Sem categoria

Jovens – Lição 08- Fé para crer que Deus não criou o mal

INTRODUÇÃO

O ser humano não deve desobedecer a vontade divina, pois, as consequências da desobediência a Deus, sempre será catastrófica para a humanidade.

Nesta lição conceituaremos o termo “mal” (moral e natural)¹, conheceremos a origem do mal (no meio dos anjos e da humanidade)², veremos o problema do mal no seio da sociedade³, entenderemos o problema do sofrimento4, e finalizando o nosso estudo compreenderemos o problema do pecado e a solução de suas consequências5.

1.CONCEITO DO TERMO “MAL”

1.1.CONCEITO DO TERMO “MAL MORAL”

É a ação de perversão e desumanidade praticada por um ser humano contra os seus semelhantes que sob o domínio de sua vontade tem como objetivo trazer um prejuízo de qualquer ordem ao seu próximo.

1.2.CONCEITO DO TERMO “MAL NATURAL”

São os males resultantes de fenômenos da natureza, tais como, enfermidades, mortes, terremotos, maremotos, acidentes naturais, mudanças climáticas que trazem prejuízos de qualquer ordem a humanidade.

2.A ORIGEM DO MAL

Podemos estabelecer que o “Mal” surge basicamente em duas dimensões sendo a primeira no meio celestial através dos anjos e a segunda no meio terrenal através de Adão e Eva.

2.1.NO MEIO DOS ANJOS

O mal foi introduzido no universo por um anjo chamado Lúcifer que em seu íntimo desejou ser maior do que “Deus” e para isso realizou uma rebelião contra o Senhor e seu reino levando milhares e milhares dos anjos criados pelo Senhor a saírem de seu estado de santidade para um estado permanente de decaimento maligno ficando contra tudo o que é de Deus. (Ap 12:7-9).

2.2.NA HUMANIDADE

O mal na terra foi introduzido no seio da humanidade pela ação da desobediência de Adão e Eva a Deus na seguinte cronologia dos fatos e acontecimentos:

2.2.1.O SEDUTOR E A SEDUÇÃO

Satanás de forma sagaz se apresenta de forma sedutora a Eva, a mãe de toda a humanidade, e esta apresentação se dar com o seu instrumento mais eficaz de enganação, a palavra mentirosa, contrapondo a ordenança do Senhor Deus.(Gn 3:1-5).

2.2.2.A INFRAÇÃO DA ORDEM DIVINA

Quando desobedeceram a Deus, Adão e Eva, instantaneamente morreram espiritualmente e atingiram a degradação moral de caráter, acusados pelas suas próprias consciências e então remediaram este estado de morte espiritual com vestes de folhas de figueiras tipificando uma ineficiente religiosidade de purificação. (Gn 3:6-7)

Neste contexto Eva foi enganada pelo Diabo, mas Adão não foi enganado, pois, fora ele que recebeu pessoalmente de Deus a ordem de não comer do fruto da árvore do bem e do mal que estava bem no meio do Jardim do Éden. (Gn 2:15-17; 1 Tm 2:14).

2.2.3.O INQUÉRITO DIVINO

O Senhor em sua perfeita e absoluta onisciência já sabendo da maldita desobediência de Adão e Eva busca conversar com eles no jardim, na viração do dia, e percebe que eles

estavam escondidos detrás das árvores em estado de degradação moral e com o sentimento de medo, coisas que não existiam no paraíso e agora mancharam esta relação e comunhão com Deus. O Senhor então confirma que seus dois filhos o desobedeceram e comeram do fruto proibido. (Gn3:8-11).

2.2.4.A DEFESA HUMANA

A defesa de Adão e Eva para o episódio é pífia, sem respaldo moral, estapafúrdia, pois, humanamente é impossível justificar o pecado. O primeiro casal criado em sua degradação moral, putrefatos espiritualmente se utilizam da mentira e de se acusarem mutuamente, colocando a culpa um no outro. (Gn 3:12-13).

2.2.5.AS CONSEQUÊNCIAS DO MAL DO PECADO NO MUNDO

Deus é amor, mas também é justo, Ele é um Deus de justiça e pela desobediência realizada pelo casal Adâmico proclamou severas sentenças sobre todos os agentes da criação que até hoje gemem a um só tempo.

Estas sentenças foram:

 – A serpente (rastejar sobre a terra para sempre);
– O Diabo (condenação eterna amarrado no lago de fogo e enxofre);
– Eva (aumento das dores de parto);
– Terra (foi amaldiçoada e passou a produzir cardos e abrolhos);
– Adão (dispender esforço físico para o seu sustento, morte física e espiritual, expulsão do Paraíso de Deus).

3.O PROBLEMA DO MAL NO SEIO DA SOCIEDADE

As mazelas reinantes indistintamente nas sociedades do mundo de geração a geração, tem como causa principal a prática do pecado pelo homem.

Doenças, injustiças sociais, corrupção, suborno, homicídios, roubos, etc., são frutos malignos da natureza pecaminosa do ser humano que tem como grave consequência a separação do homem da comunhão plena com o Senhor. (Mt 15:18-19).

Logo, vem a pergunta: Por que Deus sendo bondoso e onipotente permite que o mal cada vez mais esteja presente e atuante nas sociedades humanas?

Segundo, o teólogo R. N. Champlin (2011) menciona pelo menos cinco motivos para o mal continuar existindo no mundo, a partir de várias explicações recolhidas em vários lugares e pensamentos teológicos, a saber:

– Para servir de lição objetiva a humanidade;
– Para servir de punição contra o pecado;
– Para mostrar que praticar o bem é melhor que praticar o mal;
– Para mostrar o seu contraste com a verdade e bondade de Deus;
– Para mostrar que o homem depende de Deus para ter paz, bondade e que só em Deus temos a vida eterna.

4.O PROBLEMA DO SOFRIMENTO NO SEIO DA SOCIEDADE

Outra pergunta inquietante no seio da sociedade é: Por que existe tanta maldade que causa sofrimentos no mundo ?

Uma lei espiritual permanente explica a consequência das escolhas que os seres humanos fazem em sua jornada de vida que associado ao enganoso coração humano resulta na colheita de coisas boas ou coisas más. (Gl 6:7; Jr 17:9-10).

Segundo, o teólogo R. N. Champlin (2011) menciona pelo menos doze motivos para explicar a existência e permanência do sofrimento no mundo, a saber:

– Conscientizar-nos que somos dependentes de Deus e não de nós mesmos;
– Promover a solidariedade entre nós seres humanos nos sofrimentos;
– Compreender a essência do sofrimento e socorrer as pessoas que sofrem;
– Ensinar-nos sobre os valores dos ensinamentos espirituais;
– Indicar as escolhas erradas que fazemos;
– Mostrar a malignidade do pecado;
– Expurgar da nossa vida o pecado e as coisas que prejudicam a nossa espiritualidade;
– Experimentar a vitória sobre o pecado e as coisas ruins;
– Desenvolver e Fortalecer uma maturidade espiritual para enfrentamento das tribulações;
 – Obedecer a Deus e aperfeiçoar o modo de vida natural e espiritual;
– Compreender que a busca pela Glória de Deus é muito melhor que o sofrimento;

– Garantir que uma glória futura de vida eterna sem sofrimentos no céu com o Senhor.

5.O PROBLEMA DO PECADO E A SOLUÇÃO DE SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Pecado é um grande problema para a humanidade, porque nos afasta da presença de Deus, porém, Deus em seu infinito amor deu o seu Filho Jesus Cristo para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha vida eterna. Jesus salvou a humanidade da principal consequência do pecado, isto é, a total separação do homem de Deus.

O apóstolo Paulo faz (Rm 5:15-21) uma comparação contrastante entre a ação pecadora do homem e a ação da graça do Senhor Jesus para com toda a humanidade, a saber:

Nº Rm 5 Ação pecadora de Adão Ação da graça do Senhor Jesus
1 V.15 Pelo pecado de Adão muitos morreram Por Cristo muitos receberam a graça abundantemente

2 V.16 Por uma só ofensa de Adão veio o julgamento e a condenação eterna Por muitas ofensas a Cristo veio a graça e a justificação.

3 V.17 Por uma só ofensa de Adão veio a morte Pela justiça e graça de Cristo muitos viveram eternamente e reinaram com Ele

4 V.18 Por um ato de ofensa veio a condenação de todos Por um ato de justiça veio a justificação de todos.

5 V.19 Pela desobediência de Adão muitos foram feitos pecadores Pela obediência de Cristo muitos foram feitos justos.

6 V.20 A Lei aponta o pecado no homem Onde existe o pecado, existe a graça divina para aniquilar o pecado

7 V.21 O pecado reina pela morte A graça reina pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que apesar das diversas e polêmicas discussões teológicas sobre o tema, o mal não teve origem em Deus, e sim nos anjos decaídos e no ser humano, no que é corroborado pelo conceito do mal em suas dimensões moral e natural. Aprendemos

também sobre o problema do mal no seio da sociedade com pelo menos cinco possíveis explicações de sua existência segundo as variegadas visões humanísticas e teológicas.

Outro ponto discutido em nossa lição foi o problema do sofrimento no seio da sociedade com pelo menos doze motivos de sua existência.

E por fim, pela compaixão, bondade, amor, graça e misericórdia de Deus entendemos o problema do pecado e a solução de suas consequências na pessoa única e exclusiva de Jesus Cristo.
Shalom Adonai!

PROF. LUCAS NETO


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.
CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 11 ed. vol. 5 e vol. 6 São Paulo. Hagnos, 2011.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/adultos-videoaulas-2022/

Vídeo: https://youtu.be/V2guWdHKj-Y

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading