JUVENIS – LIÇÃO 7 – QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?
INTRODUÇÃO
A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características de pessoalidade.
Nesta lição estudaremos sobre quem é o Espírito Santo, sua natureza divina e pessoal, bem como, as obras que Ele realiza no meio da sociedade humana de geração a geração.
- QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?
1.1. O ESPÍRITO SANTO É DEUS
A Bíblia Sagrada atribui nomes próprios ao Espírito Santo que não nos deixa dúvidas de que Ele possui uma natureza divina, portanto, o Espírito Santo é Deus.
Dentre as diversas passagens bíblicas, podemos mencionar:
(At 5:3-4), Ele é Deus;
(2 Co 3:18) Ele é Senhor;
(1 Co 3:16) Ele é o Espírito de Deus; e
(Hb 9:14) Ele é o Espírito eterno.
O termo “ruach” utilizado no Antigo Testamento por 400 vezes, bem como, o termo “pneuma” utilizado em o Novo Testamento por 370 vezes pode significar em sua essência como “sopro”, “vento” ou respiração, tipificando a sua natureza não corpórea ou material e sim imaterial, ou seja, Espírito de Deus. (Sl 18:15; Gn 8:1; 2Ts 2:8; Jo 3:8)
Observa-se que em o Novo Testamento se utiliza também o termo “Parakleto” para identificar o Espírito Santo, sendo neste caso tipificada a sua natureza de ação para a humanidade como um consolador igual a Cristo. (Jo 14:16-17)
1.2. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
A Bíblia Sagrada apresenta o Espírito Santo com uma personalidade que apresenta características próprias de um ser pessoal, não sendo, portanto, como muitos pensam, uma força, uma influência cósmica ou um sentimento religioso.
O Espírito Santo é uma pessoa que manifesta atos pessoais, sendo Ele não tangível e nem visível, mas sentido a sua glória e plenamente ativo na alma humana e na vida daquele que crer. (1 Co 3:16-17; 1 Co 6:19-20).
Considere-se que a pessoalidade do Espírito Santo é diferente da nossa pessoalidade humana, isto que dizer que as características pessoais do Espírito Santo, como por exemplo, a vontade dEle, embora seja análoga, é bem diferente da nossa por não ser contaminada pelo pecado.
Deus nos criou a sua imagem e semelhança e por esta causa somos parecidos com o Espírito Santo, ainda que não tenhamos a plena e totalidade compreensão de sua pessoalidade, sabemos que Ele existe e possuímos, ainda que no modo imperfeito os mesmos atributos morais dEle.
Algumas virtudes inerentes a um ser pessoal são exaradas na Santa Bíblia para caracterizar o Espírito Santo como uma pessoa, bem como, suas ações permeadas nas Escrituras Sagradas tipificam esta sua personalidade, a saber:
I- O Espírito Santo possui inteligência manifestada na sua capacidade de raciocinar através de sua mente e possui também uma vontade própria, ou seja, desejo de realizar seus planos. (Rm 8:27;At 15:28-29)
II- O Espírito Santo é um ser divino que revela, isto é, perscruta as profundezas de Deus. (1 Co 2:10)
III- O Espírito Santo fala a verdade aos homens. (Jo 15:26)
1.3. SÍMBOLOS DESIGNADOS PARA O ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA
A Santa Bíblia designa simbolicamente várias matérias da criação do mundo natural para caracterizar a obra do Espírito Santo, a saber:
I- Uma pomba que é uma ave que simboliza a pureza e a paz, onde analogamente, o Espírito Santo promove a santidade e a paz na sociedade humana. (Mt 3:16)
II- Um fogo que queima, arde e aquece os corações dos homens pelo que é divino. (At 2:3)
III- A água que lava os pecados dos homens e vivifica-os, ou seja, dá vida. (Jo 7:38-39)
IV- O óleo utilizado como combustível para a formação do fogo com o objetivo de iluminar, caracteriza o Espírito Santo como aquele que ilumina a mente do homem, se utilizado para ungir, caracteriza o Espírito Santo como aquele que sara as enfermidades e dá sabedoria divina aos homens. (At 10:38)
V- O selo como elemento de penhor e de garantia, sem falhas, de que as promessas de Deus são cumpridas para aqueles que são exclusivamente dEle e escolhidos por Ele. (2 Co 1:22)
VI- A vestimenta que caracteriza a cobertura da santidade do Espírito Santo sobre os homens. (Lc 24:49)
1.4. PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
Podemos mencionar os seguintes pecados contra o Espírito Santo, a saber:
A blasfêmia (Mt 12:31);
a resistência (At 7:51);
o insulto (Hb 10:29);
a mentira (At 5:3);
o desprezo (1 Ts 5:19)
- O ESPÍRITO SANTO À LUZ DA BÍBLIA
A divindade do Espírito Santo é comprovada na Bíblia Sagrada pelos seus atributos naturais (onisciência, onipotência, onipresença) como também pelos nomes que lhe são atribuídos que refletem a sua essência e natureza divina.
Dentre eles podemos mencionar:
Deus (At 5:3-4);
Senhor (2 Co 3:17-18);
Espírito (1 Co 2:9-10);
Espírito de Deus (1 Co 3:16);
Espírito da Verdade (Jo 15:26);
Espírito Eterno (Hb 9:13-14);
Espírito da Graça (Hb 10:29);
Espírito da Glória (1 Pd 4:12-14);
Espírito de Vida (Rm 8:1-2);
Espírito da Promessa (Ef 1:12-13);
Consolador (Jo 14:26);
Espírito Santo (1 Co 6:19) e
Espírito de Adoção (Rm 8:15).
- OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO
3.1. ATRIBUTOS NATURAIS DO ESPÍRITO SANTO
O Entendimento da essência da natureza do Espírito Santo é nos revelada na Bíblia Sagrada pela manifestação dos seus atributos naturais, a saber:
Além destes magníficos e exclusivos atributos somente atribuídos a um verdadeiro Deus, o Espírito Santo é Eterno (não teve começo e nem terá fim), portanto Ele é divino, o Espírito Santo é Deus. (Hb 9:11-14). O apóstolo Pedro confirma a essência da divindade do Espírito Santo afirmando que Ele é Deus.(At 5:1-6)
3.2. ATRIBUTOS MORAIS DO ESPÍRITO SANTO
A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades morais inerentes ao Espírito Santo, onde pessoas que possuem estes atributos são pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito. (Gl 5:22-23)
- O ESPÍRITO SANTO É A TERCEIRA PESSOA NA SANTÍSSIMA TRINDADE
O Espírito Santo aparece de forma proeminente na Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) por ser o centro de atuação de forma mais enfática desde o Pentecostes (derramamento do Espírito Santo sobre os 120 discípulos no cenáculo no início da igreja primitiva) até aos dias atuais. (At 2:1-4)
O Espírito Santo está associado ao Pai e ao Filho em um mesmo nível de igualdade de poder e majestade, não havendo entre eles hierarquia definida exemplificada biblicamente na grande comissão (Mt 28:19); na bênção paulina (2 Co 13:13); na saudação do apóstolo Pedro (1 Pd 1:1-2) e na condição de que o Pai, Filho e Espírito Santo são um (1 Jo 5:7-8)
- A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
5.1. A PESSOALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo não se trata de uma força, ou de uma influência, trata-se de uma pessoa que possui intelecto, emoção, autoconsciência e autodeterminação, a saber:
5.1.1. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
O Espírito Santo possui características próprias de uma pessoa, pois, Ele é inteligente (1 Co 2:10-11); manifesta sua vontade (1 Co 12:11); expressa tristeza (Ef 4:30; Is 63:10) dentre outras características que ratificam sua pessoalidade.
5.1.2. ATITUDES PESSOAIS
O Espírito Santo realiza atos inerentes a uma pessoa, pois, Ele perscruta (1 Co 2:10); fala (Ap 2:7; Gl 4:6; Jo 15:26); intercede (Rm 8:26); ensina (Jo 14:26); guia (Jo 16:12-14); chama e comissiona ministros (At 13:2; 20:28) e ele consola (At 9:31) dentre outras características que ratificam sua pessoalidade.
- A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo possui um papel vital na relação do homem com Deus, pois é através da obra do Espírito Santo que o homem em sua vida cristã piedosa, sente e vive na presença de Deus. Logo, qualquer ato relacional com Deus perpassa pela ação do Espírito Santo.
6.1. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO
A Bíblia Sagrada aponta o sublime momento da criação do homem e de todas as coisas criadas com a inconteste presença do Espírito Santo. (Jó 33:4)
6.2. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM JESUS CRISTO
I- Jesus foi concebido no ventre de Maria pela ação do Espírito Santo (Lc 1:26-35)
II- Jesus para realizar a sua missão foi ungido pelo Espírito Santo. (At 10:36-38)
III- Jesus foi orientado em seu ministério pelo Espírito Santo. (Mt 4:1)
IV- Jesus estava sempre cheio do Espírito Santo. (Lc 4:1)
V- Jesus pregava, ensinava e curava no poder do Espírito Santo. (Lc 4:14-15; At 1:1-2)
VI- Jesus ressuscitou no poder do Espírito Santo. (Rm 8:11)
6.3. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA SAGRADA
O Espírito Santo é o autor e o interprete da Santa Bíblia.(2 Pd 1:19-21; 1 Co 2:9-10)
6.4. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NOS HOMENS
O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-13).
6.5. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NOS HOMENS SALVOS EM JESUS CRISTO
O Espírito Santo quanto aos homens salvos em Jesus realiza as seguintes obras de forma permanente:
6.5.1. QUANTO AO ESPIRITUAL
Regenera a alma do homem (Jo 3:3-6);
batiza-o com o Espírito Santo (Jo 1:32-34);
habita no coração do crente (1 Co 3:16);
sela o seu servo (Ef 1:13-14); testifica o homem (Rm 8:14-16);
Enche o coração do crente (Ef 5:18-20); e
intercede pelo homem (Rm 8:26)
6.5.2. QUANTO AO MUNDO NATURAL
Fortalece o homem (Ef 3:16);
liberta-o (Rm 8:2);
guia-o (Rm 8:14);
ilumina-o (1Co 2:12-14);
o instrui (Jo 16:13-14);
capacita o crente (At 1:8);
consola aos homens (At 9:31);
comissiona os homens ao ministério (At 13:2) e
produz no homem o fruto do Espírito (Gl 5:22-23).
- CONCLUSÃO
Ao entendermos o papel fundamental do Espírito Santo na vida cristã tendo uma relação de intimidade com Ele, manifestada em grandes e inefáveis experiências, é que podemos valorosamente sentir a presença de Deus e experimentá-lo em toda a sua glória. Aleluia
Dinâmica: Que símbolo parece com você?
Objetivos:
Oportunizar estudo sobre os símbolos do Espírito Santo.
Escolher símbolo para representação de si mesmo.
Material:
½ folha de papel ofício.
Procedimento:
– Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Solicitem aos alunos que pensem em um símbolo para representá-los, como por exemplo: um objeto ou animal.
– Lembrem aos alunos que os símbolos normalmente referem-se à função ou atuação de algo ou alguém. Apresentem alguns exemplos:
Leão: tem muita garra para lutar, vencer.
Girafa: tem uma visão mais ampla de uma situação.
Formiga: trabalha muito ou muito atuante.
Águia: pensa para agir, tem estratégias e planejamentos
Palha de aço(BomBril): mil e uma utilidades.
Liga: promove união.
Borracha: apaga mágoas, não guarda rancor.
Nó cego: pessoa de difícil convivência.
– Solicitem que os alunos façam um desenho do objeto ou animal escolhido e escrevam o porquê desta escolha.
– Peçam para que os alunos socializem com os colegas os símbolos escolhidos.
– Falem também que os símbolos do Espírito Santo são uma representação, mas que na verdade Ele é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade. Então apresentem os símbolos do Espírito Santo.
Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/
Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br