Sem categoria

PLANO DE AULA – LIÇÃO Nº 11 – ISAQUE, O SORRISO DE UMA PROMESSA

1º SLIDE

INTRODUÇÃO
– Na sequência do estudo das “pinceladas” da segunda grande do livro de Gênesis, estudaremos hoje o chamado “ciclo de Isaque”.

– Com Isaque, Deus prossegue a formação da nação de Israel.

2º SLIDE

I – ISAQUE, O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

– Abraão teve Isaque quando tinha cem anos de idade (Gn.21:5), ou seja, trinta anos após ter sido chamado por Deus em Ur dos caldeus para que fosse o início de uma nova nação, na qual fossem benditas todas as famílias da terra (Gn.12:1-3).

– Isaque é, portanto, o primeiro herdeiro conforme a promessa (Cf.Gl.3:29), o primeiro a nascer já debaixo da aliança firmada entre Deus e Abrão (Gn.15:18), marcado pela circuncisão (Gn.17:1-14).

3º SLIDE

– Isaque apresenta-se como figura de Cristo Jesus, pois:
a) é o “filho da promessa”;

b) seu nome é “riso”, aquele que transformou incredulidade em alegria;

c) seu nascimento é um milagre de Deus.

4º SLIDE

– Isaque cresceu e foi desmamado (Gn.21:8). Já no seu desmame, enfrentou oposição.

– Ser “herdeiro conforme a promessa” é sofrer oposições neste mundo.

5º SLIDE

– O “herdeiro conforme a promessa” não pode se manter no mesmo grupo, na mesma convivência e comunhão com aquele que não o é. Ou somos filhos de Deus, ou somos filhos do diabo (Cf. I Jo.3:7-10).

– O apóstolo Paulo bem explica esta necessidade de separação entre Isaque e Ismael, fazendo um paralelo entre a lei e a graça, como lemos em Gl.4:22-31.

6º SLIDE

– Passando a ter exclusividade da casa, Isaque começa a crescer na companhia de seu pai Abraão, sendo ensinado nas coisas referentes a Deus.

– Neste ensino, pôde vivenciar a oposição sofrida por seu pai Abraão com relação aos filisteus (Cf. Gn.21:22-34), o que lhe trouxe precioso aprendizado que haveria de pôr em prática ao longo de sua vida.

7º SLIDE

– Em idade que não se pode precisar, mas que é inferior a vinte e oito anos (pois foi com esta idade que Isaque perdeu a sua mãe – Gn.23:1), Isaque tem uma profunda experiência de fé quando é levado ao sacrifício por seu pai Abraão.

– Neste episódio, narrado em Gn.22:1-19, Isaque alcançou seu amadurecimento espiritual.

8º SLIDE

Lições a respeito de Isaque que nos dá o episódio do monte Moriá. Isaque:

a) dava prioridade à adoração a Deus;

b) era filho obediente;

c) frequente e habitual adorador;

d) submisso a seu pai;

e) testemunhou a reafirmação das promessas de Deus.

9º SLIDE II – ISAQUE, O PATRIARCA

– Depois desta experiência profunda, Isaque tem uma grande tristeza, qual seja, a morte de sua mãe Sara, ocorrida quando ele tinha apenas vinte e oito anos de idade (Gn.23:1).

– Durante doze anos haveria de chorar a morte de sua mãe, pois só foi consolado a respeito dela quando se casou com Rebeca, o que se deu quando tinha quarenta anos (Gn.25:20).

10º SLIDE

– Passados estes doze anos, Abraão resolve arrumar uma mulher para Isaque e toma o cuidado de que o casamento não se desse com qualquer das pessoas nativas de Canaã, mas que se buscasse alguém de sua parentela em Harã, também chamada de Padã-Arã (Cf. Gn.25:20).

– Abraão, fiel a Deus e a Suas promessas, queria manter o propósito divino de separação das nações que desagradavam a Deus.

11º SLIDE

– Rebeca, que era filha de Betuel, que, por sua vez, era filho de Naor, irmão de Abraão (Gn.22:20-23), aceitou ser mulher de Isaque e foi morar em Canaã.

– Quando Rebeca chegou a Canaã, a Bíblia nos conta que Isaque estava orando (Gn.24:63). Isaque era um homem de oração e assim devem ser todos os “herdeiros conforme a promessa”.

12º SLIDE

– Casando-se com Rebeca, Isaque foi consolado com respeito à morte de sua mãe.

– No entanto, Isaque enfrentou logo uma grande dificuldade. Rebeca, sua mulher, era estéril. Durante vinte anos, Isaque batalhou em oração pedindo que o Senhor cumprisse a promessa de que dele haveria de surgir uma grande nação (Gn.25:21,26) .

13º SLIDE

– Embora tenhamos promessas de Deus e saibamos que Ele é fiel para cumpri-las, isto não nos isenta de orar e de orar insistentemente, pois temos o dever de orar e nunca desfalecer (Lc.18:1).

– A oração é uma demonstração de nossa confiança em Deus, é uma prova de fé.

14º SLIDE

– Deus ouviu as orações de Isaque e Rebeca teve aberta a sua madre, em mais uma intervenção divina miraculosa, para confirmar que a nação que estava sendo formada era uma nação que vinha à existência pela vontade de Deus.

– A esterilidade tanto de Sara quanto de Rebeca tinham, precisamente, a finalidade de mostrar que esta nação era formada por Deus, logicamente que com a contribuição humana, mas que era fruto da soberana vontade do Senhor.

15º SLIDE

– Já na gestação, o Senhor trouxe uma revelação ao casal. Rebeca notou que havia uma luta dentro de seu ventre e, indagando ao Senhor o que seria aquilo, recebeu de Deus a notícia de que, em seu ventre, havia dois povos, sendo que um seria mais forte do que o outro e que o maior serviria ao menor (Gn.25:22,23).

– Rebeca, também, era uma mulher de oração.

16º SLIDE

– Quando se cumpriram os dias para o nascimento, nasceram os gêmeos: o primogênito foi chamado “Esaú”, porque era cabeludo, também chamado de “Edom”, porque era ruivo;

– O mais novo, que nasceu segurando no calcanhar de seu irmão, foi chamado “Jacó”, que significa “suplantador”, ou seja, “aquele que toma o lugar de outrem mediante astúcia“, palavra também que é tida como uma forma abreviada da expressão “Deus protege” (Gn.25:24-26).

17º SLIDE

– Indiferente à própria revelação divina, Isaque passou a considerar o seu primogênito, Esaú, até porque este tinha um comportamento que o agradava, sendo caçador (Gn.25:27,28), enquanto que Rebeca, talvez mais atenta ao que Deus lhe revelara, tinha predileção por Jacó, ainda que tal predileção parece ter sido dada também pela conduta caseira do filho caçula (Gn.25:27,28).

– Não pode haver predileção de filhos por parte dos pais. Todos devem ser considerados igualmente, todos são bênçãos do Senhor (Sl.127:3). Agindo parcialmente, Isaque e Rebeca acabaram criando uma situação que representou a própria destruição do seu lar.

18º SLIDE

– Isaque estava a peregrinar na terra de Canaã quando sobreveio um grande fome na Terra, similar àquela que havia sido vivida por Abraão logo no início de sua peregrinação em Canaã e Isaque, então, foi até a terra dos filisteus, em Gerar (Gn.26:1).

– O Senhor, então, aparece a Isaque e lhe manda que não fosse ao Egito, mas que deveria habitar em Canaã, prometendo que, se peregrinasse naquela terra, o Senhor seria com o patriarca, pois daria aquela terra à sua descendência (Gn.26:1-4).

19º SLIDE

– Em mais uma adversidade vivida por Isaque temos uma aparição do Senhor ao patriarca, a primeira registrada nas Escrituras Sagradas.

– Em meio às dificuldades, se não deixarmos a oração, teremos oportunidade de vivenciar uma maior intimidade com o Senhor.

20º SLIDE

– Isaque cumpriu a vontade do Senhor e Lhe obedeceu, habitando em Gerar (Gn.26:6), apesar de ser um local onde já haviam ocorrido conflitos entre os filisteus e o seu pai Abraão.

– Em que pese a obediência à voz do Senhor, Isaque cometeu um deslize, repetindo gesto de seu pai, mentindo e dizendo que Rebeca era sua irmã (Gn.26:7-11).

21º SLIDE

– Abimeleque, o rei de Gerar, descobriu a mentira de Isaque quando o viu brincando com sua mulher, tendo-lhe severamente repreendido.

– Apesar deste deslize moral, Isaque, confiando em Deus, plantou em Gerar, apesar da seca existente e o Senhor o abençoou, de modo que colheu cem medidas de cada plantada, uma produtividade imensa que fez com que Isaque obtivesse um grande enriquecimento, que trouxe, como consequência, a inveja dos filisteus (Gn.26:12-14).

22º SLIDE

– Por causa da inveja, os filisteus entulharam e encheram de terra todos os poços que haviam sido cavados por Abraão (Gn.26:15), tendo, também, Abimeleque pessoalmente mandado que Isaque se retirasse de Gerar (Gn.26:16).
– Isaque não questionou a ordem de Abimeleque, nem se vingou do gesto dos filisteus de entulharem e encherem de terra os poços que haviam sido cavados por seu pai Abraão. Preferiu confiar em Deus.

23º SLIDE

– No vale de Gerar, Isaque toma uma importante medida: repete os atos de seu pai Abraão. Cavou os polis d’água que seu pai havia cavado e que haviam sido tapados depois da morte de seu pai, dando, inclusive, os mesmos nomes que seu pai lhes havia dado (Gn.26:18).

– Os filisteus haviam entulhado e enchido de terra os poços, mas não podiam eliminar as águas ali existentes.

24º SLIDE

– Quando as “águas vivas” foram encontradas, os pastores de Gerar porfiaram pelo poço, querendo a água para si (Gn.26:20). Este poço, por causa da contenda surgida em torno dele, foi chamado “Eseque”, que significa “contenda”.

– Isaque, mostrando sua confiança em Deus, diante da contenda surgida, abandona este poço e cava outro, ali também encontrando água. Entretanto, os pastores de Gerar voltaram a contender, querendo também para si este outro poço, que recebeu o nome de “Sitna”, cujo significado é inimizade.

25º SLIDE

– Uma vez mais, Isaque não partiu para a violência. Resignadamente, foi cavar outro poço e, desta feita, não houve contenda por causa deste poço e, por isso, chamou o seu nome de “Reobote”, cujo significado é “alargamento”.

– Isaque soube esperar no Senhor e foi recompensado por isso. Apesar dos conflitos com os filisteus, Isaque continuou a obedecer ao Senhor e a confiar n’Ele e o resultado é que obteve crescimento e, após algumas lutas, um momento de paz.

26º SLIDE

– O segredo, portanto, para não partirmos para a contenda e para a inimizade, em meio aos embates desta vida, é fazer como fez Isaque: obedecer a Deus, confiar em Deus e estar desprendido das coisas desta vida, tendo como alvo a cidade celestial.

– Depois disto, possivelmente já passada a fome na terra, Isaque vai para Berseba, onde habitara seu pai Abraão (Cf. Gn.21:33) e ali lhe apareceu o Senhor, que renovou mais uma vez a promessa de dar à sua descendência a terra de Canaã, aparição que confirmava que a conduta de Isaque fora agradável ao Senhor.

27º SLIDE

– Diante de tal aparição, Isaque, então, edifica um altar ao Senhor e ali armou a sua tenda, tendo seus servos cavado um poço ali (Gn.26:25).

– Isaque não teve apenas como recompensa pela sua obediência a Deus o cessar das atitudes dos pastores de Gerar. O próprio Abimeleque, acompanhado de Ficol, príncipe de seu exército, foi até Berseba e acabaram por fazer um “tratado de paz” com o patriarca, reconhecendo que Deus era com ele (Gn.26:26-31) e, no mesmo dia em que eles partiram de Berseba, foi encontrada água em outro poço, que se chamou “Seba”, ou seja, “juramento”, motivo por que o lugar onde Isaque passou a habitar passou a ser conhecido como “Berseba”, ou seja, “poço do juramento”.

28º SLIDE

– Apesar de todas estas bênçãos obtidas por Isaque por sua obediência e confiança em Deus diante dos filisteus, teve ele amargura de espírito ao ver que seu filho primogênito Esaú tomou duas mulheres heteias, ou seja, moradoras de Canaã: Judite, filha de Beeri, o heteu e Basemate, filha de Elom (Gn.26:34,35), numa clara demonstração de que se cumpria aquilo que Deus já avisara antes do nascimento dos gêmeos, de que Esaú desprezava abertamente as promessas de Deus.

– Mesmo assim, Isaque, apesar destes indicadores, tendo sentido a proximidade da morte (talvez tenha ficado doente), tratou de tentar passar a bênção de Abraão para o seu filho predileto.

29º SLIDE

– O resultado da tentativa de Isaque “driblar” a vontade de Deus foi a irreversível separação dos filhos do casal e a solidão de Isaque e Rebeca para o restante de suas vidas.

– A predileção de Isaque por Esaú foi levada às últimas consequências, apesar de todo o comportamento profano e fornicário de seu primogênito, e o resultado disso foi a destruição do lar e a perda da própria condição de patriarca por parte de Isaque, que ainda viveu, depois disso, até cento e oitenta anos (Gn.35:29).

Site: http://portalebd.org.br/index.php/adultos/14-adultos-liccoes/690-licao-12-isaque-o-sorriso-de-uma-promessa-i

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *