Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 4 – A FÉ CRISTÃ E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO

A Fé cristã exalta Deus como o Criador do universo e de todas as coisas, como Redentor da humanidade que em sua imanência sustenta tudo e a todos.

Nesta lição conceituaremos os termos “ciência” e “cristianismo”¹, identificaremos a interface da sabedoria humana com a sabedoria divina², e finalizando o nosso estudo veremos as principais fontes de sabedoria e suas respectivas características³.

1. O CRISTIANISMO E A CIÊNCIA

1.1. CONCEITO DA CIÊNCIA

A ciência é o ramo da sabedoria humana que utilizando-se do método científico busca sistematicamente conhecer os fenômenos, leis e princípios do mundo natural e do mundo espiritual com base nos parâmetros das experiências, observações de fatos, raciocínios lógicos e resultados analíticos comprovados e por isso, é importante que o ser humano busque o conhecimento da ciência pelo exercício da inteligência que Deus lhe concedeu.

1.2. CONCEITO DO CRISTIANISMO

É a representação de uma fé universal em que o “Logos”, o próprio Deus criador, assumiu uma encarnação, ou seja, se fez homem com uma natureza divina e humana para cumprir uma missão de salvação de toda a humanidade ao morrer na cruz do Calvário e ressuscitar ao terceiro dia reconciliando o ser humano pecador com o próprio Deus.

2. A INTERFACE DA SABEDORIA HUMANA COM A SABEDORIA DIVINA

A sabedoria é em si a aplicação prática do conhecimento diante de uma circunstância compreendida de forma perfeita e real, onde a ação do conhecimento empreendido de modo prudente e inteligente manifesta a resolução das coisas sabiamente.

Como criador de todo universo e de tudo o que nele há, Jesus estabeleceu leis, fenômenos e princípios naturais e espirituais que a ciência busca desvendar, isto é, descobrir, estando então, a sabedoria da ciência humana na incessante busca dos efeitos criativos da sabedoria divina, considerando ainda que a ciência não conseguiu descobrir todos as leis que regem o universo. A ciência humana em sua limitação natural só descobre o que Deus fez. (Ec 11:3-5).

3. PRINCIPAIS FONTES DA SABEDORIA

3.1. SABEDORIA DIVINA

É um dom de Deus dado ao homem para a perfeita e real compreensão das coisas e ocorrências no mundo natural, e sobretudo, no mundo espiritual de forma que seja aplicado corretamente o conhecimento visando o equilíbrio resolutivo de qualquer questão nestes espectros dimensionais. (1 Co 12:3-11).

A sabedoria divina que vem do pai das luzes lá do alto, nos provê dos recursos, das maneiras de agir, para de fato, viver efetivamente no centro da vontade de Deus, tanto na dimensão natural como também na espiritual.(Pv 5:1-2).

3.1.1. CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA DIVINA

3.2. SABEDORIA HUMANA

É um dom de Deus dado ao homem para a compreensão das coisas e ocorrências no mundo natural, fruto de sua inteligência aliada a capacidade de observação, descobertas, experimentos e vivências, se apoiando quase sempre na razão e subjetividade humana e por isso é falível, e por vezes fora da vontade de Deus. (1 Co 2:4-8). 

3.2.1. CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA HUMANA

A sabedoria humana a priori deve ser utilizada para o bem, porém, a mesma não tem capacidade de preencher em toda a sua plenitude o coração do homem, pois, guarda características de temporalidade (Ec 3:11).

3.3. “SABEDORIA MALIGNA” – FALSA SABEDORIA

É a falsa sabedoria induzida e engendrada nos porões do inferno, também muitas vezes engenhosa, cujo agente hospedeiro é o homem dominado pelo pecado, que ao aplicar esta falsa sabedoria, visa matar, roubar e destruir vidas. (Tg 3:14-16).

3.3.1. CARACTERÍSTICAS DA “SABEDORIA MALIGNA”

No Antigo Testamento quando Deus realizava sinais, prodígios e maravilhas numa Tiago, em sua carta, chama esta falsa sabedoria de terrena, animalesca e maligna apontando as seguintes características para ela:

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos os conceitos de ciência no sentido de conhecimento científico (o saber sistematizado dos fenômenos naturais e espirituais) e do cristianismo, consolidado por uma fé cristã com doutrinas da criação, da salvação e do conhecimento pleno.

Identificamos a interface da sabedoria humana (ciência) com a sabedoria divina (Cristo), onde a sabedoria humana só descobre ainda de forma limitada o que a sabedoria divina (Deus) fez no universo das coisas criadas e seus respectivos fenômenos físicos, químicos, biológicos e etc. Por fim identificamos o conceito de sabedoria, os seus três tipos de sabedoria (humana, divina e maligna) com suas respectivas características.

Shalom Adonai!

PROF. LUCAS NETO

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9883-licao-4-a-fe-crista-e-o-conhecimento-cientifico-iii

Vídeo: https://youtu.be/Bz9CSPx19fE


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading