Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 5 – A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA

INTRODUÇÃO

Jesus em Jerusalém, a cidade Santa, nos mostra o poder e a autoridade da Sua Palavra que proferida cura instantaneamente um homem que sofria por causa da religiosidade e do tradicionalismo conservador.

Nesta lição abordaremos sobre a missão de Cristo em Jerusalém num determinado dia em seu ministério, identificaremos a primeira cura realizada por Jesus em Jerusalém em um sábado, finalizando o nosso estudo conhecendo os significados espirituais concernente a esta cura específica.

  1. A MISSÃO DE JESUS EM JERUSALÉM NUM DETERMINADO DIA 

Jesus sai da Galileia, onde  curara o filho de um oficial do rei, e vai para Jerusalém, o centro religioso judaico, no período de uma grande festa e realiza uma cura que em seu absoluto resultado anuncia explicitamente que a verdadeira fonte de vida plena e de cura chegara para Israel.(Jo 5:1-16)  

  1. A PRIMEIRA CURA REALIZADA POR JESUS NUM SÁBADO

O apóstolo João registra a cura de um paralítico realizada por Jesus num local repleto de enfermos, coxos, cegos e paralíticos à beira de um tanque, onde estes tinham a esperança de serem curados segundo uma tradição do mover das águas impulsionadas por um anjo neste tanque denominado Betesda, que quer dizer,“Casa de Misericórdia”, onde aquele que em primeiro lugar se lançasse nas águas seria curado.  

Jesus se dirige para este local estruturado com cinco pavilhões, cônscio que encontraria ali muito sofrimento, muitas dores, muitas desilusões.

Estava ali presente a verdadeira cura da alma, do corpo e do espírito de todo e qualquer ser humano que escolheu oniscientemente um homem paralítico deitado numa cama que jazia há 38 anos com esta limitação integral de mobilidade.

Jesus pela Sua Palavra proferida com poder e autoridade cura o paralítico num dia de sábado quebrando o legalismo reinante e de dominação dos líderes farisaicos religiosos.(Jo 5:1-16)

 Neste contexto, vamos estudar os ensinamentos espirituais deste episódio que aniquilou com a tradição religiosa judaica que envolta em seu formalismo demonstrava fragilidade e inutilidade, pois, a fé deles estava centrada numa diversa esperança á parte da pessoa de Jesus Cristo.

  1. OS ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS ORIUNDOS DA CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA

 3.1. Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. (Jo 5:1).

 O apóstolo João não menciona ao certo qual seria esta festa, entretanto, estudiosos aludem esta festa como sendo a Páscoa, ou a festa de Pentecostes, ou a festa dos Tabernáculos por serem estas as três grandes festas realizadas na cidade Santa de Jerusalém onde afluíam grandes multidões de todos os lugares. (Lv 23:1)

3.2. Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. (Jo 5:2)

 

A cidade de Jerusalém na época de Jesus em todo o perímetro do muro que a cercava possuía 12 portas e a Porta das Ovelhas era a porta destinada a entrada do gado ou ovelha para o sacrifício no Templo. Junto a esta porta, existia o tanque de Betesda cujo nome significa “Casa de Misericórdia”. (Ne 3:1)

3.3. Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. (Jo 5:3-4).

 Naqueles 5 pavilhões homens e mulheres feridos no corpo e na alma corriam para uma esperança de cura e libertação da escravidão impostas pelas enfermidades.

Havia no coração de cada um segundo uma crença sincera, o contemplar a possibilidade de ser curado.

 Estudiosos defendem que as águas contidas naquele tanque eram águas terapêuticas advindas de um fonte através de canais subterrâneos e possivelmente pelas experiências anteriores de cura realmente este tradicionalismo religioso apresentava o resultado esperado, porém, de forma limitada, pois,

só curava uma pessoa de cada vez que tivesse a percepção e agilidade de entrar no tanque antes de qualquer outro indivíduo com as águas agitadas e em intervalo de tempo ao acaso não estabelecido sistematicamente.

Em certa ocasião, Jesus promoveu pelo seu poder a cura de um cego ordenando-lhe que lavasse os seus olhos no tanque de Siloé que recebia águas da fonte de Giom que se acreditava com características terapêuticas, possivelmente a mesma fonte que abastecia o tanque de Betesda. (Jo 9:5-8).

 3.4. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. (Jo 5:5).

 Apesar de sofrer por 38 anos com a paralisia de seus membros inferiores, este homem não se acomodou com esta condição, pois, acreditava com grande esperança que se conseguisse entrar no tanque de Betesda, antes de qualquer pessoa, quando da agitação das águas seria curado.

Sem dúvida, aquele homem paralítico agia com perseverança apesar das dificuldades de se locomover de casa para a porta das ovelhas e de lá para o tanque todos os dias. Existia no coração desse homem a fé numa causa sobrenatural, uma esperança para sua cura. Que haja em nós perseverança, esperança e fé em Jesus Cristo.(Ef 2:1-10).

 3.5. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? (Jo 5:6)

 O Caminho, a Verdade e a Vida chega no tanque de Betesda. Jesus em sua onisciência escolhe aquele homem em meio a uma multidão para realizar nele uma grande maravilha quebrando o tradicionalismo religioso.

Jesus queria mudar a vida daquele homem para melhor. A verdade que cura faz uma pergunta óbvia de resposta, pois, a vontade do homem era obter a cura corroborada pela sua presença no tanque de Betesda. (Jo 14:6; Lc 4:40-44).

 3.6. Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era dia de sábado. (Jo 5:7-9)

 O homem enfermo em um lapso de tempo antever apenas a dificuldade em alcançar a sua bênção de cura relatando para Jesus que não tinha ninguém para colocá-lo no tanque de Betesda, porém, Jesus com poder e autoridade faz três ordenanças que o paralítico não estava acostumado a ouvir e fazer.

Jesus ordenou-lhe levanta, anda e carrega a sua cama. Neste instante a fé sobrenatural toma conta do coração daquele homem, e então, ele contempla o mundo espiritual e compreende que diante dele estava um poder de cura e salvação que sobrepujava as águas terapêuticas agitadas e ao crer na Palavra divina proferida se levantou, andou e carregou o leito numa dia de sábado se despindo de qualquer obediência aos preceitos religiosos que até então estava alienado.

O homem carrega a cama para se lembrar da ação divina em sua vida, a libertação de um leito de escravidão de 38 longos anos, pois, somente a graça de Deus é que nos basta apesar das aflições e adversidades da vida. (2 Co 12:7-10)

 3.7. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.

Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era porque Jesus se havia retirado, por haver gente naquele lugar. (Jo 5:10-13)

Os judeus apegados a regramentos religiosos que em nada acrescentam na edificação espiritual advertem ao homem que ele não poderia carregar o seu leito em dia de sábado, pois, o sábado era dia de descanso segundo a lei.

Tendo o homem experimentado a presença e a glória de Deus não se importou com o que dissera os judeus apoiados em seus preceitos religiosos. Não obedeceu aos judeus, mas tão somente obedeceu a Jesus. Nos importa mais obedecer a Deus do que aos homens. (At 5:29)

 3.8. Mais tarde, Jesus o encontrou no Templo e disse-lhe: Olha que já estás curado; não pequeis mais, para que te não suceda coisa pior. O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. (Jo 5:14-15) 

Jesus ao ter um encontro muito especial com este homem pela segunda vez não mais no pavilhão de sofrimento junto ao Tanque de Betesda, mas na Casa de Deus, ensina a aquele homem que ele estava curado não somente do corpo em sua paralisia, mas também na alma e no espírito, advertindo-o para que não pecasse mais se mantendo em santidade na Casa de Deus, por que o Senhor é Santo e quer que seus filhos sejam santos. (Lv 11:45).

3.9. E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado

 O cristianismo inaugura uma nova era livre de pesados fardos religiosos que não somos capazes de cumprir e em sua essência são inúteis para a transformação da alma e salvação de um ser humano.

Só em Jesus temos a vida eterna e certamente por sermos discípulos de Cristo seremos sempre perseguidos pelas forças malignas deste mundo. Entretanto devemos resistir, perseverar até o fim, porque em Cristo Jesus somos mais que vencedores. (2 Co 4:6-8)

 4 – CONCLUSÃO

A cura do paralítico sob a poderosa Palavra do Senhor Jesus sem a ação das águas agitadas do tanque de Betesda foi vista pelas milhares de pessoas que jaziam com dores no corpo e na alma naqueles pavilhões.

Embora a Bíblia não mencione certamente muitos daqueles que lá estavam a partir do testemunho vivo do ex-paralítico se converteram ao cristianismo e foram curados pelo Senhor Jesus em outras ocasiões.

Jesus sempre age no indivíduo para resgatar uma coletividade. Com o seu testemunho vivo aja para que sua família, seus amigos e desconhecidos se salvem em Nome de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor! Shalom Adonai !

 Referências:

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo Genebra. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado: versículo por versículo: Lucas, João: 1ª ed. São Paulo: Hagnos, 2002. v. 2.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/07/notas_3t_2018_jovens_lic3a7c3a3o-5_a-cura-do-paralc3adtico-de-betesda.pdf

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading