Sem categoria

Juvenis – Lição 07 – A Liderança em o Novo Testamento

Leitura Bíblica em Classe 1 Coríntios 4.9-16

INTRODUÇÃO

Jesus foi e é o maior líder de todos os tempos. Nunca houve alguém com vocação tão suprema, ministério tão eficaz, liderança tão exemplar e legado mais duradouro.

Como líder, ele tinha uma clara consciência de sua pessoa, da sua missão e do seu dever de formar discípulos que continuassem sua obra.

I – AS VARIADAS FUNÇÕES E TIPOS DE LIDERANÇA EM O NT (Subsídio Complementares)

Jesus é um dos grandes exemplos de liderança, A maior parte do seu ministério foi dedicada a ensinar e a preparar os seus discípulos (Lc 4.15,31; 5.3,17; 6.6; 11.1,2; 13.10; 19.47).

Portanto, o ministério de Jesus foi centralizado no ensino. As Escrituras registram que as pessoas ficavam maravilhadas com o ensino do Senhor (Lc 4.22).

Elas já estavam acostumadas a ouvir os mestres judeus ensinando nas sinagogas (Lc 4.20).

 Jesus ensinou seus discípulos através do exemplo: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15).

Isso o distanciou dos escribas e fariseus que ensinavam, mas não praticavam o que ensinavam (Mt 23.3).

Os discípulos se sentiram motivados a orar quando viram seu Mestre orando (Lc 11.1-4).

As palavras de Jesus eram acompanhadas de atitudes práticas. De nada adianta a beleza das palavras se elas não vêm acompanhadas pelas ações (Tg 1.22). O povo se convence mais rápido pelo que vê do que pelo que ouve.

Enquanto pregava e ensinava, Jesus observava as pessoas a quem iria chamar (Mc 1.16-20). Em alguns casos, o chamamento veio através da indicação do Batista (Jo 1.35-39).

Houve também pessoas que se ofereceram para serem seguidoras de Jesus (Lc 9.57,58,61,62).

E, finalmente, existiram os que foram conduzidos até Jesus por intermédio de amigos (Jo 1.40-42,45,46).

Dessa forma, todas as classes foram alcançadas por Jesus. E foi dentre esses seguidores que Jesus chamou doze para serem seus apóstolos (Lc 6.13-16).

Em Jesus, somos chamados a sermos arautos do Evangelho para pessoas sem Deus, sem dignidade, sem alegria de viver.

Nele, todo dia somos estimulados a testemunhar com a vida a verdade daquilo em que acreditamos e cremos. Sim, Jesus, a nossa razão de ser.

II – A VIVÊNCIA  DA LIDERANÇA EM O NT  ( Subsídio Complementares a Lição)

Na Igreja de Coríntio havia um grave problema instalado em virtude do partidarismo a Igreja do Senhor Jesus Cristo é descrita no Novo Testamento por meio de figuras instrutivas que acentuam a natureza e a unidade do povo de Deus.

Ela nos é apresentada como “corpo” (1 Co 12.12), “edifício” (1 Co 3.9), “templo” (1 Co 3.16), e “família” (Ef 2.19).

Esses emblemas salientam a mais completa união entre os santos do Senhor.

O apóstolo Paulo, usado por Deus, exorta a Igreja à unidade, à concórdia e à comunhão entre os irmãos.

Todavia, é uma grande lástima ver aqui e acolá os ditos salvos e santos em guerra uns contra os outros.

A igreja de Corinto estava dividida em quatro partidos: os de Paulo, os de Apolo, os de Pedro e os de Cristo.

Por conseguinte, os liberais, os intelectuais, os legalistas e os exclusivistas. Paulo atribui os problemas da igreja de Corinto à carnalidade e imaturidade dos crentes (1 Co 3.1-5).

Essas duas qualidades negativas contrastam com a espiritualidade e maturidade cristãs.

Eles eram carnais, meninos, invejosos, contenciosos, facciosos, soberbos, transgressores e andavam “segundo os homens” (v.3; 1 Co 4.6).

Portanto, jamais compreenderiam “as coisas do Espírito”, que se discernem espiritualmente (1 Co 2.14,15; 3.3).

Eles se apresentavam como “espirituais” e “maduros”, mas na realidade eram “infantis” e “mundanos”. Ainda hoje, alguns “grupinhos” costumam dividir e causar tumultos nas igrejas locais.

III – DIFERENTE DE LIDERANÇA ENTRE AS LIDERANÇAS DO AT E DO NT

No Antigo Testamento há lideres vem da linhagem sacerdotal ou linhagem real Rei, apesar de alguns serem escolhidos por Deus sem pertencer a mesma, no Antigo testamento não há esta reação, a vocação no Novo testamento é Individual, chamado para lideranças é aqueles que se dispõe a serem cooperadores do Reino de Deus.

Aspectos da Liderança

  1. Para escolher líderes DEUS se baseia na Sua graça, e não em alguma sabedoria especial que possua um candidato.
  2. A função do líder é pastorear o povo de DEUS.
  3. A estratégia do líder é preparar pessoas para fazer a obra do ministério.
  4. O produto principal do líder é outros líderes.

 

A Visão do Líder

Uma “visão” é um sonho possível que envolve dois aspectos:

  • Um sonho
  • Um plano realizável

Isto significa uma meta de grande valor, difícil de realizar, que requer uma inversão pessoal e de tempo, a longo prazo.

  1. Uma visão é um sonho acessível de grande valor perdurável, difícil de conseguir e que requer um grande desembolso de recursos.
  2. Uma visão deve estar acompanhada de um plano ou será simplesmente um sonho visionário que não conduz a nenhuma parte.
  3. A visão deve ser o suficientemente simples para que as pessoas a entendam e se envolvam nela.

IV – A  LIDERANÇA EM O NT COMO MODELO INSPIRATIVO PARA  NOSSA LIDERANÇA HOJE

Princípios como competitividades tem sido implantadas nas Igrejas atuais  hoje é bem verdade que uma boa administração é fundamental, o grave problema é que algumas técnicas oriundas de um sistema secular , onde alguns pastores vem a Igreja como Negócio.

 O líder-servidor não age egoisticamente, antes serve ao povo de Deus com espírito voluntário e solícito.

Temos Muito Para aprender com o Exemplo da liderança do NT, há umas variedades de exemplos mais quero destacar At 2. 42-47

Onde o resultado de uma boa Liderança Produz;

Unidade doutrinária: Não pode haver perfeita união sem unidade doutrinária. Informa-nos Lucas que os cristãos primitivos “perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42).

 Não era uma doutrina qualquer; tratava-se do ensinamento emanado do colégio apostólico constituído pelo Senhor Jesus Cristo. Paulo, ao discorrer sobre o mistério do corpo de Cristo, fala de uma só fé (Ef 4.5) que deve ser preservada zelosamente pelos santos (Jd v.3).

Na autêntica comunhão cristã, por conseguinte, não há lugar para heresias nem apostasias. Estejamos, pois, sempre alertas.

Nestes últimos dias, muitos aparecerão em nosso meio dissimulando suas inverdades doutrinárias, com o único intuito de destruir a comunhão dos santos (2 Ts 2.3; 2 Pe 2.1).

Sinais e Maravilhas : Pentecostais que somos, acreditamos piamente que Deus ainda opera sinais e maravilhas entre o seu povo.

Mas, para que isso ocorra, é urgente que vivamos uma perfeita comunhão com o Pai e com cada um de seus filhos.

Lucas realça que, na Igreja Primitiva, o sobrenatural era algo bastante natural entre os crentes: “e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (At 2.43).

Comunhão: A unidade doutrinária conduz a uma comunhão perfeita. Isto significa que não pode haver genuína comunhão cristã com dois ou três pensamentos teológicos díspares e contrastantes.

As seitas aparecem quando um indivíduo, ou grupo, apresenta uma doutrina contrária aos profetas e apóstolos de Nosso Senhor.

Lembra-se da doutrina de Balaão? (Jd v.11; Ap 2.14). E dos ensinos de Jezabel? (Ap 2.20).

Muitos são os que mergulham nas profundezas de Satanás e apresentam-se como especialistas no conhecimento de Deus (Ap 2.24).

Se quisermos, portanto, uma comunhão perfeita, lutemos para manter a sã doutrina.

A heresia causa divisão. Ou melhor: a heresia em si já é uma divisão. Esta recomendação de Paulo não deve ser esquecida: “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o” (Tt 3.10).

Assistência social. Uma igreja que cultiva a verdadeira comunhão cristã não permitirá que nenhum de seus membros passe necessidade.

Eis o que testemunha o autor sagrado: “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade” (At 2.44,45).

Não se tratava de um comunismo cristão, mas da autêntica comunhão que o Espírito Santo nos esparge na alma. O comunismo só espalha o medo, a miséria e o ateísmo.

A Igreja de Cristo não precisa dessa ideologia para socorrer os seus membros; ela tem o amor de Deus.

Crescimento: Uma igreja que cultiva a comunhão e não se acha dividida só tem a crescer:

 “[…] E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47b).

A Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus não pode ficar estagnada. Haverá de crescer local e universalmente.

Adoração: A Igreja Primitiva era também uma comunidade de adoração “louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo” (At 2.47).

Sim, a Igreja que louva a Deus jamais deixará de ser reconhecida, até mesmo por seus inimigos, como um povo especial.

Voltemos ao altar da verdadeira adoração. Louvemos a Deus com salmos e hinos. Abramos a Harpa Cristã e celebremos os grandes atos de Deus.

Orações: Informa-nos Lucas, também, que a comunhão da igreja Primitiva tinha como base a oração. O autor sagrado é enfático: “e nas orações” (At 2.42).

Isto significa que as reuniões de clamor e intercessão eram-lhes frequentes e poderosas.

Haja vista que, certa ocasião, a força da oração daqueles santos chegou a abalar a estrutura do prédio em que estavam reunidos (At 4.31).

 Sem oração, a comunhão da Igreja perde a sua força e influência. Sua igreja é uma comunidade de clamor e intercessão? Ela ainda move o coração de Deus? É hora de clamar!

CONCLUSÃO

Se quisermos servir ao Senhor com inteireza de coração, precisamos seguir os passos de Jesus que foi, é e sempre será o modelo perfeito de líder. 

OBRAS CONSULTADAS

Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos

OSBORNE, G. (Org.) Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol.1. 1.ed RJ: CPAD, 2009.

ANDRADE, C. As Disciplinas da Vida Cristã. 1.ed. RJ: CPAD, 2008.

Dicionário Bíblico Wycliffe

(HORTON, S. M. I & II Coríntios: Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. 1.ed. RJ, CPAD, 2003, pp.213-14.).

CLOUD, H. 9 Coisas que um Líder Deve Fazer. 1.ed. RJ: CPAD, 2009.

GETZ, G. A. Pastores e Líderes: O Plano de Deus Para a Liderança da Igreja. 1.ed. RJ: CPAD, 2004.

Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2016/05/licao-7-lideranca-em-o-novo-testamento.html#ixzz5o6CMR0c0

Video: https://www.youtube.com/watch?v=gEiCxhztGyY

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading