O Testemunho Cristão


(mensagem exortativa)
Texto base: Gênesis 12.1-3

Introdução: Abraão teve uma experiência com Deus no meio de um povo idólatra. Era o início da execução do plano de salvação para a humanidade. Topico 1- Abraão precisava sair. Caso contrário, a mensagem a respeito do verdadeiro Deus ficaria presa e o Senhor teria que levantar outro "missionário". Falar sobre as mudanças que Deus faz em nossas vidas a fim de que levemos a mensagem a outros lugares. Podem ser mudanças de emprego, de escola, de residência, etc.

Tópico 2 - Abraão deu origem ao povo de Israel. No período do VT, Israel era o povo representante de Deus na terra. Um dos aspectos de sua missão era levar a conhecimento de Deus às outras nações. "Em ti serão benditas todas as famílias da terra."

Tópico 3 - Cada israelita representava Deus onde estivesse. Isso não significava receber adoração nem tomar decisões no lugar de Deus, mas levar a mensagem em nome de Deus. Para que essa missão fosse realizada, Deus colocava seus representantes em diversos lugares e, às vezes, em situações desconfortáveis.

Ilustração: Falar sobre o embaixador dos Estados Unidos em algum país da África. Mencionar situações hipotéticas em que ele pode se sentir desconfortável e querer ir para outro lugar, mas sua permanência ali é necessária pelo tempo que for preciso. Deus precisa de você onde você está até que ele lhe mande sair ou o retire através das circunstâncias.

Exemplos bíblicos: Daniel em Babilônia e uma menina judia que foi levada como prisioneira para a Síria. (II Rs.5.1-3) Ambos estavam em situações e lugares ruins, mas cumpriram com êxito seu papel de representantes de Deus.

Tópico 4 - (Atos 1.8) Na era cristã, a Igreja é representante de Deus na terra. Jesus subiu aos céus, mas nós somos o seu corpo na terra. Ele continua agindo através de nós, mediante o poder do Espirito Santo.

Tópico 5 - Como representantes de Deus, estamos sempre dando um testemunho a respeito dele. Nosso testemunho é composto por palavra e vida. O testemunho do cristão não tem nada a ver com a riqueza material que ele tenha ou deixe de ter. (Riqueza material, o ímpio também tem). Nosso testemunho tem a ver com a palavra de Deus na nossa boca e com valores espirituais, riqueza espiritual, em nossa vida, manifestada através da paz, do amor, da fé, da esperança, da alegria, da justiça, etc.

Tópico 6 - Cuidado com o mal testemunho e com os escândalos.

Conclusão - Convidar os irmãos a refletir sobre sua responsabilidade como representantes de Deus e sobre o testemunho que tem sido dado. Encerrar com oração para um posicionamento diante do tema abordado.


Anísio Renato de Andrade
    1