Juvenis – Lição 4- Ele pode nos transformar
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
– Cumprimentem os alunos.
– Perguntem como passaram a semana.
– Escutem atentamente o que eles falam.
– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
– Apresentem o título da lição: Ele se fez carne por amor a nós. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
– Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “O Amor de Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Amor de Deus
Objetivo: Estudar sobre o amor de Deus pela humanidade, providenciando a salvação através de seu filho Jesus.
Material:
01 giz
Procedimento:
– Desenhe com giz 02 círculos separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos os alunos.
– Coloque dentro de um dos círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
– Fale, apontado para os alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Veja que vocês estão separados de Deus.
– Depois, apresente o que Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
– Fale: Lemos que Deus com seu grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Em seguida, escreva na ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
– Fale: E agora, vocês continuam separados de Deus! Mas, comece a citar os nomes dos alunos, falando: Deus amou tanto “Fulano de tal” que…(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome dele for citado dentro do versículo.
– Quando todos os alunos estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande amor de Deus para com eles, a humanidade.
– Para concluir, leia: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
Vídeo: https://youtu.be/Pz1RVTUPy54