Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO Nº 4 – A INFLUÊNCIA DAS AMIZADES

Ter amigos é mais proveitoso que ter irmãos, assim nos dizem as Escrituras. A amizade é um bem imensurável porque preenche o vazio interior que sentimos, haja vista que somos seres sociáveis e temos necessidade de companhia.

Como diz o texto de nossa lição, podemos celebrar a vida com nossos amigos, comemorar as nossas vitórias, porque o verdadeiro amigo se alegra quando somos agraciados por Deus com Suas bênçãos.

Ele não considera apenas o que é seu, mas o que é dos outros, valorizando o próximo e suas aquisições.

A amizade verdadeira se concretiza quando o amigo se regozija com o bem-estar de outrem.

A mulher que perdeu a dracma, achando-a, pôde convocar suas amigas com o fim de comemorar a sua realização:

“E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. (Lc 15:6)” O homem que perdeu a sua ovelha também pôde comemorar:

“E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida” (Lc 15.6)

O Salmista tinha plena convicção da importância dos amigos e do companheirismo: “ Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.” (Sl 122.8)

A Bíblia diz que “o homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv 18.24).

O cristão precisa dispor- se a ser “dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;” (Tt 1:8) Recomenda-se para a amizade: fidelidade, comprometimento, respeito, valorização mútua etc.

O verdadeiro amigo é aquele que está ao nosso lado no tempo da angústia também. Temos o áureo exemplo da amizade de Davi e Jônatas da qual podemos constatar o que é a verdadeira fidelidade, não importando o que possa acontecer, a amizade prevalecerá.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. (Pv 17.17)

Então fugiu Davi de Naiote, em Ramá; e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é o meu crime? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?

E ele lhe disse: Tal não suceda; não morrerás; eis que meu pai não faz coisa nenhuma grande, nem pequena, sem primeiro me informar; por que, pois, meu pai me encobriria este negócio? Não será assim.

Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte.

E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.

Disse Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, em que costumo assentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à tarde do terceiro dia.

Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a linhagem.

Se disser assim: Está bem; então teu servo tem paz; porém se muito se indignar, sabe que já está inteiramente determinado no mal.

Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?

Então disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém se de alguma forma soubesse que já este mal está inteiramente determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to revelaria eu?

E disse Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?
Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.

E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que se houver coisa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fizer saber;

Então Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi.

E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?

Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi.
Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.

E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma. (I Sm 20.1-17)

A Bíblia nos mostra este exemplo maravilhosos acerca da postura de um amigo verdadeiro, que se coloca no lugar do outro, dispõe-se a sofrer riscos pelo outro, procura favorecer o outro em tudo o que for necessário, fazendo, até mesmo, sacrifícios em prol de outrem.

O senhor Jesus afirma: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (Jo 15.13)

A amizade de Jônatas e Davi resulta numa genuína comunhão e ajuda mútua, características que precisam ser visíveis em todas as amizades sinceras, dos filhos de Deus que caminham na luz verdadeira.

Além de precisarmos de amigos cordiais e sinceros, somos carentes da amizade de Deus. A Bíblia refere-se a um homem que manteve comunhão com o Senhor e sua fé era tão autêntica, foi obediente e comprometido com as orientações do Senhor de tal forma que nosso Deus o chamou de AMIGO.

Que privilégio! Ser considerado amigo pelo próprio Deus! Uma amizade que é fruto da observância das recomendações de Seu Senhor.

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; (Is 41:8)
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? (2 Cr 20:7)

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus (Tg 2.23)

O profeta Moisés conversava com Deus de uma forma tão íntima que a Bíblia informa: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;” (Ex 33:11).

Ele era um servo obediente, fiel ao Senhor, amante da Lei, por isto havia tanto comprometimento entre Ele o Seu Senhor. Por isto, nosso Mestre nos diz: “ Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (Jo 15.14). Como temos nos portado diante dos mandamentos divinos?

Infelizmente, há muitos que são amigos do mundo, tornaram-se inimigos de Deus, por causa de sua amizade aos deleites.

Estes são os amigos de quem precisamos recusar a influência, não permitindo que exerçam algum poder sobre nós. Que recusemos suas propostas para fazer algo que desagrade ao Senhor….

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui- se inimigo de Deus. (Tg 4.4)
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. (II Tm 3.4)

Não podíamos deixar de mencionar os amigos que vivem na dimensão da materialidade, cujos olhos são cheios de gordura, interesseiros, preferem estar ao lado de quem lhes proporcione alguma vantagem, tais como presentes, festas, passatempos, status.

Que estejamos atentos aos bajuladores, àqueles que de nós se aproximam com lisonjas, fingindo apreciar nossa amizade, mas com intenções malignas, buscando apenas vantagens pessoais.

As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa. (Pv 19.4)

O pobre é odiado até pelo seu próximo, porém os amigos dos ricos são muitos. (Pv 14.20)
Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes.

Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada. (Pv 19:6,7)

O servo do Senhor precisa ter prudência, selecionar bem os seus amigos e ficar atento às propostas que eles apresentam.

Há muita gente perversa, maliciosa, que abre covas e lança pessoas nelas. Quantas pessoas não vivem lamentando por causa da traição de seus amigos?

Quantos não lamentam porque confiaram demais em alguém e foram traídos? Temos, na Bíblia, a história de Amnom que contou ao seu amigo Jonadabe, um jovem muito sagaz que lhe deu maus conselhos. O

filho de Davi fez como o amigo sugerira e o resultado disto foi um incesto. a sua morte e a constante crise da Casa de Davi. (I Sm 13)

O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de peitas a transtorna. (Pv 29.4)

O homem perverso instiga a contenda e o homem mau separa os maiores amigos (Pv 16.28)

Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. (Sl 41.9)

Jó era o homem mais rico de todas as redondezas. Uma referência no aspecto familiar, empresarial e financeiro, até que a crise o abateu ao pó e à cinza. Perdeu todos os seus filhos, seus bens e sucumbiu à enfermidade.

Enquanto sofria com as chagas que romperam em sua pele, recebeu a visita de seus amigos; no entanto, estas amizades não se mostraram tão cordiais como ele esperava:

Ao que está aflito, devia o amigo mostrar compaixão (Jó 6.14 a)
Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus. (Jó 16:20)

Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou. (Jó 19:21)
Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos, porque, não achando que responder, todavia condenavam a Jó (Jó 32:3)

A história de Jó, portanto, ilustra o quadro da necessidade de uma amizade verdadeira que não apenas celebra quando há verdadeira, mas avalia a necessidade do próximo para auxiliá-lo.

A oração de Jó pelos sesus amigos foi uma demonstração do perdão e o caminho que conduziu à cura, bem como à recuperação plena de seus bens, de sua família.

Acercar-se de pessoas espirituais para auxiliar-nos ainda é o melhor caminho para a nossa evolução espiritual, intelectual e material. Esta que vos fala pode atestar, porque detém experiência própria acerca disto.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Escreva o nome de vários personagens bíblicos em cartões (virados para baixo) e forme pares entregando-as a uma dupla ou a algum aluno.

Depois, peça para desvirá-los e solicite para falar se aquela amizade daria certo ou não e explicar o motivo. Exemplos:

CAIM / ABEL ELIAS / ELISEU PAULO / TIMÓTEO PEDRO/JUDAS FARAÓ / MOISÉS

Esta canção é do Grupo Diante do Trono Kids e eles devem conhecer:

Eu quero ser amigo Amigo de Deus
Eu quero ser amigo de Deus Eu quero ser amigo
Amigo de Deus
Eu quero ser amigo de Deus

Eu quero ser amigo

Amigo de Deus
Eu quero ser amigo de Deus Eu quero ser amigo
Amigo de Deus
Eu quero ser amigo Amigo de Deus
Eu quero ser amigo de Deus

Quero ouvir a voz de Deus falando a mim Quero saber o que ele tem para dizer Quero escutar quando ele fala baixinho Eu quero que ele conte comigo

Eu quero ser amigo Amigo de Deus

Quero acordar de manhã e pensa em Jesus Quero viver o dia todo com ele
Quero deitar e sonhar com o senhor Meu melhor amigo e meu salvador Nele eu posso confiar
Para ele eu vou contar os meus segredos Se eu sorrir ou se eu chorar
Bem pertinho, Ele vai estar É meu companheiro

Eu quero ser amigo Amigo de Deus
Eu quero ser amigo Amigo de Deus

Disponível em: https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/amigo-de-deus/. Acesso em 25 jan. 2024.
Vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=f1UoDXPyL2w.

Aquele Que Me Ama (Grupo Semente)

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda Esse é o que me ama

E aquele que me ama será amado por Meu Pai E Eu também o amarei e Me manifestarei a ele

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8j63h3lKZjo. Acesso em 25 jan.2024

Profª. Amélia Lemos Oliveira

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/10198-licao-4-a-influencia-das-amizades-i

Vídeo: https://youtu.be/fTQY6otJ4mQ

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading