mg.trt.gov.br

Retorno à página principal

  1