Sem categoria

Jovens – Lição 11- Seja firme

O apóstolo Paulo continuando a instrução doutrinária ao jovem Timóteo fala sobre a oração e a fé, chamada e vocação, firmeza nas adversidades e a missão evangelística cristã como fundamentos indispensáveis ao exercício do cristianismo.

Nesta lição identificaremos a oração e a fé como base da nossa vida espiritual¹, conheceremos a essência da chamada e vocação para obra de Deus², veremos que devemos ser firmes em qualquer circunstância da vida³, e finalizando o nosso estudo identificaremos que a nossa missão é pregar e ensinar o evangelho de Cristo4.

1. A ORAÇÃO E A FÉ COMO BASE DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL

O Apóstolo Paulo inicia a segunda carta a Timóteo se apresentando como um apóstolo escolhido pela vontade de Jesus Cristo, ratificando Cristo como centro da plenitude de vida abundante e ao mesmo tempo, nesta apresentação, considera o jovem Timóteo como um filho muito amado, demonstrando uma grande afeição para com o seu colaborador no ministério, desejando-lhe graça (o favor de Deus), misericórdia (perdão dos pecados) e paz (a paz com Deus e prosperidade). (2 Tm 1:1- 2)

Na sequência redacional da carta, o apóstolo Paulo, manifesta uma ação de graças (gratidão no coração a Deus), através de intensas e perseverantes orações, pelo seu chamado pessoal para servir a Deus, bem como, pelas vidas dos destinatários da carta,

especialmente pela vida e ministério de Timóteo, ao qual, possivelmente em seu último encontro com Paulo derramou lágrimas fruto da sua afeição, consideração, respeito e carinho para com o seu pastor, tendo Paulo na sequencia enaltecido a fé de Timóteo como fruto de sua herança familiar segundo os ensinamentos e comportamentos advindos de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice. (2 Tm 1:3-5)

Neste contexto, o apóstolo Paulo evidencia a oração permanente e a fé racional como instrumentos base não só para o exercício do ministério do jovem Timóteo, bem como, para a sua vida pessoal.

2. A CHAMADA E VOCAÇÃO PARA OBRA DE DEUS

Na sequência da carta escrita ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo, exorta-o a trabalhar com mais zelo, afinco, dedicação e firmeza na obra, pois, recebera pela imposição das mãos de Paulo o dom de Deus para pregar e proclamar a salvação em Cristo Jesus, sem medo e vergonha, porém,

com amor e moderação, tendo como exemplo, seguir o próprio apóstolo Paulo que estava encarcerado, sofrendo muitas privações, mas que tinha a convicção do seu chamado para ser pregador, apóstolo e mestre do Evangelho de Cristo, bem como, a plena convicção do poder de quem ele tem crido. (2 Tm 1:6-14).

A chamada considerada como o convite do Senhor para a realização da obra de Deus e a vocação como a resposta deste chamado aqui é mencionada pelo apóstolo Paulo, considerando que o poder de realização dos sinais e maravilhas no meio do povo de Deus não vem daquele que é chamado e vocacionado, e sim de Deus.

3. SER FIRMES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA DA VIDA

O apóstolo Paulo no final do cap. 1 da segunda epístola a Timóteo fala novamente das aflições de sua prisão e exorta a Timóteo sobre casos de infidelidade e fidelidade de seus colaboradores (2 Tm 1:15-18).

4. A MISSÃO DE PREGAR E ENSINAR O EVANGELHO DE CRISTO

Na sequência da segunda carta já em seu cap. 2, o apóstolo Paulo , estimula Timóteo a combater na fé e participar dos sofrimentos por Cristo sempre tendo como alvo a sua missão de pregar o Evangelho de Cristo para a salvação dos homens com toda a intrepidez, perseverança e fidelidade. (2 Tm 2:1-13)

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que a oração e a fé são importantes para o desenvolvimento de nossa vida cristã permeadas no exercício de nossa chamada e vocação para anunciar e ensinar o Evangelho de Cristo para a salvação da humanidade, sendo firmes nestes propósitos em qualquer circunstância.

Shalom Adonai!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
QUEIROZ, Silas. Sejam Firmes: Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais. Jovens / 3º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading