Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 1 – A IGREJA É UM PROJETO DE DEUS

INTRODUÇÃO

A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a glória do Senhor nos céus.

Nesta lição definiremos os termos igreja, igreja institucional e igreja universal, identificaremos a organização de uma igreja local, e ao finalizarmos o nosso estudo, conheceremos o histórico da igreja primitiva fundada por Cristo.

 

1. DEFINIÇÃO DE IGREJA

Oriunda da palavra grega “Ekklésia”, cujo significado é, “chamado para fora”, podemos conceituar a igreja cristã, como sendo a assembleia de pessoas que reconhece Jesus Cristo como sendo o Messias (o Filho de Deus que veio a este mundo na forma humana para perdoar os pecados de toda a humanidade e salvá-la da condenação eterna),

se reunindo periodicamente para adorar o Salvador e Senhor Jesus Cristo e também proclamar para a humanidade pecadora a salvação somente nEle.

2. CONCEITO DE IGREJA INSTITUCIONAL E UNIVERSAL

2.1. IGREJA INSTITUCIONAL

É a igreja visível que se reúne em um determinado espaço físico segundo uma liturgia pré-estabelecida se caracterizando como uma igreja local com um nome que a identifica, ou seja, é a igreja dita com “placa denominacional”, como por exemplo: Igreja Batista, Igreja Presbiteriana, Igreja Assembleia de Deus, etc.

2.2. IGREJA UNIVERSAL

 

É a igreja invisível e universal do Senhor Jesus composta pelos verdadeiros cristãos salvos que se congregam nas diversas igrejas institucionais e formam o corpo de Cristo independente de placa denominacional, sendo esta a igreja que será arrebatada por ocasião da segunda vinda de Jesus.

3. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA LOCAL

A igreja institucional necessita de uma mínima organização funcional para realizar todas as suas atividades que conjuntamente imbricadas culminam com a estrutura organizacional para a plena realização da grande comissão dada pelo Senhor Jesus do ide e pregai o Evangelho de Cristo em todo o mundo.

Logo, a igreja como organismo institucional necessita de líderes aptos a realizar o comando administrativo destas atividades em três vertentes básicas, a saber:

3.1. A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

É a estrutura administrativa da instituição composta de pessoas capazes de administrar com eficiência e eficácia os recursos materiais e realizar a gestão de pessoas de modo a promover o crescimento da instituição nos aspectos quantitativo e qualitativo.

3.2. A ORGANIZAÇÃO MINISTERIAL

É a estrutura eclesiástica da instituição composta de pessoas chamadas, vocacionadas e capacitadas por Deus, e que sob o presidir do Espírito Santo exercem o ministério para os quais foram arregimentados.(Ef 4:11)

3.3. A ORGANIZAÇÃO ESPIRITUAL

É a estrutura litúrgica da instituição tipificada pela sequência lógica da oração, louvor, adoração, leitura da Palavra de Deus e sua interpretação, cujo objetivo principal é a de promover a permanente comunhão de Deus com os homens no âmbito de um culto racional.(Jo 4:23-24; Rm 12:1-2).

 

4. A IGREJA DO SENHOR JESUS

A igreja do Senhor Jesus é um projeto de exclusividade divina, pois, foi planejada, concebida, realizada e sustentada por Deus antes mesmo da fundação do mundo, porém, a sua ação efetiva na terra sob o comando de homens escolhidos pelo Senhor, presididos pelo Espírito Santo, se iniciou a partir da ascensão de Jesus aos céus e sequencialmente no dia de Pentecostes, ocasião em que os discípulos foram revestidos de poder pelo Espírito Santo.

4.1. O HISTÓRICO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

i. Jesus Cristo, inicia o seu ministério a partir do seu batismo nas águas no rio Jordão, realizada por João Batista, passando pela tentação no deserto e no chamado gradual de seus discípulos para realizar a sua missão de salvação da humanidade suportada em três pilares, aos quais podemos mencionar: o ensino nas sinagogas, a pregação do Evangelho do Reino de Deus e a cura de doenças e enfermidades entre o povo. (Mt 4:23-25).

ii. Foi na cidade de Nazaré, em um sábado, numa sinagoga, que Jesus anuncia a sua missão de salvação da humanidade sob a unção do Espírito Santo para evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos cativos, restaurar a vista dos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e apregoar o ano aceitável do Senhor. (Lc 4:16-22).

iii. Na escolha dos doze apóstolos se principia a formatação da igreja primitiva, onde Jesus convoca 12 homens, outorga a sua autoridade a eles para expulsar demônios, curar toda sorte de doenças e enfermidades, pregar sobre o reino dos céus, ensinar sobre a salvação em cada cidade, em cada casa sem querer receber nada em troca, nem dinheiro, nem bens, nenhum benefício a não ser o seu próprio alimento. (Mt 10:1-15).

iv. Semelhantemente a convocação dos 12, o Senhor Jesus, convoca 70 discípulos, divididos de dois em dois, a irem a cada cidade e lugar, para curar os enfermos, anunciar o reino de Deus, ensinar sobre a salvação, sem querer receber nada de bens materiais a não ser o seu próprio alimento, advertindo-lhes que o trabalho era muito grande para poucos obreiros e que encontrariam muitos obstáculos e resistência à anunciação das Boas Novas. (Lc 10:1-12).

v. Jesus cumpre integralmente a sua missão, dar a sua vida na cruz do Calvário para salvar a humanidade de seus pecados, ressuscita ao terceiro dia e ascende ao céu instruindo aos discípulos que fossem para Jerusalém, pois, receberiam poder do Espírito Santo para serem testemunhas do Evangelho de Cristo em todo o mundo de geração a geração. (At 1:6-14).

vi. No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo, conforme profetizara o Senhor Jesus, e receberam poder e pregaram o Evangelho de Cristo a todos os seus patrícios e estrangeiros que ali estavam e por conta desta manifestação, em uma só dia, 3 mil pessoas aceitaram a Palavra e foram batizados, marcando assim este evento, o começo da igreja do Senhor Jesus como organismo espiritual e institucional. (At 2:1-13; At 2:37-41)

vii. Mas, foi na cidade de Antioquia que os discípulos e seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos, apesar da igreja já existir como organismo eclesiástico em Jerusalém, porém, a consolidação da igreja como instituição se deu em Antioquia.(At 11:19-26).

viii. Foi numa conversa com seus discípulos que Jesus revelou que sua igreja jamais seria destruída, jamais as portas do inferno podem prevalecer contra o poder e autoexistência da igreja. (Mt 16:13-20)

ix. Jesus Cristo ordena a igreja a “Grande Comissão” que se traduz na ação de pregar e ensinar o Evangelho de Cristo em todo o Mundo. Esta é a missão da igreja do Senhor Jesus, pregar a Palavra de Deus de forma permanente em qualquer época e em todo lugar da face da terra. (Mt 28:18-20).

5. CONCLUSÃO

Jesus Cristo é o fundamento base da igreja cristã, sendo Ele o seu único e absoluto fundador. Jesus Cristo declara em sua Sagrada Palavra que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja. Isto é fato permanente e imutável, o mundo pode “girar” e “girar”, desenvolver novas filosofias e ideologias, porém estas ideias jamais suplantarão os valores absolutos de nosso Deus. Aleluia!.

Shalom Adonai!

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/12/revista-12_notas-de-aula_juvenis_licao-1_a-igreja-e-um-projeto-de-deus.pdf

Vídeo: https://youtu.be/YfayeEs5PIs

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading