Sem categoria

Jovens – Lição 06 – A imaturidade espiritual dos coríntios

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

OS CORÍNTIOS ERAM IMATUROS NA VIDA CRISTÃ

Um dos problemas principais da igreja de Corinto era sua tentativa de desfrutar das bênçãos de Deus e ao mesmo tempo recusar separar-se dos maus caminhos do mundo1.

Eles foram chamados pelo apóstolo Paulo de “meninos” (1 Co 3.1), alegando que ainda estavam impossibilitados de avançarem em um alimento mais “forte”, tendo em vista o seu estado espiritual imaturo diante de Deus (1 Co 3.2).

Paulo chamou os coríntios de meninos na vida cristã porque ainda não eram espiritualmente saudáveis e maduros.

A prova era que eles discutiam como crianças, permitindo que divisões os distraíssem. Os cristãos imaturos são “carnais”, controlados por seus próprios desejos. Já os crentes maduros estão em sintonia com a vontade de Deus2.

Os coríntios ainda estavam inclinados para o conhecimento e sabedoria humana, reagindo em diversas situações como se não convertidos fossem.

O episódio retratado das divisões no meio da igreja, é um exemplo claro de como andava o nível espiritual dos crentes da igreja em Corinto.

Embora eles fossem batizados com o Espírito e exercessem os dons do Espírito, Paulo não pôde trata-los como “a espirituais”, isto é, como crentes plenamente dominados e dirigidos pelo Espírito.

Como as pessoas comuns, eles ainda eram muito carnais, muito mundanos, dominados pelos desejos da carne e mente humanas.

Estavam agindo como bebês espirituais que não tinham crescido nas coisas de Cristo. Eles não tinham se desenvolvido espiritualmente ao ponto em que pudessem entender a verdadeira sabedoria que ele quis ensiná-los3.

O QUE PODE NOS IMPEDIR DE CRESCER NA FÉ

Invejas, contendas, dissensões, viver como carnais; são exemplos de atitudes que encaminham-nos ao fracasso espiritual. Essa era a triste marca dos cristãos corintos. Eles estavam dominados pelos desejos e atitudes da velha criatura, demonstrando ser homens e mulheres que não haviam sido transformados por Cristo.

Os dirigentes da igreja de Corinto deixavam os novos crentes permanecer nas congregações sem abandonarem muitas de suas práticas pecaminosas.

Os coríntios estavam tolerando na igreja:

divisões egoístas (1 Co 11.18),

filosofia mundana (1 Co 1.18-25; 3.19),

inveja e contenda (1 Co 3.3),

orgulho (1 Co 3.21; 4.7),

imoralidade (1 Co 5.1),

ações banais na justiça (1 Co 6.1-8),

frequência a festas idólatras (1 Co caps. 8; 10), e a

rejeição dos ensinos apostólicos (1 Co 14.36,37).

Os coríntios deixaram de perceber a necessidade absoluta da verdade apostólica, do amor e dos padrões da piedade (1 Co 6.9,10; cap. 13); passaram a exercitar erroneamente os dons do Espírito (1 Co caps. 12; 14); profanar a Ceia do Senhor (1 Co 11.20-34), e distorcer a mensagem do evangelho (1 Co 1.18-31)1.

Fomos chamados por Deus para uma mudança de vida, onde a velha criatura deve ser abandonada com as suas práticas (2 Co 5.17; Gl 2.20), de modo que passamos a viver como regenerados pelo Espírito Santo em constante busca pela santificação (Jo 3.1-8; Hb 12.14).

Aquele que, após ser alcançado pela mensagem do evangelho da cruz, permanecer em suas velhas práticas sem renúncia ou possuir uma renovação de mente (Rm 12.1,2), este não pode ser chamado de maduro na fé. “Os cristãos espirituais são cristãos maduros; são primeiramente distintos dos carnais”4.

O PERIGO DA ESTAGNAÇÃO NA FÉ

O próprio Jesus adverte que qualquer igreja que tolera dentro da sua comunhão as práticas iníquas deste mundo ou a distorção da verdade bíblica, será rejeitada por Ele e perderá seu lugar no Reino de Deus.

À tal igreja, o Espírito chama ao arrependimento sincero (1 Co 5.2), à separação do mundo (2 Co 6.16-18) e a “aperfeiçoar a santificação no temor de Deus” (2 Co 7.1)1.

Paulo transmite um alerta aos corintos: existe um grande perigo em viver longe dos reais princípios de Deus. Aquele que nega o fundamento principal da igreja que é Cristo, está sentenciando-se a uma eternidade longe do Salvador do mundo.

Estagnar na fé é abandonar a carreira que nos foi proposta. Quando pensarmos em desistir, devemos olhar para Cristo.

Quando o mundo tentar invadir o nosso ser, devemos nos revestir da armadura de Deus para que possamos resistir as investidas do Diabo contra nossas almas.

Um cristão que não busca o crescimento espiritual, deixando os perigos dessa vida e a aparência do mal os iludir, ainda necessita de amadurecer na fé e colocar a Palavra de Deus escondida em seu coração, a fim de que ele possa vencer no dia mau.

Esperando Jesus voltar hoje!

Dc. Antonio Vitor de Lima Borba

Referências:

1 – STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

2 – Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

3 – HORTON, Stanley M. I e II Coríntios. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

4 – ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Fonte: https://portalebd.org.br/classes/jovens/6424-licao-6-a-imaturidade-espiritual-dos-corintios-ii

Blog do comentarista do trimestre Pr. Natalino das Neves: https://natalinodasneves.blogspot.com/

Vídeo 01: https://youtu.be/aMqlmPcwYVo

Vídeo 02: https://youtu.be/usN5KOzp22Q

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading