Sem categoria

Juvenis – Lição 06- A Promessa de um Redentor

1 – UM POUCO DE HISTÓRIA

1.1 A EXPECTATIVA DA MORTE IMEDIATA

Gênesis 2:17b pode ser lido desta forma: “No dia em que dela comeres, começarás a morrer.”

Morte significa separação, quando pegamos um galho de uma árvore e cortamo-lo, durante algum tempo ele continuará verde, mas depois com o passar do tempo, um dia ou dois, sem duvida se secará.

Quantos já foram enganados na época do natal, pensando que adquiriram um lindo pinheiro, para enfeitar as festas de final de ano.

Mas depois de alguns dias se decepcionaram quando aquilo que, para eles, pensavam ser um pinheiro, foi murchando, murchando, até ficar seco, e aí descobrirem que aquilo que pensavam ser pinheirinho, era apenas um galho que fora cortado de uma árvore (pinheiro).

Se analisarmos bem, perceberemos que na verdade, o galho morreu não quando se secou, mas quando foi cortado da árvore. Deus é a árvore, e o primeiro casal foram cortados, separados, desligados dEle, que era a fonte de vida para eles.

1.2 UM BRILHO DA GRAÇA DE DEUS

A graça de Deus sempre existiu, Deus sempre foi um Deus gracioso. A palavra graça significa, “favor divino não merecido”, o termo original é “χαρις” “charis”.

É a bondade do doador e a indignidade do receptor, graça é receber o que não merecíamos enquanto misericórdia é deixar de receber aquilo que merecíamos.

Quando falamos em graça de Deus, pensamos ser coisa só para o Novo Testamento, mas a graça de Deus também se manifestou no Antigo Testamento, na verdade, vemos alguns vislumbres desta graça de Deus.

Quando o primeiro casal pecou no jardim do Éden, eles tentaram se esconder de Deus.

“Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim” .

Deus pergunta para Adão, onde ele estava.

“Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi . Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn. 3:8-12)

Tanto o homem como a mulher tentam se auto justificar diante de Deus. Para cobrirem a sua nudez fizeram roupas com folhas de figueira (Gn. 3:7), a justiça humana querendo esconder o seu pecado.

Mas Deus na sua grande misericórdia e graça o que fez? Matou o animalzinho, fez vestes para Adão e sua mulher, e depois os expulsou do jardim do Éden.

Se fosse outro, os teria expulsado do jardim nu mesmo, mas Deus não fez isso, porque naquele jardim escuro, agora com o pecado, manifestou o “brilho da graça de Deus”.

1.3 – MAS, O QUE É REDENTOR?

– [Do lat. redemptor] Li­bertador, resgatador, salvador. Posição assumida por Cristo Jesus que, com a sua morte vicária, libertou-nos de nossos pecados (Hb 9.12).

Segundo a legislação do Pentateuco, se um homem perdesse a sua herança por causa de suas dívidas, ou se vendesse a si mesmo para se tornar um escravo, ele e os seus bens poderiam ser redimidos caso algum parente próximo se oferecesse para fornecer o dinheiro necessário para o resgate (Lv 25.25-27, 47-54;)

Exemplo da redenção no Velho Testamento

Um dos mais importantes ofícios no Velho Testamento era o do parente redentor, que:

a) Recuperava a posse da propriedade de um seu parente que havia perdido tudo, e a presenteava de volta Lev 25:25;

b) Tomava como esposa a viúva de seu irmão, se este tivesse morrido sem filhos, e lhe gerava descendência que herdaria os bens e o nome de seu irmão, para que não fosse esquecido; ler depois: Deuteronômio 25:5.

Triplo significado da redenção

a) Pagar o preço do resgate por alguma coisa ou por alguém Heb 9:12;

b) Remover de um mercado de escravos Gál 3:13.

c) Efetivar um completo livramento de um escravo ou prisioneiro, dando liberdade perfeita e definitiva Rom 8:22-23; ler depois: Rom 3:24; 1Cor 1:30; Ef. 1:14; 4:30; Col 1:14 ( Ef. 1:7).

ILUSTRAÇÃO

Certa vez um homem que morava em um interior ensinou o seu filho a fazer uma jangada de madeira. Um barquinho para brincar no riacho.

Ele ensinou o filho a cortar a madeira. Depois ensinou a dar os nós que prenderiam as madeiras umas as outras. Depois da pintura estava pronto o barquinho.

Todos os dias o garoto brincava com o barquinho num riacho próximo de sua casa.

Num determinado dia a correnteza do riacho estava mais forte que a de costume.

Num momento de descuido do garoto o barquinho seguiu correnteza abaixo. O garoto correu atrás do barco, mas seu esforço foi em vão.

E o barquinho foi levado pela correnteza.

A tristeza tomou conta do garoto de modo que seu pai fez de tudo que podia para melhorar o humor do garoto: deu um galo, umas cabrinhas (coisa de quem mora no interior), e nada do menino se animar.

Um dia o pai do garoto teve que ir à cidade para comprar algumas coisas. Depois das compras o pai levou o garoto a uma loja de coisas antigas.

E para surpresa de todos, na vitrine da loja o menino viu o seu barquinho.

Pai olha meu barquinho!

O pai respondeu: tem certeza?

Sim! Veja o nó que o senhor me ensinou a fazer… Olha a marca que eu fiz na madeira… É o meu barquinho!

O menino entrou na loja e disse à moça que estava no balcão:

Moça aquele é meu barquinho.

A moça disse que não era possível aquele barquinho ser do menino, mas o menino insistiu e mostrou os detalhes que ele próprio tinha feito,

então a moça disse que o barco poderia até ter sido dele, mas ela havia comprado e só sairia da loja vendido.

O garoto olhou para o pai, porém o pai já estava sem dinheiro. Voltaram então para casa deixando o barquinho na loja.

Ao chegar em casa o garoto pegou o galo, as cabras e os vendeu, guardando o dinheiro sem que ninguém soubesse.

No mês seguinte seu pai lhe chama e diz que iria novamente à cidade para comprar algumas coisas e pergunta se o garoto queria ir com ele.

Sem demora o garoto vai onde guardou o dinheiro e coloca no bolso. Chegando à cidade o menino pede ao pai para ir à loja do barquinho.

Quando entra na loja vai ao balcão e diz à moça;

Vim buscar meu barquinho!

A moça responde ele só sai daqui vendido.

Quanto é? perguntou o garoto.

A moça do balcão responde que é X.

O garoto tira o dinheiro do bolso e paga pelo barquinho. A moça pergunta se ele quer embrulhar, mas o garoto toma o barco da mão dela e abraça forte o barquinho

e diz repetidamente, você é meu duas vezes, você é meu duas vezes, você é meu duas vezes.

A moça da loja pergunta por que ele está dizendo que o barco é dele duas vezes?

O garoto responde que o barquinho é dele duas vezes, porque uma vez ele fez e a outra vez, porque ele comprou.

Do mesmo modo somos nós em relação a Deus. Somos filhos dele porque ele nos fez. Isso é inquestionável. Mas precisamos ser filhos de Deus duas vezes.

Uma porque ele nos fez e outra porque ele nos comprou.

Um dia as correntezas da vida nos levaram para longe dele. Essas correntezas de maneira súbita nos jogaram em um vale enlamaçado e escuro donde não conseguimos sair sozinhos.

Porém, um dia o filho de Deus, Jesus Cristo, veio a este mundo para nos mostrar a luz, para nos mostrar o caminho para fora desse vale escuro e nos dar vida.

Jesus veio a este mundo para pagar o preço por nossas vidas. Esse preço foi pago lá na cruz do calvário.

Jesus pagou o preço para que todos quanto o recebessem fossem feitos filhos de Deus.

Filhos duas vezes: uma porque ele nos fez e outra, porque nos comprou com a sua própria vida na cruz do calvário.

2 – CARÊNCIA DE UM REDENTOR

2.1 – PORQUE UM REDENTOR?

Por causa do pecado do primeiro casal, a justiça divina deveria ser aplicada.

 Agora, “por natureza, o homem não apenas é filho do Diabo, mas também um transgressor e criminoso Ef. 2:1-3; Tt. 3:3; ler depois: Rm. 3:23; 5:6-10; Cl. 1:21.

“Na sua Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo apresenta o homem pecador num tribunal, em julgamento por sua própria vida. A acusação é a alta traição contra o rei do universo (ler depois: Rm. 3:23).

O juiz presidindo é o próprio Senhor Jesus Cristo (ler depois: Jo 5:22; At. 17:31).

O júri é composto da Lei de Deus e das obras do homem Rm. 2:6,12.

Após apropriada deliberação, um justo e imparcial veredicto de “culpado” é pronunciado Rom 3:9-20.

Uma terrível sentença é então imposta — morte espiritual, significando ser separado de Deus, para sempre, sofrendo no Lago de Fogo por toda a eternidade Rm.  6:23; Ap. 20:11-15”.

O perdão só era possível somente com base na morte (por derramamento de sangue!) de um substituto que tinha que ser adequado; pois, sem derramamento de sangue não há remissão de pecado (Hb. 9:22).

No jardim um animal é morto, de sua pele Deus faz roupas ao primeiro casal. A partir de então,  todo o que cresse, teria a culpa e a penalidade dos seus pecados cobertos e a santa justiça de Deus satisfeita, da penalidade,

quando da execução da sentença sobre um adequado animal substituto que, em fé, o crente via como tipificando o sacrifício perfeito, único e definitivo do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo,  o Redentor que viria e tiraria o pecado do mundo. (Jo. 1:29).

2.2 DEUS SABIA O QUE FAZER

“Deus, na Sua presciência, sabia que o homem, que seria criado por Ele, haveria de pecar e, por isso, desde antes da criação de todas as coisas, já havia planejado salvar o homem, salvação que se daria mediante Jesus Cristo. É o que vemos revelado na Bíblia Sagrada em textos como Ef.1:4, I Pe.1:20 e Ap.13:8.

Por isso quando o homem pecou no Éden, Deus não foi tomado de surpresa.

Não é que Deus tinha um “plano B” para resolver o problema surgido com a queda do primeiro casal, pois tudo já estava previsto pelo Senhor que tão somente, no instante mesmo do juízo lançado sobre o primeiro casal, tornou conhecido este Seu plano para a humanidade”.

3 – A DESCENDÊNCIA DA MULHER

3.1 – UMA DESCENDÊNCIA PERSEGUIDA

Deus disse a Satanás que da semente da mulher nasceria um ser humano, que viria e o derrotaria, devolvendo a comunhão entre Deus e o homem novamente , colocando tudo nos seus devidos lugares.

Preocupado com o que Deus lhe dissera, que da semente da mulher viria um que esmagaria a sua cabeça, o diabo ficava sempre procurando a semente da mulher, tentando descobrir quem era a pessoa que ameaçaria seu domínio para poder destruí-la antes que isso acontecesse.

Na primeira geração, Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Caim fazia a vontade do inimigo, já Abel era um homem bom e justo.

Influenciado pelo maligno Caim mata Abel, e a partir de então todos os que procurassem servia a Deus com retidão, estavam ameaçados a receber a mesma sentença pelo diabo.

Caim vai para uma terra distante, levanta-se e um povo que não queria saber nada de Deus um povo mau, distanciado de Deus. Só que Deus levanta outra descendência em Sete e agora tínhamos de um lado os filhos de Caim (do maligno), do outro os filhos de Sete (de Deus).

Podemos dizer que havia uma linha divisória entre eles, mas não demorou muito para que esta linha se apagasse, então temos a expressão:

“…vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram” (Gn. 6:2).

Houve uma mistura entre os filhos de Deus e os filhos do maligno, corrompendo a todos.

Quando parecia que não haveria ninguém, que Deus teria de destruir todos e liquidar seu plano, ele encontrou uma pessoa com quem poderia andar e relacionar-se que foi Noé (Gn. 6:8).

“Assim, Deus julgou o mundo com o dilúvio, mas preservou Noé e toda a sua família e, com eles, seu plano redentor.

Quando saíram da arca, depois que as águas baixaram, ele lhes deu a mesma ordem que havia dado originalmente a Adão e Eva:

“Sejam fiéis, entrem em aliança comigo, multipliquem-se, encham a Terra e assumam o domínio sobre ela”. Essa é a primeira ordem de Deus ao homem: tomar posse e exercer domínio sobre toda a Terra”.

Não demorou muito e levantasse um homem por nome de Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra (Gn. 10:8), este e seus seguidores, sem dúvida, influenciado pelo maligno, se rebelam contra a ordem dada por Deus e procuram edificar uma cidade e uma torre cujo topo chegasse até o céu,

para que tornasse o seu nome célebre e não fossem espalhados sobre a face da terra como Deus havia ordenado, tudo para isto, procurando impedir que se viesse um da semente da mulher que esmagaria a cabeça do diabo.

Mas como Deus é sabedor de todas as coisas, encontra a Abrão, um homem fiel, na terra. Deus faz uma aliança com ele e diz que nele e na sua descendência, não diz descendentes como falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo (Gl. 3:16; Gn.12:3,7).

Aqui o inimigo já deve ter ficado mais preocupado ainda, pois, seria de um ser humano fiel a Deus, justo, íntegro, que se cumpriria a Palavra de Deus.

Dando continuidade o inimigo, para que se impedisse que este descendente viesse, sem saber ao certo quem era, continuou a perseguir, procurando matar todos aqueles que parecesse ser o descendente prometido (Gn. 12:3,7; Gl.3:16).

Houve perseguição sobre Isaque, Jacó, José, Moisés, e todos os meninos de sua época (com a ordem de faraó que matassem todos os do sexo masculino Êx. 1:15,16), Davi; depois, quando do cativeiro babilônico, já com o governo  persa, foi dada a ordem para que matasse a todos judeus (Et.3:12-14).

“Na época do evangelho de Mateus, no Novo Testamento, o momento estava finalmente chegando para a semente verdadeira nascer na Terra.

Mateus apresenta Jesus como filho de Davi e filho de Abraão. Esses dois nomes foram destacados na genealogia, porque Deus fizera aliança com eles para trazer seu Filho ao mundo.

Abraão foi o primeiro homem justo, e Davi foi o primeiro a convidá-lo para a Terra. Jesus tinha de nascer da linhagem deles; não poderia ser de outra forma. Finalmente, quatro mil anos depois de Adão, o tempo estava maduro.

Logo após o nascimento de Jesus, vemos Satanás mais uma vez tentando matar a semente. Ele não é onipotente nem onisciente, e não sabia quem era a semente.

Só sabia que as pessoas estavam falando de seu nascimento e do cumprimento das profecias.

Quando os magos falaram com Herodes sobre um rei que nasceu em Belém, Satanás entrou em Herodes e o levou a matar todos os meninos recém-nascidos na cidade” (Mt.2:16).

3.2 –UMA DESCENDÊNCIA PROTEGIDA

 O maligno sempre procurou destruir a semente da mulher  (Jo. 10:10), mas seus esforços foram em vão.

Deus sempre procurou preservar os seus para que a semente da mulher viesse ao mundo, esmagasse a cabeça da serpente, devolvendo a comunhão perdida no jardim com a queda do primeiro casal, colocando todas as coisas nos seus respectivos lugares.

Em todos os momentos vemos este cuidado de Deus.

Ele guardou Isaque, Jacó e sua família (quando houve fome em toda terra, Deus enviou José ao Egito, para que lá eles tivessem com o que se sustentar Gn. 45:5);

depois o Senhor preservou a vida daquele que seria o libertador de Israel da escravidão no Egito (Êx.2:3-10);

Deus sempre livrou a Davi, para que não caísse nas mãos de Saul, um dos vários exemplos temos em  1Sm. 23:26-29;

quanto a ordem de Assuero, instigada pelo mau Hamã, para a destruição de todos os judeus, embora no livros de Ester, seja o único livro em que não se faz menção ao nome de Deus, mas vemos o agir deste Deus poderoso livrando o povo judeu de serem todos mortos (Ester nos capítulos 8 e 9);

quanto a ordem dada por Herodes para que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, para que o menino Jesus fosse morto, Deus avisa José através de um sonho para que pegasse o menino e sua mãe e fugisse para o Egito até segunda ordem (Gn. 2:13). Em tudo isso vemos a proteção de Deus!

3.3 – O QUE OS PROFETAS FALARAM

“O MESSIAS DESCENDERIA DA TRIBO DE JUDÁ

Profecias

Gênesis 49:10 – O cetro não arredará de Judá, nem o bastão de autoridade de entre seus pés, até que venha Siló e a ele obedecerão os povos.

Cumprimento

Lucas 3:33 Mateus 1: 2-3 – Filho de Animadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá.

SERIA HERDEIRO DO TRONO DE DAVI

Profecia feita em 700 anos … em 625 à 586 anos e outra em quase 1000 anos antes de Cristo.

Isaías 9:7 11:1-5 2Samuel 7:13 Jeremias 23:5 Salmo 132:11– Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

Cumprimento

Mateus 1:1 1:6 – Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, livro de Abraão.

UM MENSAGEIRO ANUNCIARIA A VINDA DO MESSIAS

Profecia feita em 800 anos de Cristo.

Isaías 40:3 – Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Cumprimento

Mateus 3:1 – Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

A ÉPOCA DE NASCIMENTO DO MESSIAS

Profecias

Daniel 9:25 – Sabe e entende: desde de saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Ungido, o Príncipe, sete semanas e setenta e duas semanas. As praças e as tranqueiras se edificaram mais em tempos angustiosos.

Cumprimento

Lucas 2:1-2 Lucas 2:3-7 – Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo mundo habitado. Este primeiro recenseamento foi feito sendo Quirino governador da Síria.

O LUGAR DE NASCIMENTO DO MESSIAS

Profecia feita em 738 a 698 antes de Cristo.

Miquéias 5:2 – Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

Cumprimento

Mateus 2:1 Lucas 2:4-7 – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do reis Herodes, vieram uns magos do Oriente a Jerusalém”.

3.4 – O Redentor prometido

A profecia feita em 800 anos antes de Cristo finalmente se cumpre.

Isaías 7:14 – Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.

Numa noite, o Redentor prometido nasce em Belém, na Judéia, a partir de então, seria perseguido, injuriado, morto, mas ressuscitado ao terceiro dia tendo cumprido o eterno propósito estabelecido em Cristo Jesus Nosso Senhor (Ef. 3:11).

CONCLUSÃO

A promessa feita por Deus de um Redentor, levou milhares de anos para que se cumprisse, houve muita batalha durante toda história humana, até ao cumprimento, onde o inimigo sempre procurou destruir a raça humana para que a semente da mulher não nascesse. Mas durante todo este tempo vemos o cuidado e a proteção de Deus para que tal promessa se cumprisse.

“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl.4:4,5).

De seu conservo, 

Adauto Matos

FIEL É A PALAVRA!!!


REFERÊNCIAS:

Bíblia João Ferreira de Almeida – ARA

Bíblia João Ferreira de Almeida  – ARC

Dicionário Bíblico Wycliffe

Dicionário Teológico

Enciclopédia histórico-teológica da Igreja Cristã

Redenção, resgate, libertação – http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/13-Redencao-Helio.htm – Acesso em: 02/08/2018.

 Subsídio Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco – LIÇÃO 01 – Uma Promessa de Salvação
– https://adautomatos.com.br/home/?p=8496#more-8496 – Acesso em: 02/08/2018.

Profecias sobre Jesus Cristo no Antigo Testamento  – http://www.rmesquita.com.br/profecias.htm – Acesso em 03/08/2018.

Céus e Terra no Plano de Deus – https://www.revistaimpacto.com.br/biblioteca/ceus-e-terra-no-plano-de-deus/ – Acesso em 03/08/2018.

Além do Véu – https://www.alemdoveuedicoes.com.br/ – Acesso em 03/08/2018.

Lição 06   “A Promessa de um Redentor” – Revista de juvenis 3º Trimestre de 2018 – “Queda e Redenção”

Video: https://www.youtube.com/watch?v=qczd-mIEPQo

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading