Jovens – Lição 2 – A obediência como adoração
Obediência, do grego – literalmente formada por duas outras palavras gregas abaixo de) e (ouvir).
Para acessar os slides referente a esta lição click aqui
INTRODUÇÃO
Obediência, do grego – literalmente formada por duas outras palavras gregas abaixo de) e (ouvir). Numa construção rigorosa teríamos como resultado da união destas duas palavras algo como “humildemente ouvir a”, “colocar-se debaixo daquilo que se ouviu”.
A partir desta observação etimológica pode-se perceber que obediência é algo imprescindível para qualquer pessoa que deseje relacionar-se com Deus.
Na verdade, tal análise ajuda-nos a compreender mais plenamente aquilo que significa obedecer, e desta maneira, perceber que somente há adoração onde houver obediência; e que a verdadeira obediência traz consigo princípios basilares para a verdadeira adoração.
Por exemplo, não há adoração sem submissão. Há na Bíblia inúmeras referências à ideia de que a soberba e a arrogância são absolutamente rejeitadas pelo SENHOR (Sl 12.13; 59.12; Pv 8.13; 13.10).
Por isso, se alguém de fato deseja manter um relacionamento verdadeiro com Deus precisa, necessariamente, esvaziar-se de si mesmo, negar todo tipo de orgulho, e reconhecer que somente a uma pessoa deve-se render toda honra e glória, apenas ao Senhor de todas as coisas.
Um outro modo de perceber a obediência, é toma-la como sinônimo de humildade. Somente os humildes obedecerão, pois uma suposta obediência sem simplicidade não passa de passividade, arrogância reprimida.
Assim sendo, na primeira oportunidade que tiver, aquele que segue orientações, mas não é tomado por humildade, tornar-se-á um desobediente cínico.
A humildade, desta maneira, é a manifestação relacional de um caráter revestido de obediência.
A capacidade de, como uma ingênua e humilde criança (Mc 10.13-15), obedecer a Deus é a manifestação histórica de alguém que adora a Deus.
Compreender-se incompleto e estruturalmente dependente, é um dos modos de aproximar-se do criador por meio de uma profunda relação de adoração.
Como um terceiro exemplo, da riqueza conceitual que a análise do termo obediência proporciona-nos, pode-se destacar que obedecer está intimamente relacionado com a capacidade de ouvir.
A capacidade de escutar, traz implícita a si, a necessidade de reconhecimento da dignidade e importância do outro. Somente alguém que é idôneo para olhar na face do outro, conseguirá ouvi-lo, e por isso desenvolver um relacionamento de obediência.
O oposto do obediente é o autossuficiente. Quem se considera autossuficiente não ouve ninguém; um ego tão doentio assim não está apto para a experiência da adoração a Deus.
Levando em consideração este aspecto, obedecer a Deus significa continuamente ouvi-lo, reconhece-lo como alguém que deseja doar de Sua majestosa dignidade a nossa condição miserável e limitada, e assim possuir intimidade com Ele.
Foi sobre esta peculiar relação – obediência e intimidade – que Jesus referia-se em Jo 10.1-5. Somente aqueles que experimentam uma real convivência com o Pai é apto para obedientemente ouvir a voz do “Bom Pastor”, e assim, conhecer o real significado da adoração.
A condição do obediente estará muito perto do estado do adorador, porque aquele que obedece, por meio de sua postura favorável ao desenvolvimento de um mundo melhor, por meio do cumprimento de leis e princípios sociais, estará adorando a Deus com seus relacionamentos.
A adoração não se restringe a um tema religioso, de vivência limitada ao espaço geográfico dos santuários, na verdade, a adoração contempla todas as áreas de nossas vidas, por isso, uma vida de obediência a Deus, será também, uma experiência de vida ordeira na sociedade na qual estamos inseridos.
A adoração como obediência ensina-nos a perceber que o emaranhando de nossos relacionamentos, em todos os âmbitos possíveis, interessa diretamente a Deus.
Subsídio feito pelo próprio comentarista da Revista, Pastor Thiago Brazil.
Site texto: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/jovens/442-02-10-2016jovens – Acesso em 04 de outubro de 2016.
Slide: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/4t_2016_jovens_lic3a7c3a3o-2_a-obedic3aancia-como-adorac3a7c3a3o.pptx – Acesso em 06 de outubro de 2016.
Video 01: Gabriel Raso – https://youtu.be/R6Qs-Myrzcg – Acesso em 04 de outubro de 2016.
Video 02: Canal da Escola Dominical EBD – https://www.youtube.com/watch?v=PTEtxWzBCoQ – Acesso em 05 de outubro de 2016.