Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 2 – FÉ PARA CRER QUE A BÍBLIA É O LIVRO DE DEUS

1.1.INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para toda a humanidade registrada em escritos realizados por homens sob a inspiração do Espírito Santo, na qual, estão contidos os preceitos divinos para uma jornada segura e feliz na vida social, moral e espiritual para qualquer pessoa que nela creia.

Nesta lição definiremos o termo Bíblia¹, identificaremos as características redacionais exclusivas da Bíblia² e finalizando o nosso estudo veremos a composição dos livros da Bíblia Sagrada³.

1.DEFINIÇÃO DO TERMO BÍBLIA

1.1. DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA

Considerando o termo grego “Bíblos” esta palavra significa uma coleção de livros agrupados de forma única e sistematizada, ou seja, a Bíblia é uma composição de vários livros, ou seja, uma biblioteca.

1.2.DEFINIÇÃO ESPIRITUAL

A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para toda a humanidade registrada em escritos realizados por homens, sob a inspiração do Espírito Santo, na qual, estão contidos os preceitos divinos para uma jornada segura e feliz na vida social, moral e espiritual para qualquer pessoa que nela creia. (2 Tm 3:14-17).

2.CARACTERÍSTICAS REDACIONAIS EXCLUSIVAS DA BÍBLIA

A Bíblia Sagrada é a principal fonte onde Deus se revelou para a humanidade, pois, o ser humano com toda a sua inteligência não é capaz de conhecer o Senhor em toda a sua plenitude e assim faz-se necessário que o conheçamos segundo o que Ele fala nas Sagradas Escrituras. Leia a Bíblia!

2.1.A REVELAÇÃO DA BÍBLIA

Deus é amor e com base nesta virtude, o Eterno resolveu revelar sobre si mesmo e principalmente revelar a sua vontade na forma escrita, pois, o verdadeiro autor intelectual e espiritual da Bíblia Sagrada é o Espírito Santo, e assim homens escolhidos por Deus registraram o que Deus revelou não só a eles, mas, por extensão a toda a humanidade. (2 Pe 1:20-21).

Considere-se também que o Eterno têm-se revelado a humanidade através da história humana, da nossa consciência, da própria natureza criada e a sua principal revelação que veio na pessoa de Jesus Cristo. (Hb 1:1-2).

2.2.A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA

O Eterno como autor intelectual e espiritual das Escrituras escreveu a Bíblia utilizando como meio material “Homens inspirados pelo Espírito Santo”, ou seja, o Eterno conduziu os escritores, cada qual com as suas virtudes e limitações, a escrever o que Espírito Santo julgou ser revelado para a humanidade.

A harmonia dos escritos bíblicos dos 40 autores materiais da Bíblia elaborados em diferentes épocas com larga diferença de anos tipifica a precisão e exatidão das Palavras que o Espírito Santo desejou registrar nas Escrituras utilizando sonhos, visões, a voz de Deus, experiências humanas, etc.(1 Co 2:12-13).

2.3.A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

Deus é Santo e Perfeito e sendo o Espírito Santo o autor intelectual e espiritual da Bíblia Sagrada esta também se apresenta numa configuração de perfeição, isto é, não contém erros em seus aspectos teológicos, históricos, epistemológico (estudo do conhecimento / ciências), mas sobretudo, espiritual, se caracterizando como absolutamente Confiável e Verdadeira. (Mt 5:18).

3.COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA

A Bíblia Sagrada é composta por 66 livros dividida em duas subcoleções de livros, sendo a primeira denominada de “Antigo Testamento” com 39 livros e a segunda denominada de “Novo Testamento” com 27 livros.

3.1.O ANTIGO TESTAMENTO

O antigo testamento se configura predominantemente como uma aliança pactuada entre Deus (o criador de todas as coisas) e Israel (a nação escolhida para ser um modelo sacerdotal para as demais nações) de forma a revelar quem é Deus, seus atributos morais e naturais, sua vontade que deve ser obedecida pelos homens, suas bênçãos e cuidados para com o povo escolhido para se relacionar com Ele e adorá-lo.

3.1.1.SUBDIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O antigo testamento possui 39 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:

 – Pentateuco também conhecido por Torá (termo hebraico) composto por 5 livros, contêm leis e instruções que Deus deu a Moisés para Israel e a consolidação da aliança de Deus com esta mesma nação visando esta ser uma nação sacerdotal e modelo para as demais nações quanto ao relacionamento e adoração ao Senhor Yahweh (nome hebraico de Deus).

– Livros históricos composto por 12 livros, contêm relatos da historicidade de Israel desde a conquista da terra prometida (Canaã), o tempo de governo de Israel por juízes, os períodos do reino unificado e dividido de Israel, a queda para os impérios mundiais da Assíria e Babilônia, o período do exílio babilônico, o retorno a terra prometida durante o império Persa e a história de duas mulheres de fé que ajudaram o seu povo diante de grandes aflições, no caso, Rute e Ester.

– Livros de Sabedoria e Poesia composto por 5 livros que exprimem em linguagem poética os atributos naturais de Deus (onisciência, onipresença e onipotência), bem como os seus atributos naturais (bondade, amor, justiça, paciência, etc.) e também registra conselhos práticos de ordem moral, social e espiritual para os homens se relacionarem com Deus e com o próximo.

– Livros Proféticos composto por 17 livros que nos mostra homens chamados por Deus para anunciarem a mensagem divina em diferentes épocas para o seu povo, diversos ouvintes e nações contendo advertências, exortações, julgamentos, sentenças, consolação, etc.

Destes 17 livros, 5 se referem aos chamados profetas maiores, pois, escreveram maior volume de mensagens em seus respectivos livros e 12 se referem aos chamados profetas menores, pois, escreveram menor volume de mensagens em seus respectivos livros.

O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento

3.2.O NOVO TESTAMENTO

O novo testamento se configura predominantemente como uma nova aliança pactuada entre Deus (Jesus) e toda a humanidade (judeus e não judeus/gentios) de forma a revelar que Jesus é o Messias revelado no Antigo Testamento que veio a este mundo na forma humana para salvar a humanidade da condenação eterna, redimindo os pecados destes, através da sua morte e derramamento de sangue na cruz do Calvário.
Além desta mensagem principal, os livros e cartas contidos no Novo Testamento, relatam a história da igreja primitiva e orienta as lideranças e seguidores sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

3.2.1.SUBDIVISÃO DO NOVO TESTAMENTO

O novo testamento possui 27 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:

– O Evangelho de Cristo composto segundo a ótica de 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) que relatam a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo e o livro de Atos que relata a história da igreja primitiva do primeiro século, perfazendo um total de 5 livros.

– As cartas do Apóstolo Paulo composta de 13 cartas, sendo 9 cartas endereçadas as igrejas constituídas pelo referido apóstolo no mundo antigo conhecido e 4 cartas para lideranças pastorais que orientam as igrejas, lideranças e membros sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

– As cartas gerais composta de 8 cartas escritas por líderes da igreja para orientar lideranças e membros das igrejas sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.

– O livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João registra as visões que ele teve na ilha de Patmos sobre os acontecimentos escatológicos dos últimos dias quando lá estava preso.

O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento

 

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que a Bíblia Sagrada é a principal fonte onde Deus se revelou na forma escrita para a humanidade, pois, o ser humano com toda a sua inteligência não é capaz de conhecer o Senhor em toda a sua plenitude. Quarenta Pessoas em épocas diferentes sob a inspiração do Espírito Santo (sopro de Deus) escreveram as revelações do Senhor nosso Deus. O Espírito Santo é o autor supremo das Escrituras.

Aprendemos que a doutrina da Bíblia é inerrante no sentido de ser harmoniosa e perfeita, pois, o seu autor, o Espírito Santo é Perfeito conferindo as Escrituras um caráter de confiabilidade e a absoluta Verdade divina. Por fim, vimos que a Bíblia é composta de 66 livros divididos em 39 livros para o Antigo Testamento e 27 livros para o Novo Testamento. Ame a Bíblia! Leia a Bíblia!

Shalom Adonai!


REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.
ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9818-licao-2-fe-para-crer-que-a-biblia-e-o-livro-de-deus-iii

Vìdeo: https://youtu.be/uCGtBBhpZKo 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading