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Juvenis – Lição 09 – Ouça seus pais

INTRODUÇÃO

Nesta lição iremos estudar dois texto PV 6.20-24 ; 23.22-26 ,como objetivos principais de fazer uma analise nos mandamentos estabelecido pelo Senhor Nosso Deus entre eles estão a Obediência e a promessas na vida dos Filhos Que honram seus Pais .

I. UM TEXTO PARA HOJE

1. advertências aos jovens contra os pecados sexuais. Por cinco vezes, no livro de Provérbios, encontramos advertências aos jovens contra os pecados sexuais.

Ver Pro. 2.16-19; 5.3-34; 6.20-35; o capítulo 7 inteiro; e 9.13-18, onde a insensatez, personificada como uma mulher, sugere o assunto, embora sem mencioná-lo especificamente.

Esse tema obviamente atraía muita atenção de Salmão mais em suas palavras dar para perceber que ele nos deixa a advertência dos cuidados que devemos ter para não caímos na cilada aos apelos sexuais que a mídia, a internet e os sistemas deste mundo apregoa que o lema deles é “deixa a vida mim levar”, “O Nosso é Entrega o teu Caminho ao Senhor” Sl 37.5.

Precisamos também compreender que Nosso Deus usa nossos pais para nos ajudar aconselhar e orientar, hoje são poucos filhos que conversam abertamente com seus pais, antes de fazemos ou estabelecemos vínculo com pessoas em nossa sociedade é preciso entender que nossos Pais são os nossos primeiros amigos.

Pro. 6.20 – 7.27 é a mais longa seção do livro de Provérbios assim sugere alguns estudiosos, e era apenas natural e até mesmo inevitável que atacasse o ponto mais fraco do homem, o apetite sexual, que está sujeito a toda espécie de perversão.

As declarações de sabedoria falam francamente acerca desse pecado. A sabedoria fala sobre a desilusão do amor ilícito, e sobre como o remorso sem dúvida se seguirá, o que pode incluir até uma morte amarga, o julgamento de Deus contra a perversão.

6.20 Filho meu, guarda o mandamento de teu pai. O autor de Provérbios lembram aos jovens que sua mãe e seu pai biológicos lhe tinham dado certos ensinamentos vitais, incluindo os que dizem respeito aos pecados sexuais.

Poucos filhos obedecem aos conselhos dos pais estes poucos se assim prosseguirem e atentares aos conselhos terão as bênçãos do nosso Deus sobre suas vidas.

Ata-os perpetuamente ao teu coração. O jovem é convidado a atar os ensinos recebidos ao seu homem interior, ao seu coração, à sua consciência, à sua alma, na esperança de que essas instruções, na hora do teste, o salvassem dos pecados sexuais, fazendo lembrar dos conselhos recebidos e guardado no coração com amor e temor.

As declarações sábias foram concebidas como suficientes para guiar na vida reta, a saber, a aplicação da lei como guia (Deu. 56.4 ss.).

Contudo, a palavra coração implica mais do que o mero aprendizado intelectual e o assentir mental ao valor da verdade das declarações. Deve-se presumir que algo mais profundo esteja em pauta. Pv. 3.3 ;Pv. 7.3.; Dt. 6.6-8.

Quando caminhares, isso te guiará. 6.20-24 — Este trecho vincula os ensinamentos do pai com os da mãe (Pv 1.8).

A instrução materna deve estar atada ao coração da pessoa, como companhia permanente e guia confiável — como a Lei de Deus (compare com Dt 6.4-9; 11.18-21). (Para as palavras lâmpada e luz, veja Sl 119.105.)

2. Um Apelo à Obediência (6.20-23)

Nestes versículos, o autor aponta novamente para o valor da instrução dos pais (veja comentários de 1.8 e 4.1-9).

Para uma explanação acerca das expressões ata-os e’ pendura-os (21) .veja em Pv 1.8 que destaca Filho meu (8) é um termo carinhoso usado pelo mestre para com o seu pupilo e é usado com freqüência em Provérbios. Ouve pode ser melhor traduzido por “obedece” ou “guarda”.

A instrução (treinamento ou disciplina) do teu pai sugere o lugar principal e central do pai no lar judaico (Êx 12.26-28; Dt 6.6-7).

Mas o autor acrescenta: e não deixes ou: “não rejeites” a doutrina, “os ensinos” ou “orientações”, da tua mãe.

Esses ensinos também eram significativos e não eram considerados inferiores aos do pai. Nenhum livro da Bíblia se iguala a Provérbios na ênfase ao amor e ao respeito pela mãe. As crianças hebréias aprendiam os primeiros passos da sabedoria com os seus pais.

No versículo 22, temos um belo tributo à fidelidade das orientações divinas que servem para nos abençoar.

Estas instruções da lei: (torá) eram ensinadas ao jovem estudante pelos seus pais (Dt 6.6-7). Há duas afirmações significativas no versículo 23.

O mandamento é uma lâmpada para lançar luz sobre os caminhos traiçoeiros da vida (SI 19.8; 119.105). Como fonte do ensino dos pais, a lei é uma luz; por isso, “o homem que rejeitar esses mandamentos, é como se a sua lamparina fosse apagada”.

Pv. 23.22,23 – Ouve a teu pai, que te gerou. Recebemos mais instruções sobre a necessidade de obedecer a pai e mãe, nossos primeiros professores.

Eles prepararam o caminho para o mestre e sua escola da lei e das declarações da sabedoria, que aperfeiçoam a espiritualidade que os pais iniciaram.

No vs. 22 aprendemos que o pai de um homem deve ser ouvido quando está instruindo (ver sobre o ato de Ouvir, em Pro. 4.20).

A segunda linha, que é sinônima, requer o respeito pela mãe, no sentido de que ela não seja desprezada pelo filho, que age contra suas boas instruções e seu treinamento.

O quinto mandamento requer esse tipo de reação da parte de um filho (ver Êxo. 20.12). Cf. Pro. 1.8; 30.17 e Efé. 6.1,2, onde encontramos instruções similares.

Pv.23.24,25 — O pai alegra-se em ver seus filhos vencer na vida. Entretanto, a maior alegria dele reside em saber que seus filhos são justos e fiéis ao Senhor.

II. A PROMESSA DO MANDAMENTO

O mandamento “Honra a teu pai e a tua mãe” (Êx 20.12) se referia originalmente aos pais numa estrutura familiar, mas com o desenvolvimento da revelação se torna claro que se refere também aos pais espirituais e às autoridades constituídas.

O preceito instrui no tocante ao nosso relacionamento com os superiores segundo idade, hierarquia social e espiritual, e conhecimento. O mundo está hoje às avessas, e o quinto mandamento nunca foi tão necessário quanto é agora no século 21.

A Bíblia é clara quanto ao nosso dever de honrarmos o nosso pai e a nossa mãe. Quando falamos de honrar pai e mãe, nos referimos à família instituída por Deus e basicamente formada por pai, mãe e filhos.

Todavia, no contexto bíblico, quando o mandamento em relação a honrar os pais fora exposto ao povo, a família hebreia tinha uma dimensão mais ampla que a família entendida por nós no contexto ocidental.

Respeitar o pai e a mãe também implicava respeitar os pais das diversas tribos hebreias. Os pais de Levi, os pais de Judá, os pais de Efraim, os pais de Rubem, etc. Digno de nota é que o primeiro mandamento para honrar um ser humano não foi no sentido de prestar honras ao rei ou uma autoridade religiosa, mas ao pai e a mãe.

Pais são instrumentos de Deus na vida dos filhos, para ir ao encontro das necessidades físicas deles e introduzir a criança nos caminhos de Deus.

A prioridade espiritual dos pais é observada no fato de que muitas das cerimônias, tal como a ceia da Páscoa, eram conduzidas no seio da família. Em Deuteronômio 6 e 11, é destacada a responsabilidade pela educação no lar.

Êxodo 20.12 teu pai e tua mãe. Neste quinto mandamento, o Decálogo volta-se para as relações humanas, começando pela família.

A honra aos pais é a âncora da sociedade, e liga os filhos aos pais na comunidade da fé. A promessa e a advertência implícita deste mandamento são ímpares nesta série. O desrespeito aos pais era uma questão séria, pois também desonrava o Senhor.

Exemplo de respeito e honra para com a mãe:

Assim foi Bate-Seba ao rei Salomão, a falar-lhe por Adonias; e o rei se levantou a encontrar-se com ela, e se inclinou diante dela; então se assentou no seu trono, e fez pôr uma cadeira para a sua mãe, e ela se assentou à sua direita.

Então disse ela: Só uma pequena petição te faço; não ma rejeites. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, porque não ta negarei.

1 Reis 2:19-20, Assim foi Bate-Seba ao rei Salomão, a falar-lhe por Adonias; e o rei se levantou a encontrar-se com ela, e se inclinou diante dela; então se assentou no seu trono, e fez pôr uma cadeira para a sua mãe, e ela se assentou à sua direita.

Então disse ela: Só uma pequena petição te faço; não ma rejeites. E o rei lhe disse: Pede, minha mãe, porque não ta negarei. 1 Reis 2:19-20.

Devemos obedecer nossos pais no Senhor, enquanto estiver de acordo com a Palavra de DEUS. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6:1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

III. A ALEGRIA DOS PAIS

Não existe na vida alguém mais importante para o filho do que o pai e a mãe; eles são seus heróis. E há uma alegria imensa quando eles ver os filhos obedecendo crescendo no temor e na presença do nosso Deus,Esse relacionamento é análogo ao de Deus com o seu povo Israel (Dt 1.31).

O profeta Malaquias apresenta uma analogia ainda mais profunda comparando o dever do homem honrar a Deus com o do filho de honrar o pai (Ml 1.6).

Há certo vínculo entre o quinto mandamento e os três primeiros pela natureza desse relacionamento. O termo “a teu pai e a tua mãe” é amplo: certamente diz respeito aos nossos genitores, àqueles que nos geraram, mas não fica apenas nisso.

MÃE ver o artigo geral sobre a Família. A palavra hebraica correspondente é ’em; e no grego é meter.

Naturalmente, tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos, «mãe» é uma palavra muito comum.

Aparece cerca de duzentas e dez vezes no Antigo Testamento e oitenta e duas vezes no Novo Testamento (começando em Mat. 1:18 e terminando em Apo. 17:5).

Apesar de ser bem sabido que as mulheres, em geral, não ocupavam posição muito proeminente na antiga cultura dos hebreus, pode-se dizer que a mãe, entre eles, era mais honrada do que sucedia entre outras culturas da mesma época.

Nos casos de casamentos polígamos, a mãe de um filho era sempre a sua verdadeira mãe; e as demais mulheres do complexo não eram chamadas assim por aquele filho. Ver Gên. 43:29. É verdade que uma madrasta podia ser chamada de «mãe» (ver Gên. 37:10).

Porém, uma madrasta geralmente era distinguida da verdadeira mãe, ao ser chamada de «mulher» do pai.

Entretanto, a palavra «mãe», como também as palavras «pai», «filho», etc., eram usadas em um sentido muito amplo entre os hebreus, podendo indicar qualquer antepassado do sexo feminino (ver Gên. 3:20 e I Reis 15:10).
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 4. Editora Hagnos. pag. 20.

PAI, Significado

A palavra grega, pater, está relacionada à raiz que significa «nutridor» ou «protetor». Porém, no uso comum, havia muitas aplicações do vocábulo, como ao pai de uma pessoa, ao chefe de um clã ou nação, ao cabeça espiritual dos mesmos, ou a um líder espiritual, ou a alguém que ajudava a outrem para conseguir um significativo avanço espiritual, como o originador de alguma organização, filosofia ou religião;

e também era usado como titulo de honra e respeito, incluindo os nomes Pai, Filho e Espírito Santo, da triunidade divina, ou então, Deus como o Pai dos seres humanos e de outros seres inteligentes.

Ml 1.6 Se eu sou Pai, onde está a minha honra? Aqui temos a acusação formal de Deus contra os líderes religiosos do país. Por causa das muitas iniquidades e corrupções (deles mesmos e do povo que os imitou), eles caíram sob a maldição divina (Mal. 2.2). O Israel pós-exílico não prosperaria enquanto tivesse tais homens na liderança.

OBEDIÊNCIA E O VERBO HONRAR EM AÇÃO.

O quinto mandamento é construído de forma positiva: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Êx 20.12).

O preceito começa com o verbo no imperativo intensivo kabbêd, “honra”, do verbo kãbêd, “ser pesado, rico, honrado, glorioso”.

A construção intensiva hebraica traz a nuança de curvar-se em honra ou respeito. A segunda parte esclarece e especifica o significado do mandamento, que aparece de forma expandida em Deuteronômio:

“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus” (Dt 5.16).

A raiz do verbo kãbêd aparece em todas as línguas semíticas, com exceção do aramaico. O significado é de “ser pesado”, com o sentido figurado de ser importante.

O adjetivo derivado desse termo aparece duas vezes no Antigo Testamento com sentido literal para designar o peso do sacerdote Eli e o peso do cabelo de Absalão, filho de Davi (1 Sm 4.18; 2 Sm 14.26).

A Septuaginta traduz esse verbo por diversos termos gregos que não é possível enumerar aqui, mas entre eles podem ser destacados doxazõ, “ser de opinião, pensar, honrar, glorificar”, e seus derivados; e timaõ, “dar valor a, considerar digno, estimar, honrar, reverenciar”, e seus derivados.

Em ambos os verbos e seus respectivos derivados, como doxa e timê,m “glória” e “honra”, o peso é figurado. Uma pessoa de peso significava alguém honrado, digno, importante, respeitado (Nm 22.15). Esses termos hebraico e grego lançam luz sobre a abrangência do quinto mandamento.

A Bíblia aplica-os a Deus (Sl 79.9; Is 40.5), que é “o rei da glória” (Sl 24.7-10), mesmo título dado ao Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento (1 Co 2.8).

As pessoas muitas vezes são egoístas e não pensam que um dia talvez passarão por determinada situação. Nossas ações são exemplos, por isso faça o bem para colher o bem. Reflitam com essa mensagem!!

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam na hora de comer. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa.

O filho e a nora irritaram-se com a bagunça. – “Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai”, disse o filho.

–  “Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.” Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha.
Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.

Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos.

Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

O menino de 4 anos de idade assistia a tudo em silêncio. Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão, manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança:

– “O que você está fazendo?” O menino respondeu docemente: – “Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu crescer” O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho.

Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos.

Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.

Naquela noite aquele filho tomou o pai pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família.

E por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.

Querido amigo!! Na pureza de uma criança podemos tirar grandes ensinamentos. Que possamos refletir as atitudes que temos com as pessoas e ver se o que estamos fazendo é certo. Nossas ações são exemplos, exemplos a serem seguidos.

Por isso amigos sempre lembrem-se que amanhã pode ser você, portanto cultive coisas boas e será recompensado.

CONCLUSÃO

Os filhos que honram os pais recebem de Deus duas preciosas promessas: vida longa e prosperidade. O contrário também é verdade: os filhos que desonram os pais encurtam seus dias sobre a terra e fazem provisão para o desastre.

Nenhum filho pode ter um relacionamento certo com Deus se desonra pai e mãe. Os filhos honram os pais quando os respeitam e os obedecem no temor de Deus; quando seguem seus conselhos e pautam sua conduta pelos princípios cristãos aprendidos no lar; quando buscam sábia orientação destes para suas decisões na vida; quando são convertidos a eles e quando cuidam deles na velhice.

Um dos sinais de decadência da sociedade é a desobediência dos filhos aos pais. A rebeldia é como o pecado da feitiçaria.

Os filhos rebeldes são a tristeza de seus pais, mas os filhos obedientes são o seu deleite. Filhos bem aventurados são aqueles que honram pai e mãe. Honram pela obediência; honram pelo amor desvelado; honram pelo cuidado protetor.

Vivemos hoje o drama de pais matando filhos e filhos assassinando os pais. Há uma guerra dentro da família.

Como disse Jesus, os inimigos do homem são os da sua própria casa. A Palavra de Deus, porém, diz que os filhos que honram pai e mãe recebem duas promessas especiais de Deus: vida longa e vida feliz. A felicidade é resultado da obediência.

Obras Consultadas

Esequias Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. Editora CPAD. pag. 78-79.
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 5. Editora Hagnos. pag. 12.
CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 4. Editora Hagnos. pag. 20.
RICHARDS. Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Editora CPAD. pag. 64.
Esequias Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. Editora CPAD. pag. 79-80.
Comentário Beacon – Jó – Cantares
Comentário de Champlin AT Vol. 4 Salmos a Cantares
Bíblia de Estudo de Genebra. Editoras Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil. pag. 103.
Colaboração Dc. Aildo Obreiro da IEADALPE

Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2015/11/licao-9-ouca-seus-pais-subsidio-licao.html#ixzz5YCNZtfwd

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