Regulamento e Programação de Acampamento

Anísio Renato de Andrade


Aqui está regulamento e programação de um acampamento que realizamos
durante o ultimo carnaval. Certamente, tudo isso pode variar muito, mas já
serve como ponto de partida. Algumas regras do regulamento podem parecer
muito radicais ou até desnecessárias, mas fizemos assim porque podia ser que
algum ou alguns acampantes não fossem convertidos e poderiam causar algum
problema. O texto abaixo foi impresso e entregue a cada participante antes
de sairmos da igreja. Foi também afixado no local do retiro.




O acampamento se realizará nos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 1999. O
local será um sítio nas proximidades do município de Pedro Leopoldo - MG.
Este evento tem como objetivos principais: Estudo bíblico, louvor, oração e
confraternização entre os irmãos. Destinaremos uma parte do nosso tempo na
busca ao Senhor, pedindo que ele venha renovar em nós a ação do Espírito
Santo. Será também uma oportunidade rara de nos conhecermos melhor e
estreitarmos nossos laços de amizade e amor cristão. Haverá também
oportunidade de descanso e diversão para os participantes. Entretanto, isso
não pode nos desviar dos nossos alvos prioritários.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Os irmãos que levarem pessoas que não forem membros da Igreja Batista de
Carlos Prates, deverão assinar termo de responsabilidade. As crianças
deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Sabemos que a maioria dos irmãos não necessita de normas, pois já são
maduros o suficiente para procederem de maneira irrepreensível. Entretanto,
algumas regras são necessárias para evitar fatos excepcionais indesejáveis:
Devem ser observadas as seguintes normas:
- Cumprir os horários previamente designados.
- Comparecer aos cultos, exceto as pessoas que estiverem trabalhando na
cozinha na preparação das refeições.
- Tratar aos demais com cortesia e educação.
- Evitar brincadeiras que possam causar ferimentos ou ofensas.
- Fazer silêncio a partir da meia-noite e manter-se no dormitório, exceto no
caso da vigília programada para o sábado. Os que quiserem dormir antes da
meia-noite, estarão liberados APÓS os cultos noturnos.
- Nenhum acampante deverá sair do sítio sem avisar ao líder do seu grupo ou
à comissão organizadora.
- Todos devem atender prontamente quando forem convocados para ajudar na
limpeza.
- Os homens não devem entrar no dormitório feminino, principalmente à noite
e nos horários de banho. O mesmo vale para as mulheres em relação ao
dormitório masculino.
- Todas as dependências, móveis e utensílios do sítio devem ser utilizados
com todo cuidado para que não serem danificados. O proprietário irá cobrar
qualquer prejuízo causado.
- Não jogue lixo no chão.
- Ao usar o banheiro, dê descarga.
- Ao tomar banho, seja rápido. Assim, estaremos economizando água e dando
oportunidade para os outros irmãos.
- Os namorados devem se portar com moderação e bom senso, evitando motivos
de repreensão ou escândalo.
- A piscina só poderá ser usada nos horários livres, determinados na
programação.
- Na utilização da piscina, não será permitido o uso de biquínis e sungas.
As mulheres deverão usar maiô. Os homens deverão usar shorts ou bermudas.
- Antes de entrar na piscina, deve-se passar pela ducha (se houver). Assim,
teremos a piscina limpa por mais tempo.


Os que desrespeitarem estas normas ou cometerem algum outro ato contrário
aos bons costumes, estarão sujeitos à advertência ou, dependendo da
gravidade do caso, ao convite para deixarem o acampamento. Os líderes de
grupo devem zelar pelo cumprimento do regulamento. O objetivo dessas
recomendações é apenas o bem estar de todos. Certamente, tudo correrá bem e
todos nós retornaremos abençoados e marcados por novas experiências com
Deus.


CORREIO ELEGANTE

Os que desejarem poderão enviar seus recados, anônimos ou não, para outros
participantes do acampamento através de bilhetes colocados no local
designado. Os bilhetes serão lidos ao microfone, sempre após os cultos
noturnos. Pede-se o uso de bom senso para que se evitem recados maldosos ou
ofensivos. Todos os recados serão examinados antes da leitura pública.

NOITE DOS TALENTOS

Na noite de domingo, haverá um espaço destinado àqueles que quiserem fazer
uma apresentação especial: uma música, uma poesia, uma pequena peça teatral,
etc. Os que desejarem participar deverão dar o seu nome ao irmão Nacif com
antecedência, informando qual será a apresentação e qual a duração da mesma.
As participações poderão ser limitadas dependendo do número de interessados
e do tempo disponível. Esta é uma oportunidade para todos. O que se espera
não é perfeição, mas a sua participação. Cante, toque um instrumento, dê um
testemunho, seja criativo, participe.

"PINGA-FOGO"

Após a noite dos talentos, haverá o "pinga-fogo", que consiste no seguinte:
Todos os que quiserem, poderão fazer suas perguntas ao pastor Cândido, por
escrito, sem colocar o nome, sobre dúvidas relacionadas a qualquer assunto
que possa ter uma análise cristã ou bíblica. O nome "pinga-fogo" se deve ao
fato de que, nessas oportunidades, surgem muitas perguntas difíceis sobre
assuntos "quentes".


PROGRAMAÇÃO

DIA 13 - SÁBADO

7.30 - Encontro dos acampantes na Igreja Batista de Carlos Prates.
8.00 - Saída do ônibus.
9.00 às 10.00 - Café da manhã no sítio.
10.00 às 11.00 - Reunião de abertura do acampamento. Oração, apresentação,
divisão dos grupos, leitura do regulamento.
11.00 às 12.00 - Horário livre - piscina liberada.
12.00 às 13.30 - Almoço
13:30 às 14:00 - Grupo 1 - arrumar a cozinha.
14.30 às 16:30 - Horário livre - piscina liberada.
16:30 às 18:00 - Banho.
18:00 às 19:30 - Jantar
19:30 às 20:00 - Grupo 2 - arrumar a cozinha.
20:00 às 22.00 - "Curto no arraiá" - (roupa caipira) - Música e teatro.
23:00 - Vigília - Participação livre.
00:00 - Horário de recolher (para os que não forem participar da vigília).


DIA 14 - DOMINGO

7.00 - Despertar.
8.00 às 9:00 - Café da manhã.
9.00 às 11:00 - Culto - Preletor : Pastor José Cândido de Araújo.
12.00 às 13:30 - Almoço
13:30 às 14:00 - Grupo 3 - arrumar a cozinha.
14.30 às 16:30 - Horário livre - piscina liberada.
16:30 às 18:00 - Banho.
18:00 às 19:30 - Jantar
19:30 às 20:00 - Grupo 4 - arrumar a cozinha.
20:00 às 22.00 - Culto - "Noite dos talentos".
22:00 às 23:00 - "Pinga-fogo" - perguntas para o pastor José Cândido.
23:00 às 00:00 - Horário livre.
00:00 - Sono e silêncio.


DIA 15 - SEGUNDA-FEIRA

7.00 - Despertar.
8.00 às 9:00 - Café da manhã.
9.00 às 12:00 - Horário livre - piscina liberada.
12.00 às 13:30 - Almoço
13:30 às 14:00 - Grupo 5 - arrumar a cozinha.
14.30 às 16:30 - Horário livre - piscina liberada.
16:30 às 18:00 - Banho.
18:00 às 19:30 - Jantar
19:30 às 20:00 - Grupo 6 - arrumar a cozinha.
20:00 às 22.00 - Culto - Participação especial do cantor Saulo Valley.
23:00 às 00:00 - Horário livre.
00:00 - Sono e silêncio.


DIA 16 - TERÇA-FEIRA

7.00 - Despertar.
8.00 às 9:00 - Café da manhã.
9.00 às 11:00 - Estudo bíblico em grupo e debate. Cada grupo se reunira
separado dos demais e estudara o texto de II Tm.3. Depois todos se reunirão
e um representante de cada grupo falará durante 5 minutos sobre o que o seu
grupo achou de mais importante no texto. Ao final, o pastor fara um resumo
geral do assunto.
12.00 às 13:30 - Almoço
13:30 às 14:00 - Grupo 7 - arrumar a cozinha.
14:00 às 15:00 - Reunião - Eleição do rei e da rainha do acampamento, pelos
critérios de comportamento, participação, pontualidade e simpatia. (Votos
dos lideres de grupos e comissao organizadora).
15:00 às 16:00 - Grupos 1, 2, 3, 4, 5, 6 - Limpeza do sítio.
16:00 às 17:00 - Preparação da bagagem.
17:00 - Saída do ônibus com destino a Belo Horizonte
18:00 - Chegada na Igreja Batista de Carlos Prates.

O QUE LEVAR

Além de suas roupas e objetos de uso pessoal, lembre-se de levar:
Comprovante de pagamento.
Copo, garfo, colher, prato.
Colchão e roupa de cama.
Roupa de banho (maiô para as mulheres, short para os homens).
Ah, não se esqueça da sua Bíblia.

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES

Ficará afixada no sítio, em local visível, a relação dos que efetuaram o
pagamento da taxa do acampamento. As irmãs que estarão responsáveis pelo
preparo das refeições estarão dispensadas do pagamento.

As reclamações, sugestões, pedidos e "lamentações" deverão ser encaminhados
aos líderes dos grupos. Os casos mais relevantes devem ser levados ao
conhecimento da comissão organizadora do acampamento, composta pelos irmãos:
Anísio, Marcos, Eliane e Christié.
 

anisiora@mg.trt.gov.br

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Em caso de reprodução deste estudo, favor mencionar o nome do autor.

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