SEBEMGE - SEMINÁRIO BATISTA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

 

Questionário de Teologia Bíblica do

NovoTestamento

Aluno : Anísio Renato de Andrade

Período : Quinto - Curso : Bacharel em Teologia Ministerial

Data : 30 de maio de 1996 - Local : Belo Horizonte - MG

 

1 - Em que se consiste a pregação de João ?

  Jesus - o Filho de Deus - O versículo chave do evangelho de João é o trigésimo primeiro do capítulo 20, que diz : "Estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome."

Enquanto os evangelhos sinóticos apresentam Jesus sob outros enfoques, João o apresenta como Filho de Deus. Esse foi o objetivo que teve ao escrever seu evangelho, que se diferencia bastante dos demais. João era o discípulo amado, o mais chegado ao Mestre. Ele era o mais íntimo e o mais místico. Seus escritos enfatizam os aspectos espirituais do ministério e dos ensinamentos de Jesus. Não se detém muito na narrativa simplesmente histórica. Através desse evangelho, conhecemos mais sobre a divindade de Cristo.

O amor - O discípulo amado era especialista nesse assunto. Lembremo-nos, por exemplo, do texto contido no capítulo 3, verso 16 : " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Esse é o versículo mais conhecido da Bíblia. A ênfase de João recai sobre o valor do amor de Deus pelos homens e sua atuação em seus corações, muito mais que em suas mentes.

  2 - Qual a posição de Cristo perante Deus e o Espírito Santo ?

  A trindade divina é um dos maiores mistérios da teologia. Como Deus pode ser um só e aos mesmo tempo três pessoas ? Tudo o que pudermos responder, além do que a Bíblia diz, será apenas uma noção vaga da questão. Alguns exemplos e comparações são úteis, mas estamos sempre correndo o risco de tirar conclusões equivocadas.

Contudo, vamos arriscar a dizer que a trindade está organizada hierarquicamente na seguinte ordem decrescente : Pai, Filho, Espírito Santo. O Pai enviou o filho ao mundo. O Filho e o Pai enviaram o Espírito Santo. Organização é um termo correto nesse assunto. Hierarquia já é questionável.

Além disso, podemos dizer, com certeza, que Cristo tem os mesmos atributos do Pai e do Espírito Santo. Suas funções, porém, não são as mesmas. além dos atributos comuns à trindade, Jesus tem características exclusivas. Além de ser Deus, ele é um ser humano, possui uma alma humana e um corpo humano glorificado.

  3 - Qual o significado da palavra Messias e o que representa ?

  A palavra Messias vem do hebraico e significa "ungido" . Esse termo era usado no período do Velho Testamento em referência ao libertador que Deus havia prometido para o povo de Israel. Mais precisamente, o Messias seria um rei, da linhagem de Davi, que estabeleceria um domínio eterno de paz, justiça e santidade. ( Jr.23:5-6).

Ele seria "ungido" porque todos os reis de Israel, assim como os sacerdotes e profetas, eram ungidos para exercerem seu ministério. Esta unção simboliza a operação do Espírito Santo em seu ministério. Os israelitas desenvolveram uma expectativa política em relação ao Messias. Esperavam um rei político que os libertasse da opressão das outras nações. Na época do nascimento de Cristo, essa opressão estava representada pelo Império Romano. Até outros povos conheciam a expectativa judaica e sua ênfase política. Vemos isso no episódio dos magos do oriente. Eles vieram a Jerusalém, capital de Israel , e procuraram, no palácio de Herodes, o recém-nascido rei dos judeus. Procuraram Jesus onde normalmente um rei deveria estar. Todavia, o reino de Jesus não veio com visível aparência; não era um reino deste mundo mas espiritual. A expectativa política se evidenciou até entre os discípulos. Dois deles queriam se assentar ao lado do trono de Jesus. No último instante, antes da ascensão, tornaram a tocar na questão do reino de Israel, que, segundo eles , deveria ser restaurado por Cristo. Essa não era a perspectiva correta acerca do Messias. Ele estabeleceu um reino espiritual que jamais terá fim. Quando for tocada a última trombeta, esse Reino tomará características também políticas e aí então, o Messias regerá as nações com cetro de ferro.

 

4 - Explique o Jesus-homem e o Jesus-Deus.

  Jesus é totalmente humano e totalmente divino. Possui duas naturezas distintas apesar de ser uma só pessoa.

Como Deus, Jesus é eterno, todo-poderoso, onisciente, onipresente, etc. Está misteriosamente unido ao Pai e ao Espírito Santo.

Como homem, o início de sua história está bem definido e descrito no Novo Testamento. Jesus nasceu de uma mulher, tendo sido concebido por obra do Espírito Santo. Para viver como homem, Jesus abriu mão, temporariamente, de muitas, senão de todas as suas prerrogativas divinas. Ele assumiu absolutamente a natureza humana com suas características e limitações. Nesse estado, ele sentiu fome, sede e cansaço. Sentiu alegria, tristeza, dor e passou pela morte. Ele foi tentado, mas não pecou.

Quanto voltou para junto do Pai, Jesus recuperou sua condição pré-humana em toda a plenitude sem, contudo, perder sua humanidade.

 

5 - Como os homens conhecerão a Deus, segundo Mateus 5:8,

e o que vem a ser isto ?

 

 

Só os limpos de coração verão a Deus. Conseqüentemente, por si mesmo, o homem não poderia conhecê-lo pois não há um justo sequer. Não há nenhum homem cujo coração nunca tenha se contaminado. Como então ocorrerá o conhecimento de Deus ? Através da pessoa de Jesus Cristo. Seu sacrifício foi o meio providenciado por Deus para que os nossos corações se tornassem limpos e assim pudéssemos nos tornar aptos para ver o Senhor na eternidade.

 

6 - Faça um texto de 15 a 18 linhas sobre a salvação através de Cristo.

 

O pecado de Adão criou a maior necessidade humana : salvação. O próprio homem vem tomando iniciativas durante toda a sua história no sentido de se salvar. O resultado foi o aparecimento de religiões e filosofias de vida. Nada disso foi capaz de salvar a humanidade. São "cisternas rotas, que não podem conter as águas." (Jr.2:13). Como disse o próprio Jeremias, o manancial das águas é Deus. Só dele poderia vir a salvação. Como seria isso ? Para haver salvação seria necessário antes a punição. Essa é a exigência da justiça divina : o pecado não pode ficar impune. Entretanto, nossa própria morte não seria expiatória nem teria efeito salvífico. Seria semelhante ao sacrifício de um animal imundo - abominação perante Deus. Por isso, o Senhor providenciou o Crodeiro para nos substituir. Situação essa, semelhante ao episódio do Moriá, quando surgiu um carneiro para morrer em lugar de Isaque. Assim, Jesus, o Cordeiro de Deus, morreu em nosso lugar para que fôssemos salvos. Tal efeito, entretanto, não é automaticamente imputado a toda a humanidade. A Bíblia diz que "quem crer e for batizado será salvo." (Mc.16:16). O sacrifício de Jesus só é válido para aquele que acredita nesse fato e se compromete com ele. Quando isso acontece, ocorre o novo nascimento . A partir daí, é necessário o desenvolvimento da salvação, que também pode ser chamado de crescimento espiritual. A salvação consiste no resgate do ser humano. Significa seu livramento do império das trevas, justificação O clímax da salvação será a glorificação dos nossos corpos, quando subiremos para estar eternamente com o Senhor nas moradas celestiais.

  

BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada - Versão Revista e Corrigida de João Ferreira de Almeida.

Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - Editora Vida

anisiora@mg.trt.gov.br

Retorno à página principal.

  1