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JUVENIS – LIÇÃO 09 – A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO

Há três possibilidades de extração das células-tronco.

Podem ser adultas, mesenquimais ou embrionárias:

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Embrionárias – São encontradas no embrião humano e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, devido ao seu poder de diferenciação celular de outros tecidos.

A utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal. O STF autorizou as pesquisas no Brasil.[5]

Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.

Estudos recentes mostram que estas células-tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.[6]

Mesenquimais – Células-tronco mesenquimais, uma população de células do estroma do tecido (parte que dá sustentação às células), têm a capacidade de se diferenciar em diversos tecidos.

Por conta desta plasticidade, essas células têm sido utilizadas para reparar ou regenerar tecidos danificados como ósseo, cartilaginoso, hepático, cardíaco e neural.

Além disso, essas células apresentam uma poderosa atividade imunossupressora, o que abre a possibilidade de sua aplicação clínica em doenças imunomediadas, como as autoimunes e também nas rejeições aos transplantes.

Em adultos, residem principalmente na medula óssea e no tecido adiposo (hipoderme).

Muito se tem discutido  atualmente a questão da utilização de embriões humanos em, pesquisas científicas, inclusive a conhecida clonagem, utilização esta que faz com que verdadeiras vidas sejam tratadas como simples coisas,

simples objetos que servirão para descoberta de medicamentos, testes eugênicos e similares.

Aceitar a manipulação dos embriões é negar-lhes a condição de seres humanos, o que, entretanto, contraria a própria definição bíblica de quando começa a vida humana.

Com exceção do Vaticano, que tem lutado vigorosamente contra a aceitação destas práticas, o fato é que há uma grande tendência no mundo a permitir tais ações, sob a alegação de que os embriões não são seres humanos enquanto não devidamente inseridos dentro do útero de uma mulher.

A Grã-Bretanha autorizou o uso de embriões e a própria clonagem humana para fins terapêuticos, tendo os Estados Unidos permitido uma utilização limitada.

OBS: Sobre estas tendências do mundo, assim se expressa Karol Woytila:

“… Para facilitar a difusão do aborto, foram investidas — e continuam a sê-lo — somas enormes, destinadas à criação de fármacos que tornem possível a morte do feto no ventre materno, sem necessidade de recorrer à ajuda do médico.

A própria investigação científica, neste âmbito, parece quase exclusivamente preocupada em obter produtos cada vez mais simples e eficazes contra a vida e, ao mesmo tempo, capazes de subtrair o aborto a qualquer forma de controlo e responsabilidade social…” (Evangelium vitae, nº 13).

– Com relação aos embriões resultantes da inseminação artificial, a legislação brasileira, também, é rigorosa, punindo a manipulação de embriões que leve ao aborto com dois a oito anos de reclusão e a manipulação de embriões humanos como material biológico disponível com a pena de seis a vinte anos de reclusão, a mesma pena do homicídio (art.13 da lei 8974/1995).

– Verdade é que, com relação aos embriões, lamentavelmente o Supremo Tribunal Federal, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3510, em 29 de maio de 2008, considerou ser possível a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias e, com isto, para fins de pesquisa científica,

permitiu a destruição de embriões que se encontrem congelados e que foram “sobras” de atividades de inseminação artificial, numa absurda decisão que considerou que os “embriões” são “vida” mas não “vida humana”, o que, à evidência, não faz o menor sentido. 

– Na época, os defensores destas pesquisas diziam que as células-tronco embrionárias eram a “esperança” para a cura de doenças degenerativas e com isto, se estariam “preservando vidas”.

Na verdade, passados quase dez anos desta liberação, até o momento, não houve qualquer demonstração de que as células-tronco embrionárias seriam melhores que as células-tronco adultas para o tratamento de certo tipo de enfermidades,

sendo que as pesquisas que tiveram êxito, até o momento, foram somente as que envolveram células-tronco adultas, mas, enquanto isso, as vidas humanas têm sido sistematicamente destruídas…

– A vida humana é uma dádiva de Deus, é algo sobre o que os homens não têm qualquer domínio.

As atitudes recentes que permitem o aborto e a eliminação de embriões apresentam diversas justificativas mas são, à luz da Bíblia, demonstrações da autossuficiência humana, de sua rebeldia contra Deus e de sua submissão ao pecado e ao seu desejo (Gn.4:7).

Enquanto dissemina a prática do aborto e da eliminação de embriões, o homem nada mais faz senão contribuir para o trabalho de destruição do adversário de nossas almas e a Igreja, que é o corpo de Cristo, tem de lutar decididamente contra isto, pois está aqui para fazer a obra de Jesus que é desfazer as obras do diabo ( I Jo.3:8). 

Dinâmica: Células-tronco

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre células-tronco do ponto de vista da ciência e da Bíblia.

Material:

02 óculos

Observação:

Os óculos devem ser confeccionados com cartolina, um azul e o outro amarelo.

Se preferir, vocês podem adquirir óculos de plásticos, há de cores variadas.

Procedimento:

– Falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a utilização de células-tronco, do ponto de vista da ciência e da Bíblia.

– Apresentem os óculos: um de cor azul que vai representar a visão científica sobre o assunto e um de cor amarela para representar a visão bíblica sobre o tema.

– Dividam a turma em 02 grupos.

– Falem:

O grupo 01 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da ciência. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos azul.

O grupo 02 vai ler sobre o tema sob o ponto de vista da Bíblia. Entreguem para este grupo, algumas perguntas e os óculos amarelo.

O material que vocês vão ler para pesquisar e responder é a lição da revista de vocês.

– Perguntas para o grupo 01:

O que é células-tronco?

Quais os argumentos da ciência para o desenvolvimento de células-tronco?

Perguntas para o grupo 02:

O que é células-tronco?

Os argumentos da Bíblia sobre a vida humana contrariam ou não o desenvolvimento de células-tronco? Por quê?

– Depois, os grupos devem apresentar suas respostas. O aluno que vai apresentar, deve usar os óculos de sua equipe(azul ou amarelo). Vocês, professores, devem estar atentos aos comentários dos alunos. Corrijam, se necessário, algumas informações emitidas pelos alunos.

– Falem: Acabamos de escutar, qual o posicionamento da ciência e da Bíblia sobre as células-tronco. Agora, vamos aprofundar este tema.

– Agora, apresentem outras informações.

Este subsídio foi adaptado de: 

Caramuru Afonso Francisco,  LIÇÃO Nº 4 – ÉTICA CRISTÃ E ABORTO. https://adautomatos.com.br/home/?p=9987

Célula-tronco: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco – Acesso em: 26 de maio de 2018.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=7cWkC0jS0vU

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=GORJIrUP32s

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Slides: https://pt.slideshare.net/wemersonbernardo/2015-0531-licao-09-2-trimestre-2015-juvenis-a-utilizao-de-clulastronco

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