Sem categoria

JUVENIS – Lição 5 – Não Faça Acepção de Pessoas

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. POR QUE HÁ TANTO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NO MUNDO?
2. PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO SOB O OLHAR BÍBLICO
3. VIVENDO CONFORME JESUS CRISTO

OBJETIVOS

Compreender os termos “preconceito” e “discriminação”;
Analisar o que a Palavra de Deus fala sobre isso;
Praticar o combate ao preconceito e à discriminação com o exemplo de Jesus.

A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Preparado(a) para ministrar aos seus juvenis mais uma preciosa lição da Palavra de Deus? Então, sigamos na santificação e preparo com todo empenho e temor que tal ofício requer!

Na próxima aula, teremos a oportunidade de refletir, junto aos juvenis, sobre mais um tema pertinente de nosso tempo, especialmente para nós cristãos.

Em meio a tantas polarizações, preconceitos e discriminações, nós como imitadores de Cristo, representantes dEle na Terra, temos a missão de anunciar, com palavras e ações, o amor de Deus a todas as pessoas.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Repita: “todo aquele que nEle crê”! “Todo o mundo!” Ó quão poderoso, insondável e infinito é o amor do nosso Deus! Amor esse que não faz acepção de pessoas e, por isso mesmo, nos deu acesso imerecido a sua salvação (Rm 5.8-11; 1 Pe 2.10).

Reflita com a classe que Jesus não veio ao mundo para estabelecer mais uma religião, dentre tantas, mais uma segmentação entre os homens.

O seu propósito não era incentivar a construção de mais “templos”, feitos por mãos humanas, mas sim, gerar uma família espiritual, pessoas que, tal como Ele, sejam luz e sal neste mundo, amando como Ele amou, atraindo mais e mais perdidos à salvação.

Proponha aos seus alunos esta autorreflexão: Você tem sido um bom imitador de Cristo? Tem semeado o seu amor no mundo? Trata as pessoas, sem discriminação, pregando o Evangelho com palavras e ações?

Como se porta diante dos que sofrem algum tipo de preconceito ou discriminação?

Além de todo conteúdo pedagógico em sua revista, sugerimos que você leia com a classe a parábola do Bom Samaritano, em Lucas 10.25-37, de preferência na NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Em seguida, solicite aos juvenis que debatam o que tal ensino do Mestre tem a ver com o tema da nossa aula.

Jesus nos chama para sermos “pequenos Cristos”, isto significa a palavra “cristão”, vivermos como Ele, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mt 22.40).

Até entre os incrédulos, Jesus é tido como um modelo de ser humano a ser seguido, pois há consenso de que se todos vivessem de acordo com o seu exemplo e ensino, o mundo seria totalmente transformado.

Temos muito a aprender com o Mestre dos mestres, quanto ao trato com as pessoas, com os marginalizados da nossa sociedade.

Para aprofundar tal reflexão, segue um trecho da obra “Igreja: Lugar de Soluções” sobre como Jesus tratou os excluídos de seu tempo, deixando-nos exemplo:

“Os rejeitados – Como Jesus tratou a mulher adúltera de João 8? Amou-a e perdoou-a. Como tratou a mulher samaritana de João 4, pecadora e rejeitada por todos? Ouviu, falou, dialogou, perdoou e a transformou numa missionária.

Como Jesus tratou o desprezível leproso de Mateus 8? Tocou nele, quebrando até preconceitos legais dos judeus. Jesus nos ensina que a lei mais importante e poderosa é a do amor.

Os enfermos – Jesus tratou-os com amor e os curou, tocando neles, perdoando seus pecados, dando uma palavra de ânimo e enchendo seus corações de fé. A mulher do fluxo de sangue (Mc 5) tocou nEle e recebeu virtude, sendo curada. Tratemos os enfermos com amor e virtude para os curar em nome de Jesus.

Os pecadores – Precisamos aprender com Jesus como tratar os pecadores. Jesus os tratou com profunda compaixão.

Zaqueu (Lc 19) era um pecador terrível. Se Jesus seguisse o parecer da multidão, não teria se importado com ele, porém, o Mestre soube amar a ponto de ir à casa daquele homem e transformar a sua vida.

E aquela mulher de Betânia, na casa de Simão, a qual lavou os pés de Jesus com unguento (Mt 26)? Jesus foi censurado por aceitar aquele ato, mas o Mestre ama os pecadores. Mesmo que a maioria não compreenda ou concorde, o importante é parecer com Jesus.

Os pobres – Em Mateus 11.5 está escrito que “aos pobres é anunciado o evangelho”. Jesus tratou os pobres com carinho, amor e afeto, sem discriminação. Matou sua fome e resolveu seus problemas. Que o Senhor nos ajude a amar todos sem discriminação nem preconceitos.

Os oprimidos – Jesus expulsou demônios, libertou os oprimidos, trouxe paz aos corações. Tratou os oprimidos com muito carinho, fazendo renascer a esperança que havia morrido, reviveu a motivação que tinha acabado e trouxe de volta a alegria que morrera.

Existem multidões oprimidas à nossa volta. Como as trataremos? Aprendamos com Jesus a tratar com amor aos oprimidos.

Os caídos – Como cuidaremos de nossos caídos. Desviados e fracassados? Pedro caiu, fracassou, se entristeceu e se amargurou. Porém, Jesus o tratou com carinho, perdoando-o e consagrando-o pastor.

Que tratamento! Que amor! Aprendamos esta lição e tratemos os nossos caídos, em vez de abandoná-los e expulsá-los sem amor e sem afeto, com desprezo e zombaria. Que com profundo amor, busquemos os caídos de volta para a família de Deus.

Que a Igreja do início do milênio aprenda com Jesus a tratar as pessoas que precisam de uma palavra, de um afeto, de um conselho, de respeito e valorização” (FERREIRA, Israel Alves. Igreja: Lugar de Soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.24-25).

O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!

Renata Santos

Fonte: https://www.escoladominical.com.br/2024/01/29/licao-5-nao-faca-acepcao-de-pessoas/

Vídeo: https://youtu.be/JSvIXfvoDSU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *