Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO  8 – O PAPEL DO LÍDER E A CONVIVÊNCIA CRISTÃ

INTRODUÇÃO

O chamado de Deus a um homem ou a uma mulher para liderar o seu rebanho requer exigentes virtudes morais e espirituais.

Nesta lição conheceremos os ensinos do apóstolo Pedro aos presbíteros, aos jovens e a comunidade cristã, finalizando o nosso estudo com um referencial de aconselhamentos morais e espirituais aos líderes, jovens, idosos(as), servos e mulheres para uma saudável convivência cristã.

1 – OS ENSINOS DO APÓSTOLO PEDRO

Na primeira carta de Pedro, capítulo 5, versículos 1 ao 14, o apóstolo registra conselhos aos presbíteros, aos jovens e aos crentes no concerne as sua relações interpessoais, as saber:

1.1. AOS PRESBÍTEROS

Os presbíteros eram homens consagrados a Deus de extrema experiência de vida e de liderança eclesiástica, o apóstolo Pedro, que também se denomina “presbítero, admoesta-os a pastorearem os servos de Deus com todo cuidado sem qualquer conduta gananciosa, ou de domínio, ou de força, sendo um referencial exemplar de comportamento entre os servos de Deus, isto é viver o que prega e pregar o que vive”.

1.2. AOS JOVENS

i. Sejam submissos, ou seja, obedientes aos anciãos que podemos incluir neste rol os líderes, pastores, pessoas de mais idade e principalmente os pais.

ii. Sejam respeitosos com todas as pessoas vivendo em paz e harmonia com todos.

iii. Sejam revestidos de humildade que neste contexto significa a disposição de não ser superior a ninguém e de servir sempre, guardando prontidão permanente de servir e não ser servido.

iv. Lancem sobre o Senhor Jesus toda a ansiedade advinda dos problemas, dificuldades, aflições, etc., pois Cristo tem cuidado com todos nós.

1.3. AOS SERVOS DE DEUS

i. Resistir firme na fé ao Diabo, pois somos indestrutíveis porque o nosso general é Cristo que nos aperfeiçoa, nos fortifica para o enfrentamento das ciladas de Satanás.

ii. Ajudar-se mutuamente em tudo não só no campo material como espiritual.

2 – O MODO CORRETO DE FALAR DO LÍDER (Tt 2:1)

Neste contexto, alguns pontos importantes em outras referências bíblicas atribuídas ao apostolo Paulo no que concerne a aconselhamentos para os líderes, jovens, idosos temos:

No versículo 1 do capítulo 2 da carta a Tito o apóstolo Paulo faz um apelo pessoal ao seu discípulo para que ele transmita uma doutrina fiel as Escrituras Sagradas contrapondo aos ensinos dos falsos mestres, ou seja,

Tito deveria ensinar uma doutrina que promovesse o bem estar social e espiritual dos ouvintes, a salvação em Cristo Jesus, segundo os preceitos divinos exarados na Palavra de Deus.

2.1.  A ESSÊNCIA DA SÃ DOUTRINA

A Bíblia Sagrada é um Livro por excelência, considerada a biblioteca do Espírito Santo, escrita por homens escolhidos, inspirada por Deus, concebida no céu, nascida na terra, perseguida pelo mundo, crida pelos eleitos, odiada pelos incrédulos, porém, amada e pregada pelos homens de Deus.

O homem de Deus quando abrir a sua boca deve falar segundo o que está escrito na Bíblia Sagrada e não segundo as suas convicções ou interpretações pessoais, pois, quando o homem fala por si a probabilidade de falibilidade, isto é, ser falível é grande, porém,

quando o homem abre a Bíblia e fala segundo o que está nela escrito, é infalível, pois é a própria boca de Deus que fala com autoridade, de forma inerrante e como única fonte fidedigna para buscarmos o Senhor, nosso Deus. (Is 8:19-22)

Quando o apóstolo Paulo orienta a Tito a falar o que convém a Sã Doutrina estava simplesmente dizendo para Tito que ele falasse tudo segundo o que está escrito na Palavra de Deus por ela conter os preceitos divinos que nos leva a ter uma vida saudável sob todos os aspectos do nosso viver.

2.2. CARACTERÍSITICAS DA SÃ DOUTRINA 

A Bíblia Sagrada é um Livro que dar vida e vida com abundância para aqueles que creem em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, desmascara as falsas religiões, destrona Satanás, condena o pecado, revela os males do mundo. A Bíblia Sagrada é uma sã doutrina, porque é através dela que nós:

i. Nascemos de novo, ou seja, a Palavra de Deus tem vida em si mesma, Ela é poderosa para nos salvar da condenação eterna, onde Ela é pregada e ensinada, vidas são transformadas, regeneradas e restauradas. (1 Pd 1:22-25)

ii. Crescemos espiritualmente, isto é, adquirimos uma maturidade espiritual, pois, a Palavra de Deus é alimento espiritual que nutre.

Assim um crente analfabeto das Escrituras será sempre uma pessoa raquítica e indefesa, estando sempre confuso e a mercê dos exploradores da fé. (1 Pd 2:1-5).

iii. Somos purificados de todo e qualquer pecado, pois, a Palavra de Deus nos limpa e nos purifica nos mantendo longe de ações pecaminosas, considerando que a Bíblia é um espelho que aponta o pecado em nós. (Jo 15:1-4).

iv. Somos defendidos das investidas de Satanás, considerando que a Palavra de Deus é uma poderosa arma de ataque e defesa contra o maligno. Jesus derrotou Satanás no deserto pelo conhecimento da Palavra de Deus, sempre refutando os ataques de Satanás, dizendo “Está Escrito”. (Ef 6:10-17).

v. Seremos julgados, pois, a Bíblia é uma espada de dois gumes que produz a vida eterna segundo o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, mas também, sentencia a morte eterna daqueles que não amam e nem obedecem a Palavra de Deus. (Jo 12:44-50).

3- EXORTAÇÕES AOS IDOSOS, AOS JOVENS E SERVOS

O capítulo 2 da carta a Tito traz em seu bojo as obrigações pertinentes quanto a conduta moral e espiritual para os homens e mulheres idosas, esposas, jovens, servos e ao próprio Tito visando o bem estar social e espiritual da igreja. 

3.1. DEVERES DOS HOMENS IDOSOS (Tt 2:2)

3.2. DEVERES DAS MULHERES IDOSAS (Tt 2:3)

3.3. DEVERES DAS MULHERES MAIS JOVENS RECÉM CASADAS (Tt 2:4-5)

3.4. DEVERES DOS JOVENS (Tt 2:6)

O apóstolo Paulo orienta Tito a exortar aos jovens para que em todas as coisas sejam criteriosos, tipificando as mesmas qualificações e deveres dos homens e as mulheres idosas.

3.5. DEVERES DOS SERVOS (Tt 2:9-10)

4 – O BOM EXEMPLO EM TUDO (Tt 2:7-8)

O apóstolo Paulo deseja que o seu discípulo Tito se torne um padrão entre os crentes especificamente nas boas obras e no ensino, com integridade, linguagem sadia e irrepreensível demonstrando toda a dignidade moral de forma ilibada. 

Esta orientação nos remete a uma mesma orientação ao jovem Timóteo dada por Paulo para se tornar uma padrão entre os crentes que passamos a delinear neste momento. (1 Tm 4:11-14)

O apóstolo Paulo exorta a Timóteo que trabalhe diligentemente na obra do Senhor, não permitindo que ninguém desprezasse a sua mocidade que presumidamente, talvez, implicasse em pouca maturidade, visto que, a igreja de Éfeso tinha muitos anciãos, homens experimentados.

Paulo conclama Timóteo a ser um padrão dos fiéis, isto é, ser um exemplo fidedigno de homem de Deus entre os fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Mas o que significa ser exemplo entre os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza ? 

4.1. NA PALAVRA

Ser exemplo na palavra significa que devemos sempre proferir palavras de edificação, guardando a nossa boca das murmurações, da destruição, de impropérios, das palavras torpes, das fofocas, das contendas que em nada edificam, santificam ou abençoam o ser humano. (Mt 12:33-37)

4.2. NO PROCEDIMENTO

Deus retribui a cada um segundo o seu procedimento, devemos ser verdadeiros e o que dizemos ser.

Só seremos sábios e inteligentes se praticarmos a nossa fé alicerçados em boas obras, com um procedimento íntegro, reto, idôneo e ilibado. (Tg 3:13-18)

4.3. NO AMOR

O amor de Deus é indescritível, entretanto, podemos dizer que o amor antes mesmo de ser manifestado por um sentimento, deve ser confirmado por um comportamento segundo as características próprias do amor enumeradas pelo apóstolo Paulo no capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios. (1 Co 13:4-7).  

4.4. NA FÉ

No sentido apologético da fé o cristão deve estar preparado para responder a todo aquele que nos pedir a razão de nossa crença em Jesus e para isso devemos impreterivelmente ter o conhecimento da Palavra, manifestando a nossa fé com mansidão, temor e com boa consciência, sempre fazendo o bem a todos. (1 Pd 3:13-17)

Na concepção espiritual a fé sobrenatural é a fé advinda diretamente do Senhor, que atinge a profundidade do inexplicável, que ultrapassa os limites do conhecimento e das perspectivas humanas, garantindo ao detentor desta fé inabalável, uma fortaleza espiritual de vislumbrar as coisas que não são como já sendo reais ou existentes. (Hb 11:1)

A fé sobrenatural transcende a tudo que é racional, não havendo nada impossível de ser realizado pela fé nos permitindo crer que Deus, segundo a sua vontade, opera o sobrenatural, através das nossas palavras, gestos e intenções do nosso coração, vencendo as enfermidades, a derrota, os laços de Satanás, tudo para honra e glória do Senhor.

4.5. NA PUREZA

A pureza aqui tipificada é a de viver sem a contaminação e a corrupção dos valores do mundo regidos pelo amor ao dinheiro, busca pelo poder a qualquer preço e principalmente pelas perversões sexuais muito incidentes nos jovens. E para isso, o homem ou mulher de Deus, deve:

i. Fugir dos desejos malignos. (2 Tm 2:22)

ii. Se conservar puro não participando dos pecados dos outros.(1 Tm 5:22)

iii. Se manter puro, alicerçado na busca ao Senhor e na observância de seus mandamentos (Sl 119:9-11)

Sendo um padrão dos fiéis consubstanciado na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza seremos salvos e promoveremos a oportunidade de nossos ouvintes se salvarem também da condenação eterna (1 Tm 4:15-16).

5 – CONCLUSÃO

O cristão deve ser um padrão moral e espiritual segundo os preceitos divinos exarados na gloriosa Bíblia Sagrada.

Quando vivemos segundo o caráter e imagem de Jesus, glorificamos o Evangelho de Cristo e ratificamos o ser sal e luz da terra.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/filmes/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading