JOVENS – LIÇÃO 05 – A PROVA DA VOSSA FÉ
INTRODUÇÃO
O homem foi criado pelas próprias mãos do Senhor que ao soprar o fôlego de vida nas narinas deste homem se fez alma vivente para um sublime propósito na terra.
Nesta lição conceituaremos o termo criacionismo¹, identificaremos os fundamentos do criacionismo², conheceremos os objetivos do criacionismo³, e finalizando o nosso estudo veremos a descrição cronológica do processo da criação Divina 4.
1.CONCEITO DE CRIACIONISMO
É a doutrina declarada na Bíblia Sagrada que a vida na terra, a humanidade e o universo foram criados por um Deus detentor de atributos divinos exclusivos como a onipotência (pode todas as coisas), onisciência (sabe de todas as coisas), e onipresença (todas as coisas estão contidas nEle).(Gn 1:1).
O criacionismo proclama que Deus é o criador do homem, dos céus, da terra, e de todas as coisas que neles há. Os fatos narrados na Bíblia Sagrada sobre a criação de tudo e de todos por ordem e feitura divina devem ser aceitos sem qualquer objeção como literais, reais, históricos, absolutos, e como fundamento dogmático para refutar qualquer teoria humanística sobre a origem de tudo. (Gn 1:1; 1:26-27; Gn 2:1-3).
2.FUNDAMENTOS DO CRIACIONISMO
2.1.O FUNDAMENTO DIVINO SOBRE A CRIAÇÃO
O livro de Gênesis não é uma teoria e sim uma realidade que em seu primeiro capítulo e primeiro versículo assevera que “No princípio criou Deus os céus e a terra”, sendo este ato uma declaração afirmativa, que não está posta para averiguações, discussões, e muito
menos para confirmação da veracidade ou não dos fatos narrados através de estudos de metodologia científica humanística. Esta realidade da criação só pode ser crida pela fé. (Hb 11:3)
2.2.O FUNDAMENTO HUMANÍSTICO SOBRE A CRIAÇÃO
Muitas são as teorias propagadas ao longo da existência da humanidade para refutar ou contrariar a verdade absoluta da criação de todas as coisas realizada por Deus, dentre as mais difundidas para efeito apenas informativo, podemos mencionar:
Toda a criação se fez, porque Deus pela sua livre vontade se agradou em criá-la, sendo este ato sublime e extremamente especial. Cabe ao homem cuidar de todas as coisas criadas por Deus especialmente o globo terrestre não devastando-o como prova de sua responsabilidade e obediência as ordenanças do Senhor. (Sl 115:3; Sl 135:6).
3.OBJETIVOS DO CRIACIONISMO
Basicamente temos três propósitos para a criação do universo, da vida na terra, da humanidade e dos seres espirituais que são:
– Apresentar um Deus único e verdadeiro como criador de todas as coisas.(Is 44:6-8)
– Confirmar que Deus é o dono de tudo que existe no universo e nós somos apenas mordomos dEle.(Sl 24:1-2; Gn 2:15).
– Manifestar que como Ele é um Deus criador, único, verdadeiro e dono de todas as coisas criadas deve ser adorado em espírito e em verdade e contemplado como nosso Criador e Senhor.(1 Cr 16:23-29; Jo 4:23).
4.A DESCRIÇÃO DO PROCESSO DA CRIAÇÃO DIVINA
4.1.A CRIAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO
Quando Deus começou a criar o universo e seus elementos no instante inicial da criação estabeleceu-se o início do tempo, não estando Deus sujeito ao tempo, pois, Ele é atemporal e eterno.
Na composição do tempo se estabelece no mesmo instante o espaço como o plano dimensional onde os demais elementos da criação vieram a se posicionar, não estando Deus limitado ao espaço, pois, Deus não é matéria e sim espírito. O céu, morada de Deus, os anjos e os seres celestiais foram criados na contextualização cronológica e espacial, sendo então reais e de perfeita existência. (Sl 89:5-7)
4.2.A CRIAÇÃO DIVINA NO TEMPO CRONOLÓGICO
Deus criou todas as coisas em 6 dias literais e descansou no sétimo dia na seguinte sequência cronológica:
4.3.A HARMONIA NO PROCESSO DA CRIAÇÃO DIVINA
– Os 6 dias mencionados para a consolidação da criação são dias literais com cada dia tendo a duração de 24 horas, pelo fato de a Bíblia mencionar sempre tarde e manhã caracterizando partes literais de um dia e deve-se ainda considerar que a referência de criação de todas as coisas era na terra que tem o seu dia dividido em 24 horas.
– Observe-se que a criação contínua, progressiva e harmônica de todas as coisas guarda uma relação direta e racional:
o No 1º dia veio a existir a luz para convergir com a criação do sol, lua e estrelas no 4º dia.
o No 2º dia foram criados o céu atmosférico (espaço superior) e águas debaixo (espaço inferior) para as aves e vida marinha criadas no 5º dia.
o No 3º dia foram criadas a terra seca, mar e plantas para a vida animal e o homem criados no 6º dia.
4.4.A CRIAÇÃO MAIS SUBLIME DO SENHOR
A Bíblia Sagrada apresenta dois relatos sobre a criação do homem, sendo que a primeira descrição aponta o homem com origem em Deus, possuindo os atributos morais de
Deus (amor, justiça, bondade, etc), isto é, feito a sua imagem e semelhança, sendo-lhe outorgado o domínio sobre as demais coisas criadas. (Gn 1:26-27).
Na segunda descrição da criação do homem há uma alusão direta a origem material do homem, isto é, o homem foi criado do pó da terra e também de sua origem imaterial quando Deus soprou o fôlego de vida no nariz do homem se tornando ele alma vivente, consolidando a sua parte espiritual. (Gn 2:7).
Neste contexto, o homem foi criado com duas naturezas, quais sejam: uma material representada pelo seu corpo e uma outra imaterial e imortal representada pela sua alma e espírito. Esta tricotomia,(corpo, alma e espírito) representa a composição material e imaterial do homem. (1 Ts 5:23).
CONCLUSÃO
Nesta lição aprendemos que Deus é o criador do universo e de tudo que está contido nele, identificamos os fundamentos divinos e humanísticos da criação, sendo o divino consolidado na verdade que o Senhor é o criador de tudo e de todas as coisas, enquanto o humanístico é teoricamente fundamentado nos eventos do “Big-Bang”, ou quatro elementos (fogo, ar, terra e água), ou no evolucionismo para explicação das coisas criadas..
Aprendemos que dentre os objetivos da criação divina temos: a apresentação de Deus como criador, único e verdadeiro, que é dono de tudo e de todos, e que deve ser adorado em espírito e em verdade.
Por fim, conhecemos como se realizou toda a criação de Deus de forma cronológica em 6 dias, tendo Deus descansado no sétimo dia com uma atenção especial ao processo de criação do homem e da mulher que foi a mais sublime criação de Deus..
Shalom Adonai!
PROF. LUCAS NETO
REFERÊNCIAS
BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.
Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens
Vídeo: https://youtu.be/F7PxRkG3lMI