Estudo sobre a fé


(mensagem edificativa) Texto: Hb.11.1-6. - Conceito - Fé - uma habilidade do espírito - Fé e confiança. - Fé e obras. - A base da fé. - A origem e o uso da fé. - O objetivo principal da fé. Resumo

conceito sobre fé: certeza daquilo que não se vê. A fé é uma habilidade do espírito. O corpo e a mente estão muito dependentes do que pode ser visto e sentido. O espírito depende da fé. Assim, o cristão deve viver pela fé e não pela vista (II Cor.5.7). O que Deus disse pode até não combinar com a realidade visível (Hb.11.26-27). Porém, o que ele falou é verdade. Por isso é que não dependemos de imagens de escultura para estimular nossa comunhão com Deus. As imagens atendem ao que o corpo quer ver.

A confiança é um estado avançado da fé. Confiar é se entregar pela fé. Crer é importante, mas precisamos alcançar o nível de confiar no Senhor (Salmo 37.5). Crer em Deus até o Diabo crê (Tg.2.19). Ilustração: Um homem esticou um cabo de aço sobre as cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos. Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou. A multidão, extasiada, aplaudiu. Aproximando-se de uma velha que estava no meio do povo, aquele homem perguntou: "A senhora acredita que eu consiga atravessar novamente?" "É claro!" - respondeu a mulher entusiasmada. "Eu conseguiria atravessar levando um carrinho de mão?" "Tenho certeza que sim!" (Observe que a mulher acreditava). "A senhora acredita que eu poderia levar uma pessoa dentro desse carrinho?" "É claro que eu acredito!" - insistia a mulher. "Então", disse o homem, "a senhora poderia, por favor, entrar no carrinho?" "De jeito nenhum. O senhor está louco????" A mulher cria mas não confiava. Assim, não basta acreditar que Deus existe. Isso é um bom começo. Porém, é necessário o compromisso com ele e a entrega da vida em suas mãos. A fé precisa se mostrada através das obras (Tg.2.15-17). Não dependemos de obras para sermos salvos, mas a nossa fé, se existir, vai produzir obras. Isso não é apenas caridade, mas todo tipo de ação justa e positiva. A base da fé: a palavra de Deus.

Em quê nós vamos crer? Já que a fé é a certeza do que não vemos, então poderíamos acreditar em qualquer coisa, mesmo que ela não existisse. Todavia, a fé do cristão está baseada em um sólido fundamento: a palavra de Deus. Se Deus disse algo, então podemos confiar totalmente. Por isso a bíblia é a nossa regra de fé e prática. Existe muita gente por aí tentando exercer fé sobre algo que Deus não disse. Eu posso crer que Deus vai me dar condições para comprar uma grande empresa? Só poderei acreditar nisso se ele tiver me PROMETIDO isso clara e especificamente. Pedro desceu do barco para andar sobre as águas (Mt.14.28) porque Jesus disse: VEM. Os outros discípulos não poderiam descer pois não foram chamados. Isso nos faz lembrar de pessoas que vão para o campo missionário com toda "fé" e fracassam. Não foram chamadas. Então, sua fé não tinha nenhum fundamento. Em outra passagem, os discípulos estão tentando pescar (Lc.5.5). Então Jesus manda que eles lancem as redes novamente. Pedro disse: "Sobre a tua palavra lançaremos as redes." Isso é AÇÃO baseada numa FÉ fundamentada na PALAVRA de Jesus. A fé deve produzir ação. O resultado é o FRUTO.

A origem e o uso da fé. A nossa capacidade de crer e a medida da nossa fé é algo que Deus nos dá (Rm.12.3). O que fazemos com a fé que Deus nos deu? podemos usá-la, fazendo-a crescer ou podemos perdê-la. Podemos comparar isso à parábola dos talentos. Quem usa, ganha mais, quem não usa perde. (Mt.25.14). (Lc.17.5). Paulo manteve sua fé até o fim (II Tm.4.7). Outros, porém, a perdem. Nossa fé aumenta na medida em que conhecemos a bíblia (Rm.10.17) e também na medida em que exercitamos nossa fé. Isto é semelhante ao que ocorre com os músculos daqueles que fazem exercícios físicos. Se não usarmos nossos músculos eles se atrofiarão. Exercitamos a fé quando oramos e quando agimos de acordo com aquilo que cremos. O resultado ou a resposta irão aumentar a nossa fé.

O objetivo principal da fé é a salvação. Ef.2.8-9; I Pd.2.9 Usamos a fé para alcançar todo tipo de bênção. Porém, seu objetivo maior é a nossa salvação. Precisamos tomar cuidado para não desvirtuarmos o uso da fé como se a mesma existisse simplesmente para atender aos nossos desejos e necessidades temporais.



Anísio Renato de Andrade     1