Sem categoria

JOVENS – LIÇÃO 9 – CONSELHOS DE PAULO A TIMÓTEO

TEXTO BASE: (1 Tm 5:17-25) COMENTÁRIO: PROF. LUCAS NETO

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo escreveu no capítulo 5 da primeira carta a Timóteo conselhos quanto a condução e tratamento das lideranças na igreja de Éfeso. Nesta lição, identificaremos pelo menos 6 conselhos de Paulo a Timóteo desejáveis para o bom desenvolvimento eclesiástico da igreja.

1.CONSELHOS GERAIS DE PAULO A TIMÓTEO

O apóstolo Paulo aconselha na primeira carta ao jovem Timóteo, que ele tenha um cuidado especial com as lideranças, especialmente os presbíteros, que realizavam a administração eclesiástica da igreja. Podemos mencionar os seguintes conselhos manifestados pelo Apóstolo a Timóteo no texto bíblico em (1 Tm 5:17-25):

1.1. VALORIZAÇÃO DAS LIDERANÇAS DA IGREJA

Paulo com relação aos presbíteros aconselha a Timóteo que ele os valorize quanto ao seu ofício, muito especialmente, aqueles que trabalham na pregação e no ensino. Esta valorização deve se dá considerando a capacidade de cada pessoa individualmente para a excelência de seu ofício e também pelo merecimento de um digno sustento por meio de seu salário, sem ostentação.

(1 Tm 5:17-18) Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, 18 pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.

1.2. NÃO ACEITAR ACUSAÇÕES CONTRA AS PESSOAS SEM PROVAS

O apóstolo Paulo exorta a Timóteo a ser cauteloso na análise das demandas de acusação contra um presbítero não devendo aceitar a palavra de uma só pessoa contra outrem, devendo reunir provas consistentes para acusação contra um presbítero, especialmente provas de no mínimo duas testemunhas. (1 Tm 5:19).

(1 Tm 5:19) Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.

1.3. SER TRANSPARENTE COM A MEMBRESIA DA IGREJA

Paulo manifesta ao seu discípulo que as lideranças da igreja devem ser transparentes com toda a comunidade não permitindo conivência com a prática de más condutas ou pecados devendo estas serem exemplarmente corrigidas sem desmoralizar ou constranger as pessoas para o bem de seus praticantes, não devendo nada ficar oculto ou mal explicado. As boas obras devem ser reconhecidas, valorizadas e divulgadas à comunidade como bom exemplo do ser cristão.

(1 Tm 5:20; 24-25) 20 Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam… 24 Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento; enquanto que os pecados de outros se manifestam posteriormente. 25 Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.

1.4. SER IMPARCIAL NAS AÇÕES E DECISÕES NA IGREJA

O apóstolo Paulo exorta a Timóteo a observar fielmente os seus conselhos e instruções tendo como âncora de suas decisões, comportamentos e tratamento das pessoas a imparcialidade não promovendo qualquer tipo de favoritismo, ou seja, que ele não faça acepção de pessoas.

(1 Tm 5:21) 21 Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.

1.5. ADOTAR CRITÉRIOS JUSTOS PARA SEPARAÇÃO DE LIDERANÇAS

Paulo evidencia ao seu discípulo que ele deve ser criterioso, isto é, deve adotar rígidos critérios de avaliação moral, ética e espiritual na separação das lideranças para o exercício do ministério eclesiástico, não devendo participar de qualquer prática ou conduta pecaminosa, conservando-se sempre santificado, ou seja, afastado da prática do pecado e consagrado a Deus.

(1 Tm 5:22) Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.

1.6. CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL

O apóstolo Paulo preocupado com a saúde física do jovem Timóteo aconselha-o a tomar bastante água e um pouco de vinho, elementos essenciais utilizados para fins medicinais, com o intuito de sanar as suas crises estomacais e outras frequentes enfermidades, as quais, o seu discípulo era acometido de forma a preservar a sua saúde.

(1 Tm 5:23) Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.

CONCLUSÃO

Aprendemos nesta lição que os conselhos de Paulo a Timóteo na área eclesiástica estavam centrados na condução e tratamento das lideranças da igreja, especialmente os presbíteros.

Estes conselhos de Paulo a Timóteo perpassam pela valorização das lideranças, cautela na análise das acusações contra as lideranças, transparência e imparcialidade nas ações e decisões tomadas, a adoção de critérios justos na separação de obreiros para o exercício do ministério e pôr fim a preocupação e o cuidado com a saúde de Timóteo.

Shalom Adonai!

REFERÊNCIAS

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo de Genebra.1 ed. São Paulo e Barueri: Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999, 1728 p.

QUEIROZ, Silas. Sejam Firmes: Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais. Jovens / 3º Trimestre 2023. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2023.

Fonte: https://www.portalebd.org.br/classes/jovens/9638-licao-9-conselhos-de-paulo-a-timoteo-iii

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading