Sem categoria

Juvenis – Lição 6 – A explosão do Movimento Pentecostal

Querido (a) professor (a), nesta próxima aula teremos o privilégio de estudar um pouco mais sobre as nossas raízes pentecostais.

Que esta lição seja mais uma ferramenta de despertamento para seus alunos, a fim de aguçar no coração deles a sede espiritual e busca fervorosa pelo revestimento de poder do Espírito Santo.

Reforce que tais milagres e frutos extraordinários do avivamento da Rua Azusa podem ser experimentados nos dias de hoje, pois o Senhor é o mesmo e deseja revelar-se àqueles que o buscam de todo o coração (Jr 29.12).

William J. Seymour foi evangelista no Mississipi e pastoreou uma congregação da Santidade em Houston, Texas, antes de chegar a Los Angeles, em princípios de 1906, para dirigir uma congregação afro-americana liderada por Julia W. Hutchins.

Durante o tempo que esteve no Mississipi, foi influenciado por pessoas que haviam estado sob o ministério de Charles Parham, ministro branco em Topeka, Kansas, conhecido como o fundador do Pentecostalismo.

Parham fundou uma escola bíblica onde ele e seus aulnos, começando por Agnes M. Ozman, foram batizados com o Espírito e falaram em outras línguas.

Por aceitar o batismo com o Espírito com a evidência de falar em outras línguas e por ensinar a doutrina pentecostal, Seymour provocou a ira de alguns membros da congregação. Expulso da igreja numa noite de abril.

Foi muito bem recebido na casa do Sr. E Sr.a Edward Lee, onde começou a fazer reuniões. Em 9 de abril de 1906, Seymour orou pela cura de Edward Lee.

Além de curado, Lee também falou em outras línguas e passou a testemunhar aos outros a experiência. Mais tarde, naquele mesmo dia, outras sete pessoas foram batizadas com o Espírito e igualmente falaram em outras línguas. Em 12 de abril de 1906, o próprio Seymour experimentou o batismo que pregava.

As reuniões inter-raciais na casa dos Lee cresceram a tal ponto que eles tiveram de mudar-se para uma estrebaria de dois andares que, em seus primeiros dias havia sido um templo.

Em fins de abril, o edifício, que podia acomodar cerca de 750 pessoas, estava pronto para as reuniões. Em questão de dias, o mover do Espírito atraiu pessoas do mundo inteiro.

Em 18 de abril de 1906 o Daily Times, jornal de Los Angeles, publicou uma reportagem de primeira página sobre o avivamento.

Durante quase mil dias, dezenas de milhares de pessoas de todas as partes do globo visitaram a Rua Azusa e foram tocadas pelo derramamento abrasador do Espírito Santo.

Esse avivamento é considerado por muitos como a tocha que acendeu a fogueira mundial do Pentecostes no século XX.

A teologia pentecostal teve as suas origens no fundamentalismo do século XIX com líderes tão importantes como Charles Finney, R. A. Torrey, A. J. Gordon e muitos outros que apregoavam a capacitação de poder pelo Espírito, a cura divina e a volta iminente de Cristo. Esses fluxos de santidade levaram a uma “ênfase quadrangular”:

• Cristo, o que salva;
• Cristo, o que batiza com o Espírito Santo;
• Cristo, o que cura;
• Cristo, o Rei que vem.

Esses temas bíblicos foram desenvolvidos no boletim Fé Apostólica, publicado por W. J. Seymour. Esses extraordinários periódicos cobriram os dois primeiros anos do avivamento, de setembro de 1906 a maio de 1908. (O Avivamento da Rua Azusa Devocional. O início da obra Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 1-3)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Paula Renata Santos

DINÂMICA

Professoras e professores, observem estas orientações:
 
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
 
– Cumprimentem os alunos.
 
– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
 
– Perguntem como passaram a semana.
 
– Escutem atentamente o que eles falam.
 
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
 
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
 
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
 
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
 
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
 
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
 
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
 
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
 
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
 
– Apresentem o título da lição: A explosão do Movimento Pentecostal.
 
– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
 
Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
 
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
 
– Para concluir, apliquem a dinâmica “Rua Azusa”.
 

Tenham uma excelente e produtiva aula!Dinâmica: Rua Azusa

Objetivo: Refletir sobre a necessidade de avivamento atual.

Material:

01 folha de papel ofício para cada aluno.

01 caneta para cada aluno

01 cartaz com o endereço: Rua Azusa – 312 Los Angeles, Califórnia.
 
01 cartaz com o endereço da igreja que os alunos se congregam
 
O2 quadros ou outro de tipo de suporte para os cartazes
 
Procedimento:
 
– Organizem os alunos em duas filas, uma de frente para outra.
 
– Distribuam 01 folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
 
– Peçam para que escrevam nesta folha o endereço da casa deles.
 
– Coloquem na ponta direita entre uma fila e outra um quadro com o seguinte endereço:
Rua Azusa – 312 Los Angeles, Califórnia.
 
– Coloquem na ponta esquerda entre uma fila e outra um quadro com o endereço da igreja que vocês se congregam.
 
– Perguntem: O que estamos vendo aqui?
 
Aguardem as respostas. Certamente, vão falar de uma “rua” com vários endereços.
 
– Falem: Esta “rua” tem um endereço muito importante referente ao avivamento que ocorreu nos Estados Unidos.
 
Perguntem: Como está o avivamento nos demais endereços?
 
Aguardem as respostas.
 
– Para finalizar, perguntem: O que nos falta para que o avivamento realmente aconteça no seu endereço?
Aguardem as respostas.  
 
Atitude de aprendiz Por Sulamita Macedo.
 
Fonte da dinâmica/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/269-licao-6-a-explosao-do-movimento-pentecostal.html

Vídeo: https://youtu.be/8YL88oHhoZw

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading