Sem categoria

Jovens – Lição 12 – Profecias de Salvação e Esperança

1-CAPA-JOVENS-PROFESSOR-3TRI

No capítulo 40 começam as profecias que se referem ao exílio e pós-exílio.

Para acessar os SLIDES da lição click aqui

INTRODUÇÃO

No capítulo 40 começam as profecias que se referem ao exílio e pós-exílio. Isaías tem objetivos muito claros nesta segunda parte de suas profecias.

Ele anuncia ao povo que o tempo de sofrimento estaria chegando ao fim, que o castigo divino estava para terminar e bênçãos e salvação estavam a caminho.

Elas enfatizam o livramento (40-48), a redenção (49-57) e a glória (58-66) do povo de Deus, portanto dizem respeito à salvação e à esperança, servindo de contrapeso às profecias iniciais que previam catástrofes e miséria devido a desobediência do povo, e mostram que a misericórdia e o amor de Deus são infinitamente maiores que sua correção e juízo.

I – O PROFETA EVANGELISTA

A destruição estava em toda parte (Lm 2.2):

  • o templo foi profanado e todos foram humilhados (Lm 1.10; 2.15; 3.45-46),
  • a autoestima foi abalada (Lm 2.1),
  • a esperança se esvaiu completamente (Lm 5.2),
  • o povo foi levado escravo (Lm 1.3; 5.5),
  • instalou-se uma crise de identidade (Lm 1.6; 2.9; 5.6) e a
  • fome devorava todos (Lm 4.4-5).

É neste contexto futuro de destruição que o profeta constrói uma das passagens mais lindas de Isaías, primeiramente que Deus agiria trazendo e libertação ao povo, mas também trazendo a certeza de que o Messias viria como ungido divino e restauraria todas as coisas. 

Deus trabalhava a favor de Israel e da humanidade perdida, no sentido de lhes trazer salvação e redenção completas, através das boas novas do evangelho.

Teologias do método histórico-crítico argumentam que quando o profeta se refere a “mim” está se referindo a si mesmo ou ao povo de Israel, mas esta tese é desfeita quando Jesus toma o livro de Isaías na sinagoga de Nazaré (Lc 4.21)

Os cristãos no mundo todo são chamados a proclamarem o evangelho de Cristo, aos que estão no cativeiro do pecado, do desprezo e da opressão, de tal forma que todos alcancem aquilo para o qual Cristo veio (Is 61.1).

Isso porque, como afirma René Padilha, “a comunicação oral do evangelho realmente é uma tarefa que os cristãos não podem esquecer.”

Somos convocados por Deus para tal tarefa ao recebermos o seu Espírito Santo (At 1.8). Portanto, porque Cristo foi ungido pelo Espírito Santo todos nós, seus discípulos, também o somos com o objetivo de tornar conhecidas as boas novas do evangelho.

O profeta deixa claro que para fazer a obra de Deus desta forma extraordinária, é necessário que, antes de tudo, haja:

  • unção do Espírito Santo (At 1.8),
  • depois é que se segue o enviar (ide),
  • o proclamar (pregar),
  • o consolar e o ordenar (serviços). (Is 61.1).

II – AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO

O verbo hebraico ysha’, de cuja raiz vem o nome de Isaías, significa ajudar, salvar, resgatar, auxiliar quem está em dificuldades, e é justamente isso que Deus faz com Israel.

Por isso, vários textos de Isaías mostram Deus como o salvador. 

Outra palavra utilizada por Isaías, que denotam boas novas, é “Redentor”, do hebraico go’el, que é o que redime dívidas impagáveis, assumindo as penalidades do que deveria ser castigado, assim Deus se coloca no lugar do pecador (Israel e gentios) impenitente e lhe provê o perdão e o livramento do castigo.

Isaías usa ainda a palavra hebraica padah, que também significa remir ou resgatar, ou seja, é Deus pagando o preço pela libertação. Essas são as grandes boas novas que Isaías anuncia, sem nem mesmo compreendê-las plenamente, pois se cumpririam completamente apenas em Cristo (Is 54.7-8).

Quando Jesus morreu na cruz, nele se concentrou todo o mal e toda culpa humana, absorvendo tudo aquilo que é contrário à plenitude da natureza humana para a qual Deus nos criou, Cristo nos libertou da maldição da Lei, da condenação do pecado e da separação de Deus e nos permitiu estarmos unidos em comunhão com Ele, a fonte da vida.

Agora Deus não olha mais para nosso passado como parâmetro para nos aceitar e encaminhar nosso destino, mas através da lente do evangelho ele nos vê como sua delícia (“Hefzibá” conforme Is 62.4) e somos procurados por Ele (Is 62.12) para uma vida de comunhão e intimidade.

Viver o evangelho é ansiar profundamente (Sl 42; 84) pela presença e manifestação de Deus como única solução purificadora e regeneradora do ser humano.

É bem verdade que o pecado e o sofrimento nos acompanharão por toda a vida terrena, mas em Cristo, sempre de novo, e infinitamente, experimentaremos o poder libertador, curador, restaurador e transformador do evangelho.

Algumas pessoas são carregadas de vícios a serem abandonados, culpas do passado, precisam de restauração de suas ruínas emocionais de sofrimento e dor, pois o pecado e o sofrimento criam correntes de prisão da alma humana, muitos não encontram saída para tanta desolação e tristeza, os mecanismos humanos não dão conta de reconstruir o que se perdeu ou entrou em ruínas.

É nesse momento de caos, assim como com Israel, que o profeta levanta a voz (Is 61.4).

Tudo isso é possível porque o Espírito do Senhor, assim como no Messias, é sobre nós, portanto, a restauração da situação de miséria humana é um milagre divino que ecoa e age porque Cristo torna isso possível (Rm 1.16).

Portanto, os que vivem no evangelho vivem um novo estilo de vida, não mais condicionado ou aprisionado ao pecado e ao sofrimento humano, mas livre, liberto e pleno de vida porque Cristo permite que todos que o aceitam e vivem a mensagem do evangelho experimentem o seu poder transformador.

III – SALVAÇÃO E ESPERANÇA

O profeta descreve o amor de Deus como materno (Is 49.15), não tendo outra comparação que chegue mais perto deste amor, pois é a expressão de amor humano mais gratuito que existe, todavia o amor materno pode falhar, mas o de Deus nunca falha.

Assim, Deus é descrito como amigo e interessado em livrar, perdoar, libertar, curar e cuidar.

Neste sentido o profeta Isaías descreve o amor de Deus sendo:

  • consolador (40.1; 51.12),
  • o que dá ânimo ao cansado (40.29; 41.10),
  • o compassivo (49.13; 52.9),
  • o pastor (40.11; 49.12),
  • o perdoador (55.7) e um
  • Deus próximo (45.3; 49.1,16).

Desta forma o profeta desfaz uma imagem de Deus vingativo e irado, muito comum no Antigo Testamento, e mostra quem Deus realmente.

Uma figura próxima do ser materno, para expressar o amor de Deus ao povo, é usada quando o profeta o chama de pastor (Is 40.11; 56.8; 57.18; 58.11), assim o faz para mostrar que Deus cuida, guia, toma em seus braços de amor e lhes traz descanso.

A divindade cultuada na Babilônia era Marduk que aparentemente, enquanto o povo estava debaixo da escravidão, estava levando vantagem. Marduk na mitologia babilônica era o Deus que havia vencido o monstro marinho e criado o mundo, portanto, o mais poderoso.

Por este motivo a profecia salienta a grandeza do Todo-poderoso Deus de Israel, atribuindo a vitória sobre o monstro a Jeová (Is 45.5; 51.9) e salientando várias vezes que Ele é:

  • o criador de todas as coisas (Is 41.10; 43.7,15, 45.12),
  • o único Salvador (Is 44.8; 45.5,6,18,21; 46.7, 9),
  • o Redentor e o Santo de Israel (Is 41.14; 44.22; 54.5,8).

Certamente a dúvida pairava na cabeça de muitos israelitas se de fato esta divindade não seria mais poderosa que o Deus Jeová, entretanto quem tem condições de entender a história, e o profeta é um deles, prevê que ao final das contas existe um deus apenas que é verdadeiro, os demais são tão medíocres (Is 46.1; 47.8-11), por terem sido criados pelas mãos dos homens, que nem são parâmetro de comparação com o Deus de Israel.

Pouco a pouco o povo percebe que são seus próprios pecados e desobediência que os trouxeram ao cativeiro (Is 43.27-28), e que o opressor nada mais foi do que um instrumento do único Deus verdadeiro para corrigir e dar vida novamente a seu povo.

Em todo AT o Espírito Santo é mostrado como o ser divino bastante ativo e colocando tudo e todos em movimento:

  • criando (Gn 1.2; Sl 33.6),
  • organizando a caminhada do povo (Jz 3.10),
  • inspirando e ungindo reis, profetas e sacerdotes (1 Sm 19.21; Mq 3.8; Nm 3.3), e
  • dando sabedoria (Ex 35.31).

Mas em Isaías o Espírito Santo tem uma abrangência muito maior:

  • Ele repousaria sobre o Messias (11.2),
  • seria derramado (32.15),
  • faz cumprir a Palavra do Senhor (34.16),
  • está em todos os lugares (38.16),
  • é autônomo (40.13),
  • seria o protetor (59.19),
  • daria restauração e liberdade (61.1),
  • traria uma nova aliança (61.8) e
  • dá descanso (63.14).

Este mesmo Espírito agiu sobre a vida de Jesus (Mc 1.10; Lc 4.14,18) para curar, libertar, transformar, operar milagres, consolar, ressuscitar mortos e realizar as obras de Deus; e este mesmo Espírito opera na vida da Igreja para fazer obras maiores ainda (Jo 14.12) e é o Espírito Santo quem dá acesso ao Reino de Deus (Jo 3.5).

Portanto, o Espírito Santo age hoje de maneira muito mais intensa que nos tempos de Isaías, pois foi ele que previu um derramar abundante onde houvesse sequidão (Is 35.7).

 Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 17 – nº 67 – julho/agosto/setembro de 2016. 

Site texto: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/jovens/431-12-09-2016jovens – Acesso 14 de setembro de 2016.

Slide: http://pt.slideshare.net/natalinoneves1/2016-3-tri-lio-12-profecias-de-salvao-e-esperana – Acesso 14 de setembro de 2016.

Video 01:  EBD NA NET – https://www.youtube.com/watch?v=5Ni7s4gCnZA – Acesso 14 de setembro de 2016.

Video 02: Canal da Escola Dominical EBD – https://www.youtube.com/watch?v=2ZSDDrtOcTQ – Acesso 20 de setembro de 2016.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading