Juvenis – Lição 11 – A Ética cristã na mídia virtual e no uso de outras tecnologias
INTRODUÇÃO
Sabes usar os meios de comunicação à sua disposição? Sabes o que é mídia eletrônica? Conheces seus perigos?
Que tempo você tem tido para a leitura da Bíblia, da revista da EBD, e as tarefas da escola?
Que desempenho tens tido na sala de aula? Dependendo de suas respostas, você pode estar sendo vitima dos perigos da mídia virtual .
A tecnologia não é ruim por natureza, mas é necessário termos cuidado para uma bênção não se tornar maldição, pois isso pode ocorrer sutilmente sem percebermos o seu real perigo.
A Bíblia narra o caso de um profeta cujas palavras de maldição foram lançadas contra o povo de Israel, mas Deus as transformou irremediavelmente em bênção (Nm 22.1-24).
Porém, o contrário também pode ocorrer. Aquilo que seria bênção para sua vida, uma vez utilizada de maneira errada, pode levar você ao caminho de maldição.
O VERDADEIRO PAPEL DA MÍDIA
Todo crente tem por dever partir de um principio bíblico, examinar tudo e ficar com o que é bom (1Ts 5.21,22).
Não resolve dizer que a tv, tem uma programação corrompida e imoral e que outros meios sejam prejudicial ao ser humano.
A mídia tem um papel importante, que é manter a população informada. Mas a população não deve fazer apenas o papel de receptadora passiva, de tudo o que é vinculado pelo meio.
É necessário que haja em cada pessoa o exercício de uma atitude critica filtrar as informações recebidas, questionar, fazer contraponto, buscar na opinião publica, uma opinião própria.
Uma opinião particular com a qual se identifique e na qual acredite, não é o que tem acontecido, pois as pessoas aceitam o que é proposto pela mídia.
As informações por vezes chegam distorcidas, incompletas e como o publico não é critico recebem a noticia como fiel.
A mídia tem um papel importante na formação do cidadão, o titulo da matéria é extremamente importante, tanto no âmbito empresarial nos anúncios dos produtos, quanto nas noticias de interesses gerais.
No Brasil, por exemplo, só se lê o titulo, por ai se emitem juízos sem antes ver o conteúdo e a fonte geradora da informação. Já é preocupação da sociedade mundial o envolvimento da mídia cidadã.
Programas avançados são criados para qualquer tipo de uso. Computadores cada vez mais rápidos e poderosos, TVs cada vez mais modernas e com capacidade de trazer para a sala do cidadão as informações precisas de uma visão plural de mundo.
Os aparelhos de telefones acompanham a modernidade com suas varias funções câmaras, filmadoras, rádios, TVs, calculadoras etc., além do telefone.
Os jornais estão cada vez mais dinâmicos, o radio acessível a todos e em diversos objetos de usos domésticos e pessoais e em qualquer lugar do planeta.
Não há como dar conta de tantas informações que nos chagam, durante o dia é possível encontrar diversas novidades em nossa porta.
O material tecnológico de ontem já está defasado, isto falando em nível de Brasil, que é ainda um país de terceiro mundo. Fique com o conselho bíblico (1Ts 5.21).
A Internet, talvez seja o mais perigosa de todas as redes, devido ao uso secreto, quando particular.
E ai pode se acessar a pornografia a qualquer momento, a pedofilia é reinante nos sites de relacionamentos, embora os combates tenham se intensificado, ainda é grande o numero de pedófilos que usam o meio.
O uso do webcam de forma ilícita tem crescido muito entre os casais de namorados, os bate-papos eróticos e vários outros sites perigosos que viciam o usuário.
Como deve o crente agir num meio tão importante como a comunicação, que pode também ser usada para o mal?
Como estamos usando a internet, a TV, o rádio, o celular etc., o Salmo 101, principalmente o vers. 3, e o vers. 5, têm uma mensagem para aqueles que usam o celular, sites de relacionamentos para difamar seus irmãos. Antes de tudo filtre (Fp 4.1-9).
Temos observado recentemente que o uso das redes sociais tem cada vez mais aumentado, é preciso moderação ,sabedoria e discernimento para usa-lós.
A MÍDIA VIRTUAL
Quando se fala em mídia virtual a primeira coisa que vem à nossa mente é a internet, não é mesmo?!
Em primeiro lugar, por mídia entendemos os meios de comunicação que utilizam recursos eletrônicos, eletromecânicos ou digitais para levar a informação ao público. Assim temos a televisão, o rádio e a internet como exemplos de mídia.
De modo geral, a mídia tem o objetivo de transmitir algum tipo de informação; seja pela televisão, pelo rádio ou pelos sites de internet.
Logo, a mídia domina todo o conteúdo que chega até as pessoas para constituir padrões de comportamento na sociedade.
A internet constitui o que chamamos de mídia virtual ou digital.
Atualmente, esse tipo de mídia se tornou o grande fascínio da nossa geração.
Por certo você se encontra conectado de alguma maneira, não é mesmo?!
Como na mídia convencional, na virtual se publica informações segundo uma forma particular de compreender o mundo: aqui “mora” um dos perigos de qualquer mídia, bem como na mídia virtual, ou seja, a intenção de publicar conteúdos de formação de opinião.
Como tudo na vida, a mídia virtual pode ser usada para o bem ou para o mal. Ora, podemos usá-la para falar do amor de Deus, reencontrar parentes distantes ou amigos que não mais encontramos.
Entretanto, o perigo também habita esse tipo de mídia. Quantos conteúdos são veiculados neste veículo que vão contra os princípios da Palavra de Deus e tudo o quanto é sadio para vivermos bem?
Você precisa ter o cuidado com o que colocará diante dos seus olhos (SI 101.3).
Geralmente, não fazemos tudo o quanto é bom e que agrada a Deus porque optamos por fazer o mal: Esta é a situação do pecador!
Infelizmente, as mídias virtuais possuem uma variedade de lixos digitais à distância de um click.
A Bíblia nos aconselha e estimula: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correio, puro, agradável e decente” (Fp 4.8).
Ou seja, avalie se o conteúdo que você tem consumido através das mídias virtuais é bom, verdadeiro, puro e assim terá um parâmetro de comparação para saber se deve ou não continuar consumindo esse conteúdo.
Família unida permanece unida, mas diariamente conectada…
Conseguir a atenção de alguém hoje não é uma tarefa fácil, Manter uma conversa simples e direta com alguém, sem que este não olhe para a tela do celular, é quase impossível.
Pessoas, uma ao lado das outras, conversam via mensagem eletrônica, ignorando por completo a existência de outras pessoas ao seu lado. Entre a família, as conversas são concentradas no vídeo engraçado ou num material recebido por mensagem. O pai, a mãe ou o filho seguem ignorados sistematicamente.
Esse enfraquecimento nas relações familiares gera um impacto indescritível em nossa vida, e por consequência, em nossa sociedade.
Os estragos causados são inimagináveis: adolescentes depressivos, suicidas, introvertidos, sem habilidade de comunicar-se, e muitos outros males.
Cuidado para não ficar conectado demais e se esquecer da vida real! Esta é um dom de Deus para você! Experimente a beleza de valorizar o presente que Deus lhe deu: a sua família.
Obra Consultada
Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos 2º Trimestre de 2004
Lições Bíblicas de Adolescentes – 2°tri. De 2016 – CPAD
Revistas Juvenis
Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2016/09/licao-11-etica-crista-na-midia-virtual.html#ixzz5zL96zgDQ