Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 1 – INTRODUÇÃO ÀS CARTAS AOS TESSALONICENSES

INTRODUÇÃO

As duas cartas escritas pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses traz em seu bojo a anunciação da segunda vinda do Senhor Jesus e seus desdobramentos, além de alguns elogios e exortações aquela igreja em Tessalônica que sofria naquele momento de sua história um intensa e ferrenha perseguição dos adversários.

Nesta lição estudaremos as duas cartas aos tessalonicenses no que concerne a sua autoria, data, local e destinatários destes escritos, finalizando o estudo com uma visão panorâmica de ambas as epístolas.

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

1. AUTOR DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

Estudiosos da Santa Bíblia indubitavelmente atribuem ao Apóstolo Paulo a autoria material da primeira carta aos tessalonicenses, considerando que na saudação inicial da referida carta, Paulo, se apresenta com os seus cooperadores, Silas, (também conhecido como Silvano) e Timóteo à igreja de Tessalônica.

Evidencia-se neste contexto da saudação inicial e em alguns pontos da carta que esta teve alguma influência e peculiaridades de Timóteo e Silas, que foram conjuntamente com Paulo os fundadores da igreja de Tessalônica, porém, a autoria da epístola pela maioria dos eruditos bíblicos é atribuída inteiramente ao Apóstolo Paulo.(1 Ts 1:1; At 17:1-15)

2. DATA DA ESCRITA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSSALONICENSES

Ainda que não possamos precisar uma data específica, acredita-se que a primeira carta aos Tessalonicenses tenha sido escrita entre os anos 50 e 51 d. C.,considerando provas arqueológicas de fatos narrados por Paulo, sendo esta uma das primeiras cartas escritas pelo Apóstolo de sua coletânea, porém, têm-se a carta aos Gálatas como a primeira carta escrita e logo depois a primeira e a segunda carta aos Tessalonicenses

3. LOCAL DA ESCRITA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

A proveniência da primeira epístola aos tessalonicenses não está bem definida, entretanto, eruditos da Bíblia creem que esta carta foi escrita na cidade de Corinto, por Paulo ter feito uma alusão na carta a região da Acaia, onde se encontrava a cidade de Corinto, sendo esta uma das principais desta região. (1 Ts 1:6-7)

4. DESTINATÁRIOS DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

Esta carta de cunho universal caracterizando-se como uma obra destinada a todos os leitores por estar no cânon Sagrado e por narrar aspectos do padrão dos Tessalonicenses para os últimos dias, numa visão doutrinária escatológica para todas as gerações, teve como destinatários primários os cristãos, judeus e gentios da cidade de Tessalônica.

5. PROPÓSITOS DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

De forma resumida a primeira carta aos tessalonicenses tem os seguintes propósitos:

I – Fortalecer aos tessalonicenses em sua fé, tendo em vista as grandes perseguições que sofriam dos judaizantes, corroborado pela breve passagem de Paulo na cidade que junto com seus companheiros tiveram que sair as pressas por causa da incitação dos judaizantes contra eles.

II – Apresentar os ensinamentos de Jesus divididos em três grandes temas, a saber: ética, comportamento moral segundo os valores cristãos e sobre a volta de Jesus para buscar a sua igreja.

III – Defender-se das falsas acusações sobre a autenticidade de seu ministério e de seu suposto falso comportamento e de engano em relação aos tessalonicenses.(1 Ts 2:10-12)

6. UM PANORAMA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

Um breve panorama desta primeira epístola aos tessalonicenses de forma didática nos leva ao seguinte conteúdo:

I – Capítulo 1

O apóstolo faz uma breve saudação e menciona o exemplo de prática da fé e de um irrepreensível comportamento cristão dos tessalonicenses para todo o mundo; (1 Ts 1:1-10)

II –  Capítulo 2

Podemos dividir este capítulo em três partes, a saber: 

a) O apóstolo Paulo inicialmente faz saber as perseguições que sofreu na cidade de Filipos antes de chegar a Tessalônica, mas com intrepidez independentemente das tribulações pregou o genuíno Evangelho de Cristo a eles sem qualquer engano ou interesse de agradar a ninguém e muito menos ganhar dinheiro, e nem ser sustentado por eles, ainda que fosse o seu direito conforme preceitua as Escrituras.

Enfatiza a lisura de seu comportamento idôneo diante de Deus e diante dos tessalonicences, manifestando o seu grande amor para com eles, exortando-os a viverem de uma maneira que agrade a Deus. (1 Ts 2:1-12).

b) O apostolo dos gentios faz uma menção de louvor pela aceitação com sinceridade e amor do Evangelho de Cristo por parte dos tessalonicenses e, por causa disso, eles estavam sendo perseguidos pelos seus próprios patrícios, tal qual, as igrejas radicadas na região da Judeia.

Em seguida o apóstolo de forma contundente responsabiliza os judeus pela morte de Jesus e de seus profetas, bem como, pela perseguição aos anunciadores do Evangelho de Cristo, de modo que desagradam a Deus se tornando inimigos de todos e abomináveis pecadores que estão a receber o juízo de Deus; (1 Ts 2:13-16)

c) Paulo termina o segundo capítulo da carta externando saudades e a sua grande admiração de coração pelos tessalonicenses, manifestando que eles são o orgulho e alegria dele, fazendo planos de visitar Tessalônica outra vez ainda que tenha sido impedido por Satanás em visitá-los quando assim foi o seu desejo. (1 Ts 2:17-20)

III –  Capítulo 3 

O apóstolo Paulo por motivo de estar em Atenas com o companheiro Silas sem ter notícias dos tessalonicenses enviou Timóteo a Tessalônica para assisti-los na Palavra e avivar a fé deles, e

quando do retorno do jovem Timóteo recebeu notícias alvissareiras sobre a fé que os tessalonicenses tem em Deus e substancialmente pelo grande amor de uns para com os outros e isto foi uma grande motivo de alegria em ver que Satanás foi derrotado apesar das grandes perseguições que inclusive Paulo tinha anunciado que iriam sofrer.

Paulo, reitera o desejo de visitá-los e encerra este capítulo fazendo menção a “parousia”, isto é, a volta de Jesus para buscar a sua igreja e que certamente Cristo encontrará a igreja de Tessalônica de forma dedicada e sem culpa.(1 Ts 3:1-13)

IV – Capítulo 4

Podemos dividir este capítulo em duas partes, a saber:

a) Paulo inicialmente diz que os tessalonicenses ouviram dele e aprenderam de como se deve viver para agradar a Deus e exorta-os a se dedicarem ainda mais com firmeza na prática desses ensinamentos que foram dados com autoridade do Senhor Jesus e elenca uma série de conselhos como viver para agradar a Deus, aos quais podemos citar:

Além de se dedicarem a Deus, viverem livres da imoralidade respeitando a esposa, especialmente longe das paixões sexuais baixas como fazem os incrédulos, não prejudicar o irmão e os seus direitos, a terem amor e paz pelos irmãos, uns para com os outros, como é a prática da igreja de Tessalônica e, finalmente viverem de seu próprio trabalho às suas próprias custas para serem modelo exemplar e receber o devido respeito dos não cristãos;(1 Ts 4:1-12) 

O Apóstolo dos gentios nesta parte do capítulo 4 revela a “Parousia”, a vinda do Senhor Jesus para o arrebatamento da igreja invisível (salvos em Jesus Cristo) e

descreve sucintamente todas as etapas deste processo a começar que os que estiverem vivos na vinda do Senhor não precederão aos que já morreram em Cristo, soada a trombeta de Deus a partir do comando de voz do Arcanjo, o próprio Senhor Jesus descerá do céu e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e

os que estiverem vivos serão transformados e todos levados nas nuvens para se encontrar com o Senhor Jesus e viver a eternidade na presença dele, sendo estas palavras de Paulo animadoras para toda a igreja de Tessalônica. (1 Ts 4:13-18) 

V – Capítulo 5

Podemos dividir este capítulo em duas partes, a saber: 

a) O apóstolo Paulo continua a falar sobre a “Parousia” no sentido dos tessalonicenses estarem prontos para este evento que ele chamou de “o Dia do Senhor”, pois ninguém sabe quando será este dia, mas que ele virá de surpresa, inclusive o apóstolo comparou este dia como o ladrão que chega na calada da noite e pega todos de surpresa, ainda que todos pensem que estão seguros.

Aos que andam nas trevas, estes não poderão escapar das consequências e dores deste dia, pois , não serão arrebatados, porém, os que são da luz receberão a bênção de viverem eternamente com o Senhor Jesus.

Não só os tessalonicenses, mas também nós devemos estar em prontidão na fé e no amor a Jesus Cristo para consumarmos a nossa salvação;(1 Ts 5:1-11).

b) O apóstolo dos gentios termina esta primeira carta formulando os seus últimos conselhos pedindo um tratamento de respeito e amor para com aqueles que são chamados e vocacionados pelo Senhor para realizar a obra de Deus, pedindo também que haja conselhos para os preguiçosos trabalharem,

exortando os tímidos a terem coragem para anunciarem o Evangelho de Cristo, solicita que os fracos na fé sejam ajudados, que tenham paciência com todos, que pague o mal com o bem, que façam o bem a todos independentemente da profissão de fé.

O apóstolo conclama a todos a serem alegres, a orarem sempre e também serem agradecidos ao Senhor em todas as ocasiões.

Ele ainda aconselha a que ninguém atrapalhe a liberdade do Espírito Santo em agir, nem desprezem a Palavra de Deus profetizada, examinando tudo e a todas coisas aos seu redor retendo o que é bom evitando todo o tipo de mal.

O apóstolo termina a carta fazendo a saudação de paz do Senhor Jesus a todos e que todos estejam limpos dos pecados para a volta de Cristo, porque Deus é fiel.

Pede orações e que a carta seja lida para todos os irmãos impetrando a bênção a todos.(1 Ts 5:12-28)

7. AUTOR DA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

Estudiosos da Santa Bíblia indubitavelmente atribuem ao Apóstolo Paulo a autoria material da segunda carta aos tessalonicenses, considerando que na saudação final da referida carta, Paulo, se apresenta como aquele que escreveu a carta de próprio punho, corroborado por citações de que na carta anterior, ou seja, na primeira carta mencionada como de sua autoria, ele voltava a falar sobre a “Parousia”(2 Ts 3:17; 2 Ts 2:2,15).

8. DATA DA ESCRITA DA SEGUNDA CARTA AOS TESSSALONICENSES
Ainda que não possamos precisar uma data específica, acredita-se que a segunda carta aos Tessalonicenses tenha sido escrita logo após a primeira entre os anos 50 e 51 d. C.

9. LOCAL DA ESCRITA DA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

A proveniência da segunda epístola aos tessalonicenses acreditam os eruditos da Bíblia que esta carta também foi escrita na cidade de Corinto.

10. DESTINATÁRIOS DA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

Esta carta de cunho universal caracterizando-se como uma obra destinada a todos os leitores por estar no cânon Sagrado e por narrar aspectos do padrão dos Tessalonicenses para os últimos dias, numa visão doutrinária escatológica para todas as gerações, teve como destinatários primários os cristãos, judeus e gentios da cidade de Tessalônica.

11. PROPÓSITOS DA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

De forma resumida a segunda carta aos tessalonicenses tem os seguintes propósitos:

I – Fortalecer aos tessalonicenses em sua fé, tendo em vista as grandes perseguições que sofriam dos judaizantes, corroborado pela breve passagem de Paulo na cidade que junto com seus companheiros tiveram que sair as pressas por causa da incitação dos judaizantes contra eles.

II –  Dirimir dúvidas dos Tessalonicenses com relação a segunda vinda de Jesus e o chamado Dia do Senhor. iii. Corrigir falsos ensinamentos e explicar a maneira como os tessalonicenses deveriam agir (2 Ts 2:10-12).

12. UM PANORAMA DA SEGUNDA CARTA AOS TESSALONICENSES

Um breve panorama desta primeira epístola aos tessalonicenses de forma didática nos leva ao seguinte conteúdo:

I – Capítulo 1

Podemos dividir este capítulo em duas partes, a saber:  O apóstolo Paulo faz uma breve saudação a igreja de Tessalônica enaltecendo a união destes com Deus; (2 Ts 1:1-2).

O apóstolo dos gentios volta a mencionar nesta carta sobre a fé, o amor e a paciência que os tessalonicenses possuem, inclusive, Paulo diz que fala a todas as igrejas destas qualificações dos tessalonicenses.

Na sequência o apóstolo começa a falar sobre eventos escatológicos realçando o juízo final que levará os ímpios, isto é, aqueles que não conhecem a Jesus para condenação eterna e aos que amam e obedecem ao Senhor à vida eterna, e isto se dará na volta de Jesus denominado o Dia do Senhor (2 Ts 1:3-12).

II – Capítulo 2

Podemos dividir este capítulo em duas partes, a saber:

a) O apóstolo Paulo inicialmente exorta aos tessalonicenses para que não sejam enganados por falsos ensinos e faz saber que antes da volta de Jesus, o anticristo se levantará contra tudo e contra todos que são de Deus, inclusive se assentará no Templo de Deus e afirmará que ele próprio é Deus, mas será destruído pelo Senhor Jesus com um sopro e com a sua gloriosa presença;(2 Ts 2:1-12).

b) O apóstolo dos gentios conclama aos tessalonicenses a se manterem firmes na fé e que também mantenham a inabalável fidelidade para com o Senhor, pois, eles foram escolhidos para tomarem parte na glória do Senhor Jesus. (2 Ts 2:13-17)

III –  Capítulo 3

Podemos dividir este capítulo em três partes, a saber:

a) O apóstolo Paulo solicita aos tessalonicenses que orem em favor dele e do ministério para que a mensagem do Evangelho de Cristo se espalhe rapidamente pelo mundo e tenha boa aceitação e que também ele tenha proteção contra as pessoas más e perversas. Enaltece a fé e firmeza da igreja de Tessalônica e o desejo de que cada vez mais tenham a compreensão do amor de Deus..(2 Ts 3:1-5)

b) O apóstolo dos gentios exorta aos tessalonicenses a sempre fazerem o bem e a não serem preguiçosos e ao contrário, que trabalhem e vivam as suas próprias custas e não as custas dos outros.

Aqueles que não trabalham que sejam aconselhados a trabalharem e se porventura continuarem no ócio então que obedeçam a regra dada pelo próprio apóstolo:

“Quem não quer trabalhar que não coma”. A preguiça é pecado.(2 Ts 3:6-13).

No final da carta o apóstolo Paulo faz a sua saudação final e impetra uma benção para os tessalonicenses (2 Ts 3:16-18).

13. CONCLUSÃO

A nossa grande esperança é a volta de Cristo para buscar a sua igreja consolidando assim a plena salvação dos que estão em Cristo, que o reconheceram como Salvador e Senhor.

As duas cartas aos tessalonicenses ratificam uma clara compreensão que o Dia do Senhor está próximo, ou seja, sejamos diligentes perseverando na fé cristã. Shalom Adonai !

 

Dinâmica: Abrindo a Carta

Objetivo: Introduzir o estudo sobre as cartas aos cristãos tessalonicenses.

Material:

01 cópia da 1ª e 2ª cartas aos tessalonicenses

02 envelopes grandes(tamanho ofício)

02 envelopes menores

Procedimento:

Antes da aula:

– Coloquem as cópias das cartas nos envelopes menores(uma em cada envelope).

– No envelope, escrevam:

No remetente: Apóstolo Paulo

No destinatário:

– Depois, coloquem cada envelope dentro de um envelope grande e escrevam:

No remetente: Apóstolo Paulo

No destinatário: Classe de jovens

No canto esquerdo dos envelopes, escrevam o número 1 para a 1ª carta e 2 para a 2ª carta.

Durante a aula:

– Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.

– Apresentem do título da lição.

– Olhem para os envelopes e falem: Temos aqui 2 correspondências. Vamos ver para quem é?

– Peçam para que um aluno retire o envelope que tem o número 1 e 2 e veja quem é o destinatário e mostre a turma.

– Falem: Já que as cartas são para vocês, vamos abri-las?

Peçam para dois alunos abrir as cartas para ver o conteúdo.

Eles vão encontrar outro envelope com o destinatário diferente “Cristãos tessalonicenses” e o conteúdo será a própria carta aos tessalonicenses.

 – Solicitem que os alunos abram a Bíblia nas cartas aos tessalonicenses e façam um pequeno “tour” pelas cartas.

Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos.

Falem sobre a quantidade de capítulos que são 5 e 3, na primeira e na segunda, respectivamente, e conclamem os alunos para que leiam estas cartas durante esta semana que se inicia.

– Para concluir, entreguem o envelope para um(a) aluno(a) e comecem a apresentar as informações contidas nas cartas, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.

Fonte Lição Comentada: https://proflucasneto.wordpress.com/filmes/

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

Video: https://youtu.be/rdOqwOr9_FU

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=KpxKzsdqAQ8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *