Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 10 – A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO

INTRODUÇÃO

O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material. Nesta lição estudaremos sobre a natureza do reino de Deus, uma visão cronológica deste reino no tempo presente e futuro e sua representatividade viva e eficaz na terra.

I –  QUAL É A NATUREZA DO REINO DE DEUS ?

A natureza universal do Reino de Deus de forma mais abrangente consiste no governo soberano de Deus sobre toda a criação de forma atemporal, ou seja, eterna,

onde o Senhor cuida de todas as coisas, detêm todo o poder, é servido pelos principados e potestades celestiais e deseja com todo amor que todos os homens lhe obedeçam e o amem de corpo, alma e espírito.(Sl 103:1-22)

O Reino de Deus no tempo presente é manifestado pelas virtudes cristãs de uma pessoa que obedece e pratica os preceitos divinos, logo, o reino de Deus está dentro desta pessoa, considerando que estas virtudes são ampliadas para uma comunidade, povo, nação.(1 Co 4:20).

O Reino de Deus no tempo futuro será a consolidação pragmática da salvação e vida eterna, onde os que aceitaram o plano de salvação na base vicária da morte de Cristo viveram eternamente com o Senhor Jesus na paz e vida abundante em Cristo

A igreja universal cristã, também representa o reino de Deus, pois, dela se origina sacerdotes e discípulos de Jesus que tem a missão de proclamar a Palavra de Deus para a salvação e vida eterna da humanidade materializando este reino diante da sociedade se mostrando com valores diferenciados, idôneos e santos (Cl 1:12-23).

II – O REINO DE DEUS NO TEMPO PRESENTE 

Cristo é o nosso Salvador e Senhor, sendo a Bíblia permeada, especialmente em cada livro, da profecia do Messias que inauguraria o reino de Deus nos corações dos homens experimentada pela transformação espiritual dos que creem em Jesus, através da proclamação do reino de Deus e consolidado este reino de forma material no milênio, também conhecido como o governo de Cristo na terra por mil anos. (Ap 20:6)

A mensagem do Evangelho de Cristo traz em seu bojo que todo homem é pecador e carece da glória de Deus, sendo o salário do pecado a morte, ou seja, a total e eterna separação de Deus, porém foi pela morte de Cristo Jesus na cruz do Calvário, que temos o dom gratuito da salvação tipificada pela vida eterna. (Rm 3:23; Rm 6:23).

Cristo nos libertou da mais profunda sepultura que é o inferno (viver eternamente separado de Deus em sofrimento).

 Jesus pela graça (favor imerecido) tipificada pela sua morte na cruz nos salvou da condenação eterna, propiciando a toda a humanidade  a condição de se reconciliar com Deus e assim obter a salvação e a vida eterna (vida próspera e abundante com Deus para sempre).(Ef 2:1-10)

Esta salvação está ao alcance de qualquer ser humano bastando que este absorva em seu coração o plano de Salvação, reconhecendo ser um pecador que precisa da salvação em Cristo Jesus e a partir deste ponto se arrepender dos seus pecados e aceitar a Cristo como seu Salvador, porém,

 é preciso também reconhecer Cristo como o seu Senhor e esta última condição é alcançada mais rapidamente quando desenvolvemos em nosso coração as nove virtudes do Espírito Santo. (Gl 6:22)

III – O REINO DE DEUS NO TEMPO FUTURO

  1. DESCRIÇÃO DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

O Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo virá na segunda fase de sua volta a este planeta de forma gloriosa montado num cavalo branco tendo olhos como de chama de fogo, usando coroas reais possuindo um nome secreto que só Ele sabe, v

estido num manto tinto de sangue acompanhado dos santos, (a igreja), montados em cavalos brancos com vestiduras brancas e puras de linho finíssimo. Jesus Cristo em seu manto e na sua coxa terá uma inscrição, a saber:

 “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”, e da sua boca sai uma espada afiada para ferir as nações. (Ap 19:11-16).

  1. TEMPO E LOCAL DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

Esta volta gloriosa de Cristo se dará logo após a grande tribulação tendo como local no Monte das Oliveiras e será precedida de sinais no céu onde o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento com um abalo sem precedentes dos poderes dos céus.

Todo olho humano o verá vindo sobre as nuvens do céu com poder , majestade e glória com o ressoar de sons ensurdecedores de trombetas (Mt 24:29-31).

3 – OS PROPÓSITOS DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

i – Derrotar o Anticristo e seus exércitos reunidos para atacar Israel no Armagedom, lançando o falso profeta e o Anticristo vivos no lago de fogo e enxofre (Geena);(Ap 19:17-21)

ii – Destruir o império satânico implantado pela tríade diabólica (Satanás, Anticristo, falso profeta) destruindo a Babilônia reconstruída pelo Anticristo e prendendo Satanás por mil anos no tártaro, o local mais profundo do Hades ou Sheol (inferno);(Ap 18: 9-10; 21-24;Ap 20:1-3)

iii. Julgar os anjos rebeldes que acompanharam Satanás em sua rebelião; (1 Co 6:1-3).

iv – Ressuscitar os santos e mártires da grande tribulação;(Ap 20:4-6)

v – Promover a reconciliação de Israel com o verdadeiro Messias, bem como a sua restauração.(Mq 7:8-20)

vi – Realizar o julgamento das nações, (os gentios) separando os “bodes das ovelhas”, punindo severamente os ímpios, impedindo-os de entrar no reino milenial indo para o castigo eterno e abençoando os santos com a bênção da vida eterna e a livre entrada no reino milenial de Cristo.(Mt 25:31-46)

vii – Implantar o reino milenial de Cristo na terra depois de 75 dias da sua volta gloriosa com a sua igreja.(Dn 12:11-12)

A volta gloriosa de Cristo com a sua igreja marcará a preparação para o reino teocrático de Cristo aqui na terra por mil anos numa atmosfera do pleno conhecimento de Deus e da verdadeira paz entre os homens. 

IV – A IGREJA, UMA EXPRESSÃO ATUAL DO REINO DE DEUS!

A igreja de Jesus Cristo é composta por todos os cristãos salvos que um dia habitará para sempre no céu com o Senhor Jesus.

Nesta lição estudaremos sobre as principais ameaças internas e externas a igreja, a missão da igreja na terra em relação ao meu chamado para colaborar com a minha instituição e por fim a consolidação da salvação da igreja do Senhor Jesus representada pelo arrebatamento.  

Individualmente fazemos parte de uma coletividade que forma a instituição chamada igreja que primordialmente deve ser preservada acima de quaisquer outros interesses.

Logo, a minha relação com a igreja deve ser focada exclusivamente em servir ao cabeça desta igreja que é o Senhor Jesus independente de qualquer ameaça interna ou externa que tente quebrar esta minha comunhão com o Senhor.(Cl1:12-20)  

  1. PROCLAMANDO O REINO DE DEUS ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DA IGREJA

Deus concede dons aos homens com o intuito de utilizarem estes talentos para o bem estar da sociedade e na igreja, especificamente para aperfeiçoar os santos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.

Cada membro da igreja institucional possui dons que podem ser utilizados para a consecução das atividades da igreja em seu campo evangelístico, social e de ensino, a saber:

A igreja do Senhor Jesus Cristo representa o Reino de Deus ativo e eficaz na terra, buscando sempre a salvação de todos os homens, através da proclamação da Palavra.  

V – CONCLUSÃO

O Reino de Deus apesar de ter uma conotação espiritual, também se reveste de uma conotação real e pragmática manifestada pela obediência incondicional a Palavra de Deus, e deste modo, termos a suficiência necessária para vivermos felizes sob todos os aspectos, principalmente a alegria de sermos salvos em Cristo Jesus.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Video 01: https://youtu.be/ESIXUTOlahI

Video 02: https://youtu.be/H-qDSknwPsE

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading