Sem categoria

Jovens – Lição 9 – Acerca das Últimas Coisas

INTRODUÇÃO

O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos a consolidação de nossa salvação em Cristo de forma prática.

Nesta lição estudaremos sobre a segunda vinda do Senhor Jesus ao planeta terra segundo as revelações especialmente escritas pelo evangelista Mateus no que se refere ao arrebatamento da igreja e o julgamento das nações e outros assuntos correlatos aos últimos acontecimentos aqui na terra.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

  1. UM SERMÃO PROFÉTICO PARA O PRINCÍPIO DAS DORES

O evangelista Mateus registra no capítulo 24 acerca das últimas coisas, onde Jesus ao sair do templo com os seus discípulos, estes mostraram ao Senhor a magnífica e bela estrutura do santuário, porém, Jesus profetiza a destruição do templo, onde desta edificação não ficaria pedra sobre pedra, fato ocorrido no ano 70 d. C. quando o templo foi totalmente destruído por Tito, só restando o que conhecemos hoje como o muro das lamentações.

Jesus e seus discípulos perguntam quando seriam estas coisas e que sinais ocorreriam na vinda de Cristo e do fim do mundo ?Então, Jesus em resposta começa a discorrer sobres o princípio das dores como sinas de sua vinda. Antes de conhecermos pormenorizadamente estes sinais vamos comentar sobre esta segunda vinda de Cristo, a saber:

  1. DEFINIÇÃO DE “PAROUSIA”

“Parousia” é uma palavra grega que denota aparecimento, chegada, presença ou vinda que em nosso contexto significa o advento da segunda vinda de Cristo ao planeta terra profetizado por Ele mesmo, pelos apóstolos e pelos profetas.

 

  1. A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

A volta de Cristo a esta terra iniciará efetivamente a consumação dos acontecimentos preditos na Bíblia Sagrada quanto a doutrina da escatologia que só terão sentido e só poderão ser desencadeados com a volta de Jesus.

A segunda vinda de Cristo é tratado na Bíblia como um fato essencial e importante para o destino da humanidade, pois, é mencionado 321 vezes em 23 dos 27 livros que compõe o Novo Testamento.

Considere-se que a segunda vinda de Cristo é a mensagem mais anunciada pelo Espírito Santo a todos nós, se configurando como um evento fundamental para o Cristianismo, confirmando o Evangelho de Cristo como sendo superior e a verdade absoluta. (2 Pd 1:16-21; Jo 14:6)

  1. A ANUNCIAÇÃO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

I –  Enoque, o servo do Senhor, o sétimo depois de Adão, foi o primeiro pastor a profetizar sobre a segunda vinda do Senhor Jesus com o objetivo de exercer o seu juízo sobre todos os homens. (Jd 14-15).

II –  Jesus, o Filho de Deus, nunca fez qualquer menção ao episódio de seu nascimento, nem tampouco falou do seu período de infância e adolescência, nem da sua vida particular em si, mas, mencionava sempre sobre sua missão de salvação e inúmeras vezes sobre a sua segunda vinda a este mundo chamado planeta terra.(Jo 14:1-3)

III –  Dois anjos do Senhor por ocasião da ascensão de Jesus ao céu em seu corpo ressurreto mencionaram que Jesus voltaria da mesma forma que eles o viram subir. (At 1:6-11)

IV –  O apóstolo Paulo por diversas vezes anuncia a segunda vinda de Cristo (1Co 4:5; Fp 3:20-21; 1Ts 1:8-10; 2 Ts 2:7-8)

V –  O apóstolo Pedro de forma escatológica menciona sobre a segunda vinda de Jesus.(2 Pd 3:713)

VI –  O apóstolo João também fala sobre a segunda vinda de Jesus. (1 Jo 2:18-29)

VII –  O escritor da epístola aos Hebreus afirma sobre a primeira vinda de Jesus e sua missão e na sequência sobre a segunda vinda de Jesus. (Hb 9:28).

VIII –  No Evangelho de Cristo, segundo Lucas em seu capítulo 21, segundo Mateus em seu capítulo 24 e segundo Marcos capítulo 13,registram a vinda de Jesus pela segunda vez.

  1. OS DOIS ATOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

5.1 O PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

No primeiro ato ou 1ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como o arrebatamento, que se dará antes da grande tribulação e pode acontecer a qualquer momento, consiste na retirada brusca da igreja do Senhor Jesus da terra para o céu, onde Cristo ficará nos ares (céu celeste) aguardando o encontro com todos os salvos de todas as épocas,

onde os mortos em Cristo, ressuscitarão num corpo glorificado e os vivos serão transformados também para um corpo glorificado e num piscar de olhos, juntos, subirão ao encontro de Jesus e ascenderão ao céu (morada do Senhor) para a eternidade com Cristo.(1 Ts 4:12-18; 1 Co 15:50-53)

 

5.2. O SEGUNDO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

No segundo ato ou 2ª fase da volta de Cristo, a qual, conhecemos como a manifestação gloriosa de Jesus, que se dará no término da grande tribulação, consiste na volta de Cristo com a sua igreja a terra para julgar as nações, destruir o império Satânico destronando Satanás, o Anticristo e o falso profeta da governança do mundo para estabelecer o reino de Cristo por mil anos na terra. (Ap 19:11-21)

Passemos a conhecer neste ponto do estudo da lição os sinais da segunda vinda de Cristo.

  1. OS SINAIS DO PRIMEIRO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Os sinais que indicam a proximidade do primeiro ato da segunda vinda de Cristo, foi anunciado por Jesus no Monte das Oliveiras.(Mt 24:3-14)

6.1. SINAIS ESPIRITUAIS 

6.2. SINAIS MORAIS

6.3. SINAIS NA NATUREZA CRIADA

6.4. SINAIS NA POLÍTICA E NA CIÊNCIA HUMANA

Muitos homens investidos da condição de líderes da igreja deturparão o ensino do Evangelho de Cristo com falsos ensinamentos ou assuntos que nada tem haver com o Evangelho de Cristo, colocando fogo estranho no altar do Senhor.(Mt 7:15-16; 2 Pd 2:1-3;1Jo 4:1)

A ciência ao longos do anos e cada vez em períodos de tempo menores vem se desenvolvendo de forma avassaladora com modernas tecnologias inimagináveis de serem concebidas e utilizadas.(Dn 12:4)

Estão cada vez mais notórios e intensificados a manifestação destes sinais que mencionamos nos registros bíblicos, o que nos indica que a segunda vinda do Senhor Jesus está muito próxima de nossos dias.  

  1. OS SINAIS DO SEGUNDO ATO DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

O sermão de Jesus em Mt 24:16-28 se estende a explicar o evento da grande tribulação, após o arrebatamento da igreja no 1º ato da segunda vinda de Jesus.Trataremos neste instante dos sinais que ocorrerão no segundo ato da segunda vinda de Cristo após a grande tribulação, ou seja, a manifestação gloriosa de Jesus com a sua igreja, e como já mencionamos, se dará depois da grande tribulação.

 Jesus continua o seu sermão exortando todos a vigilância na espera deste dia e hora da sua vinda, ao qual, ninguém sabe e por analogia para explicar a brevidade de sua vinda fala sobre o desenvolvimento biológico de uma figueira para anunciar a iminente volta do Senhor Jesus, bem como, a negligência dos homens no tempo de Noé que apesar de avisados foram surpreendidos com o dilúvio e sobre uma parábola de dois servos, um fiel e prudente, outro, um mau servo, tipificando a separação dos bodes das ovelhas nos últimos dias.(Mt 24:36-51)

  1. O JULGAMENTO DAS NAÇÕES

 Jesus continua o seu sermão profético enfatizando o dever de vigilância por parte de todos quanto a sua segunda vinda e profere a parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) e a parábola dos talentos (Mt 25:1430) sempre em um contexto de ensino de prontidão para a sua volta em breve. Jesus termina o seu sermão profético falando sobre o julgamento das nações, evento escatológico do 2º ato de sua vinda após a grande tribulação.

 8.1. DEFINIÇÃO DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES

Após a gloriosa vinda do Senhor Jesus e da campanha bélica do Armagedom, o Senhor Jesus julgará todos os gentios (nações da terra) ao assentar-se no trono de sua glória e é neste contexto que mais uma vez veremos a diferença entre aqueles que são e que não são servos de Deus. 

8.2 TEMPO E LOCAL DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES

Este julgamento se dará imediatamente após a campanha bélica do Armagedom e presume-se que será realizado no vale de Josafá. 

8.3 PROPÓSITOS DO JULGAMENTO DAS NAÇÕES

Realizar o julgamento das nações, (os gentios) separando os “bodes das ovelhas”, punindo severamente os ímpios, impedindo-os de entrar no reino milenial indo para o castigo eterno e abençoando os santos com a bênção da vida eterna e a livre entrada no reino milenial de Cristo.(Mt 25:31-46)

  1. CONCLUSÃO

No presente século XXI temos observado indubitavelmente a intensificação dos sinais preditos para o advento da segunda vinda de Cristo e por isso acreditamos que está muito próximo a volta de Jesus Cristo para a concretização final do plano de Salvação. Vigiemos. Ora, vem Senhor Jesus ! 

Dinâmica: Lá vem o noivo

 

Objetivos:

Ilustrar e estudar sobre a parábola das 10 virgens

Refletir sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.

 

Material:

10 velas

05 caixas de palito de fósforos

05 caixas de palito de fósforos vazia

01 véu de noiva pequeno

Procedimento:

– Escolham 05 alunos para representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.

– Entreguem velas para as 05 prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.

– Peçam para que os dois grupos se posicionem diante da sala.

– Leiam Mateus 25:1-10:

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta”.

– Após a leitura da parábola das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.

– Vocês devem dizer: Lá vem o noivo!

– Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).

– O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.

– Agora, reflitam sobre qual deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/filmes/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading