Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 3 – FÉ PARA CRER QUE DEUS EXISTE

INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus se revelou ao homem, para nos mostrar quem Ele é e qual é a sua vontade na relação do divino com a criação.

Nesta lição conheceremos os ensinos bíblicos sobre a existência de Deus¹, identificaremos os atributos naturais e morais de Deus² e finalizando o nosso estudo veremos a essência das doutrinas do Teísmo e Deísmo³.

1.ENSINOS BÍBLICOS SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS

1.1.A EXISTÊNCIA DO DEUS CRIADOR

A Bíblia não apresenta uma sistematização teológica acadêmica para provar que Deus existe, porém, afirma de forma clara que existe um ser Supremo e que é o Criador do Universo e de tudo o que está contido nele, inclusive o ser humano, e que tudo pertence a Deus. (Sl 24:1-2).

O livro de Gênesis não é uma teoria e sim uma realidade que em seu primeiro capítulo e primeiro versículo assevera que “No princípio criou Deus os céus e a terra”, sendo este ato uma declaração afirmativa, que não está posta para averiguações, discussões, e muito menos para confirmação da veracidade ou não dos fatos narrados através de estudos de metodologia científica humanística. Esta realidade da criação só pode ser crida pela fé racional. (Gn 1:1; Hb 11:3)

1.2.A TRANSCENDÊNCIA E IMANÊNCIA DE DEUS

Esta declaração, “No princípio criou Deus os céus e a terra”, é soberana e aprouve a Deus registrar para a humanidade de todas as épocas que existe um Deus transcendente, ou seja, está muito acima da criação em sua santidade e bondade, e ao mesmo tempo,

existe um Deus imanente que está presente e ativo no ambiente das coisas criadas por Ele e se relaciona com toda a criação com ações de escolher, abençoar, ver, disciplinar, orientar, etc.(Is 40:25-31)

Nenhuma teoria humana pode refutar a declaração de que Deus criou tudo e a todos, a sua transcendência e imanência sobre a criação, porque foi o próprio Deus absoluto, soberano, poderoso, incomparável quem declarou isto. (Is 45:8-12).

2.OS ATRIBUTOS NATURAIS E MORAIS DE DEUS

A Bíblia Sagrada revela em suas páginas os denominados atributos de Deus, sendo estes subdivididos em atributos naturais, inerentes a Deus, ou seja, só Deus possui estes atributos e os atributos morais que são qualidades do caráter de Deus que o ser humano pode desenvolver em seu ser, sendo então, a imagem e semelhança de Deus.

2.1.OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS

Nº ATRIBUTO SIGNIFICADO DO ATRIBUTO

I Onisciência Deus sabe e conhece todas as coisas com perfeição (Sl 139:23).

II Onipresença Deus estar em todos os lugares de forma pessoal, ou seja, o universo e todas as coisas criadas estão contidas em Deus. (1 Rs 8:27; Jr 23:23-24).

III Onipotência Deus pode realizar todas as coisas. O Senhor tem poder para realizar e controlar todas as coisas, sendo este poder exercido de forma soberana e absoluta. (Mt 19:26).

2.2.OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS

O Caráter de uma pessoa se torna a imagem e semelhança do caráter de Deus quando esta pessoa exerce a ética e o comportamento moral na base das qualidades do Fruto do Espírito.

2.2.1.DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

Ter uma vida no Espírito não pode ser consolidado somente pela vontade humana, é preciso que sejamos cheios do Espírito Santo que analogicamente, é como uma jangada que tem sua vela hasteada e o vento ao soprar de encontro a vela configura o seu caminho serpenteando o mar.

O cristão deve ter a sua vida comandada, dirigida, presidida pelo Espírito Santo. O apóstolo Paulo confirma que na natureza humana existe um conflito entre os desejos carnais e o viver no Espírito.

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito. (Gl 5:22-23)


Deus é santo (separado do pecado), justo (só faz o que é certo), fiel (plena confiança) e misericordioso (tem compaixão), mas sobretudo, Deus é amor. Sejamos semelhantes a Deus em seus atributos morais! (1 Jo 3:1; 1 Jo 4:9-10).

3.A ESSÊNCIA DAS DOUTRINAS DO TEÍSMO E DO DEÍSMO

Duas doutrinas se contrapõem para tipificar o relacionamento de Deus com a criação. Enquanto o Teísmo se notabiliza por defender a existência de um Deus que intervém na natureza criada e na história da humanidade desde o princípio, o Deísmo se notabiliza pela negação do teísmo defendendo que Deus criou todas as coisas e deixou tudo a sua própria sorte sem qualquer intervenção divina.

A Bíblia em suas sagradas linhas caracteriza Deus como o Eterno (não possui princípio e nem fim) e que intervém na natureza criada e na história da humanidade desde o princípio. Vamos tipificar o teísmo por meio dos nomes de Deus, a saber

3.1.NOMES DE DEUS EM SUA AÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

No Antigo Testamento quando Deus realizava sinais, prodígios e maravilhas numa intervenção direta para benefício de uma pessoa, de uma comunidade, ou mesmo de um povo, normalmente se dava um nome que representasse fielmente o que Deus fez naquele momento.

A Bíblia traz em seu bojo uma série de nomes que tipificam as ações de Deus em um determinado acontecimento não sendo estes os nomes pessoais de Deus, mas tão somente, nomes que representam as suas ações materializadas em benefícios para o homem. Vejamos alguns nomes de Deus, denominados nomes derivados e seus respectivos significados combinados com o nome Jeová.

 

“Elohim” é o primeiro nome em que Deus é apresentado na Bíblia Sagrada, cujo significado é “Deus criador e poderoso”, sendo este nome o plural de Eloah (Deus forte e poderoso). Alguns estudiosos da Bíblia apregoam que Elohim ratifica a doutrina da Trindade (Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo), outros porém, defendem que Elohim é um superlativo, ou seja, uma ênfase na declaração do poder de Deus representado em Eloah

O nome “EL” considerado um nome genérico que significa ser primeiro, ser Senhor, ser Poderoso foi utilizado para designar falsos deuses das religiões pagãs e por esta causa a Bíblia traz esta palavra combinada com palavras hebraicas para distinguir o Deus verdadeiro destes deuses que não são deuses. Dentre estes nomes temos:

CONCLUSÃO

Nesta lição aprendemos que a Bíblia Sagrada afirma que existe um Ser Supremo que é criador do universo e de tudo o que está contido nele, inclusive o homem.

Compreendemos que Deus é transcendente, isto é, está muito acima da criação em sua santidade e bondade, e ao mesmo tempo é imanente, ou seja, está presente e ativo no ambiente das coisas criadas por Ele e se relaciona com toda a criação com ações de escolher, abençoar, ver, disciplinar, orientar, etc.

Aprendemos também sobre os atributos naturais de Deus, onisciência (conhece todas as coisas), onipotência (pode todas as coisas) e onipresença (todas as coisas está contida nele) e também sobre os atributos morais tipificados pelas nove virtudes do Fruto do Espírito, (amor, alegria, bondade, benignidade, fidelidade, domínio próprio, mansidão, paciência e paz).

Por fim através dos nomes de Deus contemplamos o seu poder de agir e de se relacionar com toda a criação que define a doutrina do teísmo.

Shalom Adonai!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

ALVES, Leandro Alves. A Prova da Vossa Fé: Vencendo a Incredulidade para uma vida Bem-sucedida. Jovens / 4º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9850-licao-3-fe-para-crer-que-deus-existe-iii

Vídeo: https://youtu.be/EGJwwe4vsDE

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading