Sem categoria

Jovens – Lição 11 – A forma do culto

capaeditadajovensnova

INTRODUÇÃO

A Liturgia religiosa deve ter como premissa o louvor e a adoração somente a Deus a partir de procedimentos que promovam princípios e diretrizes para a ordem de culto a Deus. Nesta lição estudaremos sobre o comportamento individual e coletivo da igreja para um verdadeiro culto a Deus segundo exposição da Santa Bíblia.


Para acessar os slides referente a esta lição click aqui

INTRODUÇÃO

A Liturgia religiosa deve ter como premissa o louvor e a adoração somente a Deus a partir de procedimentos que promovam princípios e diretrizes para a ordem de culto a Deus. Nesta lição estudaremos sobre o comportamento individual e coletivo da igreja para um verdadeiro culto a Deus segundo exposição da Santa Bíblia.

I – LITURGIA

  1. DEFINIÇÃO DE LITURGIA

É um conjunto de sucessivos procedimentos eclesiásticos visando a formatação de um culto racional a Deus de forma organizada e com ordem pública para benefício de uma coletividade.

  1. A CONSAGRAÇÃO DO CULTO RACIONAL

No primeiro versículo do capítulo 12 da carta aos romanos, o apóstolo Paulo nos convida a nos apresentarmos a Deus com relação ao nosso corpo em primeiro lugar, como sacrifício vivo, em segundo lugar, santo, e em terceiro lugar, agradável a Deus que tipifica um culto racional.

Vamos compreender melhor estes três estados que o salvo em Cristo deve ser e viver, e ainda, pragmaticamente entender a forma de alcançar estes três estados:

2.1. UM CORPO COMO SACRIFÍCIO VIVO

O nosso corpo é o templo e habitação do Espírito Santo e por isso deve ser apresentado todos os dias a Deus no altar do Senhor, puro, sem mácula, sem pecado, segundo a imagem e semelhança de Deus e isto em sacrifício vivo, ou seja, viver irrepreensivelmente para Deus de modo a glorificá-lo sempre. (1 Co 3:16-17; 6:19-20)

2.2. UM CORPO SANTO

Na verdade a nossa apresentação diante de Deus deve ser com o corpo, alma e espírito irrepreensíveis, porém, é através do corpo que pecamos e é precisamente por isso que devemos ter um corpo santo (separado do pecado). (1Ts 5:23-24; Rm 7:14-25)

2.3. UM CORPO AGRADÁVEL A DEUS

Cristo se entregou na cruz por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave.

Como autênticos e verdadeiros cristãos vivamos uma vida consagrada a Deus através de nossos atos e comportamentos íntegros e ilibados, pois, isto é agradável a Deus. (Ef 5:1-2)

  1. O CULTO RACIONAL

Somente pela misericórdia de Deus podemos nos apresentar diante dEle como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o nosso culto racional.

Logo, urge a pergunta: Como ter espírito, alma e corpo irrepreensíveis na condição de um culto racional?

Certamente a resposta satisfatória a esta pergunta é o de santificar-se na totalidade (espírito, alma e corpo) segundo a pureza moral, a integridade e o amor de Deus, virtudes que devemos imitar, e também ser cheio do Espírito Santo.

3.1. A PUREZA MORAL DE DEUS

licao-jovensfigura-2

3.2. A INTEGRIDADE MORAL DE DEUS

A integridade tem uma interface direta com a ética e com a incontestável conduta correta oriunda de sua santidade, retidão e justiça, refletida na sua pureza moral.

imagem-3

3.3. O AMOR DE DEUS

O amor além de ser um sentimento ou uma emoção da alma, do ponto de vista bíblico, pode ser definido como um comportamento sacrificial para com uma outra pessoa ou consigo mesmo, ou seja, é uma completa doação de um ser a outro sob todos os aspectos de forma incondicional visando o bem estar social e espiritual de todos.

A manifestação do amor ágape de nós para com o próximo não é opcional, na realidade é uma ordenança do Senhor Jesus e para isso, devemos ter este amor inundando o nosso coração segundo o presidir do Espírito Santo em nosso ser, segundo a nossa integral absorção do caráter de Cristo. (1 Jo 4:7-21)

A Bíblia Sagrada menciona na (1 Co 13:4-8), as seguintes virtudes do amor: paciente, benigno, não invejoso, não se ufana, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não se irrita (exaspera), não suspeita o mal, não folga com a injustiça e folga com a verdade.

3.4. SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

O nosso corpo é o Templo e habitação do Espírito Santo e portanto Ele mora em nosso ser, o Espírito Santo está dentro de nós e por isso jamais devemos permitir que o nosso corpo seja profanado pelas imundícias do pecado, porque a luz não se mistura com as trevas. (1 Co 6:19-20).

O apóstolo Paulo determina a nos encher do Espírito Santo.(Ef 5:15-18). Ocorre uma diferença entre ter o Espírito Santo morando em você e ser cheio do Espírito Santo.

Então, o que significa ser cheio do Espírito Santo? Quando estamos cheios do Espírito Santo temos as seguintes virtudes atuando em nós para a Glória de Deus, segundo o próprio apóstolo Paulo na carta aos efésios:

imagem-04

4- A RENOVAÇÃO DA MENTE

O apóstolo Paulo no segundo versículo do capítulo 12 da carta aos romanos nos diz que o culto racional a Deus só será apresentado dia a dia se tivermos uma mente renovada pelo Espírito Santo, ou seja, os valores do mundo contrários a vontade de Deus não tem domínio sobre nós, pois, ao vivermos segundo os preceitos exarados na Santa Bíblia, na oração, no jejum, se consagrando ao Senhor, seremos capazes em nossa alma (mente) discernir entre o que é profano e espiritual, fazendo sempre a vontade de Deus, sendo a sua imagem e semelhança (Rm 12:2).

Na prática para ter uma mente renovada em Cristo, não devemos agir segundo a carne, mas, agir segundo o Espírito. Logo:

4.1. NÃO DEVEMOS SER DOMINADOS PELAS CONCUPISCÊNCIAS DA CARNE

A Bíblia Sagrada apresenta desqualificações inerentes a pessoas que vivem na carne, classificando-as como pessoas que não podem se relacionar com o seu próximo e muito menos com Deus.

Estas 15 desqualificações estão tipificadas nas chamadas obras da carne que são:

– prostituição,
– impureza,
– lascívia,
– idolatria,
– feitiçarias,
– inimizades,
– porfias,
– ciúmes,
– iras,
– discórdias,
– dissensões,
– facções,
– invejas,
– bebedices e
– glutonarias (Gl 5:19-21).

4.2 . DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus.

Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito, que são: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gl 5:22-23)

4.3. DEVEMOS SERVIR A DEUS COM ALEGRIA E GRATIDÃO

1- Quando estamos em comunhão com Deus, sempre somos renovados dia a dia (2 Co 4:16);

2- Iluminamos o mundo e o mundo enxerga Jesus em nós e somos purificados(Mt 5:14);

3- Contagiamos a tudo e a todos com a mensagem da salvação do Evangelho de Jesus Cristo;

4- Geramos em nossos relacionamentos o amor de Deus e agimos a nossa fé;

5- Desejamos a volta de Jesus Cristo.

II – O PROBLEMA DO CULTO EM CORINTO

No sentido coletivo a igreja de Corinto apesar de ter os dons espirituais, esta carecia de uma organização mais firme, pois, a exacerbação de manifestações de seus membros estavam a prejudicar coletivamente a adoração e ao culto racional a Deus. (1 Co 14:26-33)

Não mencionaremos as desqualificações da igreja de Corinto já explícitas pelo Apóstolo Paulo nas cartas enviadas a esta igreja, porém, vamos no deter e tomar como modelo de administração, doutrina, liturgia e assistência social a igreja neotestamentária como um todo para imitarmos em nossos cultos.

A igreja de Jerusalém se iniciou por ocasião do Pentecostes onde os apóstolos e alguns discípulos de Jesus estavam no cenáculo em oração, conforme a ordenança do Senhor Jesus, e nesta ocasião foram cheios do Espírito Santo e pregaram a todos estrangeiros que estavam na cidade sobre as grandezas de Deus.(At 2:1-13).

1- CARACTERÍSTICAS DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

Esta Igreja de Jerusalém experimentou um crescimento vertiginoso e em pouco tempo passou dos 120 membros de seu início no cenáculo para uma multidão espalhada na região. (At 5:12-16; At 9:31) Neste contexto, examinaremos à luz da Bíblia as características básicas da igreja de Jerusalém:

imagem-05

III – LITURGIA, FORMALISMO E EXIBIBIONISMO

A liturgia eclesiástica no conjunto da obra não pode levar a igreja a um formalismo que venha a promover a previsibilidade de culto e cansaço mental dos adoradores. Por outro lado a falta de controle da liturgia pode levar a manifestações puramente humanísticas que em nada tem a haver com o espiritual, tratando-se de exibições que mancham o culto a Deus. Melhor é escolhermos a liturgia empregada pela avivada igreja neotestamentária que de forma leve, centrada em Deus, com liberdade para o agir do Espírito Santo crescia na graça e no conhecimento.

IV – CONCLUSÃO

O culto racional a Deus perpassa por condutas espirituais de caráter individual e coletivo para formatar uma igreja avivada e centrada na adoração do único e verdadeiro Deus Yahweh.

Site texto: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/4t_2016_jovens_lic3a7c3a3o_11_a-forma-do-culto.pdf  – Acesso em 07 dezembro de  2016.

Slide: http://portalebd.org.br/attachments/article/2127/4T2016_L11_jovensslideslucasneto.pdf – Acesso em 05 de dezembro de 2016.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=FHi4bpHT6o8 – Acesso em 05 de dezembro de 2016.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=LigowbHJvbI – Acesso em 05 de dezembro de 2016.

Video 03: https://www.youtube.com/watch?v=AKdfyXFEhuM – Acesso em 05 de dezembro de 2016.

Video 04: https://www.youtube.com/watch?v=-3HFUZyEhCo – Acesso em 05 de dezembro de 2016.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading