JUVENIS – LIÇÃO 1 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
INTRODUÇÃO
A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos realizados por homens, sendo esta Palavra escrita inspirada pelo Espírito Santo, na qual estão contidos os preceitos divinos para uma jornada feliz e segura para o homem em sua vida social, moral e espiritual.
Nesta lição estudaremos sobre o que é a Bíblia em sua definição, composição, sua redação e como devemos nos relacionar com a Santa Palavra de Deus.
- DEFINIÇÃO DA PALAVRA BÍBLIA
1.1. DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA
Considerando o termo grego “Bíblos” esta palavra significa uma coleção de livros agrupados de forma única e sistematizada, ou seja, a Bíblia é uma composição de vários livros tal qual uma biblioteca.
1.2. DEFINIÇÃO ESPIRITUAL
A Bíblia Sagrada é a voz de Deus para os homens registrada em escritos realizados por homens, sendo esta Palavra escrita inspirada pelo Espírito Santo, na qual estão contidos os preceitos divinos para uma jornada feliz e segura para os homens em sua vida social, moral e espiritual (2 Tm 3:16-17)
- COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA
A Bíblia primariamente se divide em duas subcoleções de livros, sendo a primeira denominada de “Antigo Testamento” e a segunda denominada de “Novo Testamento”.
A palavra “Testamento” denota em seu significado a realização de um pacto ou uma aliança entre dois ou mais agentes.
2.1. O ANTIGO TESTAMENTO
O antigo testamento se configura predominantemente como um aliança pactuada entre Deus (o criador de todas as coisas) e Israel (a nação escolhida para ser um modelo sacerdotal para as demais nações) de forma a revelar quem é Deus, seus atributos morais e naturais, sua vontade que deve ser obedecida pelos homens, suas bênçãos e cuidados para com o povo escolhido para se relacionar com Ele e adorá-lo.
2.1.1. SUBDIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO
O antigo testamento possui 39 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:
i – Pentateuco também conhecido por Torá (termo hebraico) composto por 5 livros, contêm leis e instruções que Deus deu a Moisés para Israel e a consolidação da aliança de Deus com esta mesma nação visando esta ser uma nação sacerdotal e modelo para as demais nações quanto ao relacionamento e adoração ao Senhor Yahweh (nome hebraico de Deus).
ii – Livros históricos composto por 12 livros, contêm relatos da historicidade de Israel desde a conquista da terra prometida (Canaã), o tempo de governo de Israel por juízes, os períodos do reino unificado e dividido de Israel, a queda para os impérios mundiais da Assíria e Babilônia, o período do exílio babilônico, o retorno a terra prometida durante o império Persa e a história de duas mulheres de fé que ajudaram o seu povo diante de grandes aflições, no caso, Rute e Ester.
iii. Livros de Sabedoria e Poesia composto por 5 livros que exprimem em linguagem poética os atributos naturais de Deus (onisciência, onipresença e onipotência), bem como os seus atributos naturais (bondade, amor, justiça, paciência, etc) e também registra conselhos práticos de ordem moral, social e espiritual para os homens se relacionarem com Deus e com o próximo.
iv – Livros Proféticos composto por 17 livros que nos mostra homens chamados por Deus para anunciarem a mensagem divina em diferentes épocas para o seu povo, diversos ouvintes e nações contendo advertências, exortações, julgamentos, sentenças, consolação, etc.
Destes 17 livros, 5 se referem aos chamados profetas maiores, pois, escreveram maior volume de mensagens em seus respectivos livros e 12 se referem aos chamados profetas menores, pois, escreveram menor volume de mensagens em seus respectivos livros.
O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento
2.2. O NOVO TESTAMENTO
O novo testamento se configura predominantemente como uma nova aliança pactuada entre Deus (Jesus) e toda a humanidade (judeus e não judeus (gentios)) de forma a revelar que Jesus é o Messias revelado no Antigo Testamento que veio a este mundo na forma humana para salvar a humanidade da condenação, redimindo os pecados destes, através da sua morte e derramamento de sangue na cruz do Calvário.
Além desta mensagem principal os livros e cartas contidos no Novo Testamento relata a história da igreja primitiva e orienta lideranças e seguidores sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.
2.2.1. SUBDIVISÃO DO NOVO TESTAMENTO
O novo testamento possui 27 livros divididos em quatro conjuntos de livros, a saber:
i – O Evangelho de Cristo segundo a ótica de 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João) relatam a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo e o livro de Atos relata a história da igreja primitiva do primeiro século, perfazendo 5 livros.
ii – As cartas do Apóstolo Paulo composta de 13 cartas, sendo que 9 cartas foram endereçadas as igrejas constituídas pelo referido apóstolo no mundo antigo conhecido e 4 cartas para lideranças pastorais que orientam as igrejas, lideranças e membros sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.
iii – As cartas gerais composta de 8 cartas escritas por líderes da igreja para orientar as igrejas, lideranças e membros sobre temas eclesiásticos, doutrinários, sociais, morais e espirituais.
iv – O livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João registra as visões que este teve na ilha de Patmos sobre os acontecimentos escatológicos dos últimos dias.
O quadro sinóptico abaixo apresenta as divisões e subdivisões do Antigo Testamento
- A REDAÇÃO DA BÍBLIA SAGRADA
Como já mencionamos a Bíblia Sagrada foi escrita por pessoas, sendo a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo caracterizando-a como uma Palavra de fonte sobrenatural.
Logo, não podemos admitir que teorias, tais como, a da inspiração natural humana,(a Bíblia foi escrita por pessoas de grande capacidade intelectual), a da inspiração parcial da Santa Palavra, (somente partes da Bíblia foram inspiradas pelo Espírito Santo) e a teoria do ditado verbal (Deus ditou a Palavra para os escritores) possam explicar a consolidação das Escrituras em registros Bíblicos.
Esta Palavra foi escrita em três idiomas (hebraico e aramaico para o Antigo Testamento e grego para o Novo Testamento) em diversas épocas, sendo a Bíblia composta por um total de 66 livros escritos por 40 homens num período aproximado de 1550 anos de forma harmoniosa, inerrante e infalível.(2 Pd 1:20-21)
- A BÍBLIA É A VOZ DE DEUS REGISTRADA EM ESCRITOS
Quando abrimos a Bíblia, Deus fala conosco de diversas maneiras e a maior virtude de sua fala é que ao lermos um mesmo versículo por várias vezes, ele nos dá ensinamentos diferenciados, pois a Palavra de Deus se renova a cada dia. (Jo 5:39; Sl 119:105-112)
Ame a Palavra de Deus pelo simples fato de que Deus nos amou primeiro. Ame a Deus pelo que Ele é e esteja sempre disposto a ouvir a sua voz e o adore quer de dia, quer de noite.
Leia a Bíblia de forma cronológica e cresça na graça e no conhecimento. Ame a Deus sobre todas as coisas ! (Sl 119:140; 1 Jo 4:19-21)
- CONCLUSÃO
A Bíblia Sagrada é a principal fonte onde Deus se revelou para os homens, pois, o homem com toda a sua inteligência não é capaz de conhecer o Senhor em toda a sua plenitude e assim faz-se necessário que o conheçamos segundo o que Ele fala nas Sagradas Escrituras. Leia a Bíblia!
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2017/12/notas_1t_2018_juvenis_lic3a7c3a3o-1_a-bc3adblia-c3a9-a-palavra-de-deus.pdf
Vídeo: https://youtu.be/P46njWti2M8