Sem categoria

Juvenis – Lição 10 Arrependimento

Introdução

Devemos nos esforçar para viver uma vida completa longe dos prazeres deste mundo afim de agradar ao nosso Deus.

  1.  ARREPENDIMENTO

O SIGNIFICADO DO ARREPENDIMENTO

  1. A origem da palavra do Grego.

O verbo que dá origem a palavra, em grego, é METANOEO, e é definido assim:

  1. “‘Se arrepender’ , incluindo as idéias de reflexão, contemplação, e mudança de mente, pensamento, por exemplo, do julgamento e do sentimento, sobre aspectos morais, com referencia particular ao caráter e conduta do próprio penitente.” 1

2-“O verbo ‘METANOEO’ não deve restringir-se apenas à mera tristeza pelo pecado – o arrependimento no sentido de contrição; mas implica uma mudança de pontos de vista, de pensamento e de propósito, e uma conseqüente mudança da predisposição – arrependimento no sentido de conversão.” 2

3- “ ‘mudar de idéia’ por exemplo, ‘arrepender-se’…, de ter ofendido alguém…” 3

4-  “O arrependimento causa uma mudança na mente … O arrependimento causa uma mudança nas afeições … O arrependimento opera uma mudança na vida.”

ARREPENDIMENTO As palavras heb. mais comuns para arrependimento vem da raiz naham e significam uma mudança de idéia ou de propósito, ou, às vezes, lamentava- se.

O conceito do NT, porém, é mais corretamente expressado pelo verbo heb. shub, que significa “converter-se”, ou “retornar”, e é às vezes traduzido como “arrepender-se” (Ez 14.6; 18.30), Este é o verbo “converter no clássico texto do AT sobre o arrependimento em Isaías 55.6,7.

No Novo Testamento, o arrependimento tem geralmente o significado do termo gr. metanoia, que é uma “mudança de pensamento”, e seu verbo coligado; embora metamelomai, “mudar de atitude”, seja usado cinco vezes, e um adjetivo coligado seja utilizado duas vezes.

A doutrina do arrependimento é apresentada mais claramente no NT pelo substantivo metanoia e seu verbo coligado.

Onde quer que este substantivo ou verbo ocorra, há um convite para que os homens se convertam de seus pecados e busquem a graça de Deus, ou ainda um registro ou referência desta atitude de arrependimento.

O arrependimento pode ocorrer por parte daqueles que se declaram cristãos (2 Co 7.9,10; Ap 2,5,16,21,22; 3.3,19), embora o apelo ao arrependimento seja geralmente dirigido aos descrentes.

Há um nítido desenvolvimento do uso da palavra no NT. João Batista (Mt 3.2,8,11; Mc 1.4; Lc 3.3,8) soava a nota de arrependimento para todo o povo judeu, em vista da vinda repentina do Messias.

Seu ministério é resumido nas palavras de Paulo: “João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo” (At 19.4; veja também 13.24).

Para muitos dos judeus, como provavelmente para os 12 homens de Éfeso (At 19,1-7), o batismo de João pode ter representado o momento da nítida crença que eles tiveram, no sentido da fé salvadora do AT.

Contudo, muitos tinham, sem dúvida alguma, sido crentes, e para eles o batismo de João, como as outras práticas (Hb 9.10), teria representado um ato de arrependimento e reconsagração.

Podemos supor que muitos daqueles que se arrependeram sinceramente com a pregação de João estiveram entre os milhares que vieram para a igreja no Pentecostes, e depois dele.

O Senhor Jesus deu continuidade à mensagem de João, exatamente com as mesmas palavras (Mt 4.17; Mc 1.15).

O arrependimento teve um lugar proeminente na pregação de Jesus e de seus discípulos (veja Mc 6.12; Mt 11.20-21 com Lc 10.13; Mt 12.41 com Lc 11,32).

Lucas dá muito mais ênfase à pregação o arrependimento no ministério de Jesus do que os outros escritores dos Evangelhos.

As passagens peculiares em Lucas são 5.32; 13.3,5; 15.7,10; 16.30; 27,3,4 e 24.47. No livro de Atos, a mensagem do Evangelho (de arrependimento) é plenamente desenvolvida, e a fé é pressuposta do início ao fim.

No dia de Pentecostes (2.38) e logo depois dele (3.19), o arrependimento para a salvação do pecado era o tema predominante.

Paulo pregou o arrependimento aos filósofos no Areópago (17.30). Na mais clara de todas as referências em Atos, Paulo resume o seu ministério:

“… testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão [ou arrependimento] a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (20.21); e também:

“anunciei... aos gentios que se emendassem [ou se arrependessem] e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento” (26.20).

Ao escrever aos coríntios, Paulo indica a função da tristeza ao levar uma pessoa a converter-se a Deus, produzindo o arrependimento que conduz à salvação,

  1. O QUE SIGNIFICA SE ARREPENDER

Biblicamente dizendo, significa mudar de direção. Prov.1;23  No sentido natural da palavra, converter e mudar de um estado para outro.

Significa arrepender-se de seus pecados, abandonar os caminhos do pecado e crer de todo seu coração que só existe um único Deus e Eterno. Aquele que sempre existiu e sempre existirá.

Veja:

Crônicas 7:14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

Isaías 19:22 “E ferirá o SENHOR ao Egito, ferirá e o curará; e converter-se-ão ao SENHOR, e mover-se-á às suas orações, e os curará”;

Tiago 5:19 -20 “Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”.

converter-se pode até significar mudar de direção em um sentido generalizado, porém converter-se no evangelho significa muito mais do que isso e esta relacionado a mudança de mente, mudança de pensamento.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7.14).

III. POR QUE DEVEMOS NOS ARREPENDER

A MENSAGEM DE DEUS É UMA CHAMADA AO ARREPENDIMENTO.

Muitos líderes religiosos nos dizem que o arrependimento não é para esta época. Mas, como pode ser observado pela Palavra de Deus, o arrependimento foi pregado durante

o ministério de João o Batista;

durante o ministério de Jesus ; e

durante o ministério de Paulo.

E assim disse de Paulo: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam.”

A recusa do homem de arrepender-se meramente testifica o fato de que a mente e a alma estão em antagonismo contra o Senhor da Glória; e, tal indivíduo está escorregando velozmente em direção ao inferno.

É necessário arrepender-se diante de Deus e confiar em Jesus Cristo como seu único Salvador30, ou será condenado pelos seus pecados.

Quando o povo de DEUS arrepende-se de seus pecados, além de receber o perdão divino, começa a viver uma fase de copiosas bênçãos.

O arrependimento, que é essencial à verdadeira conversão (Atos 2:38; 17:30), envolve morte ao pecado (Romanos 6). A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem que haver uma mudança de estilo de vida radical.

A Bíblia usa termos como matar o velho homem e revestir-se com o novo, e descreve com minúcias as mudanças exatas que precisam ser feitas (examine Efésios 4:17-32; Colossenses 3).

Maus hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. — precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento.

Muitas pessoas tentam ser convertidas e converter outras, sem arrependimento. Elas ensinam um cristianismo indolor, que não exige sacrifício.

Elas salientam as emoções, a felicidade e as bênçãos, porém pensam pouco sobre as mudanças reais que a conversão exige na vida diária da pessoa.

Entendamos isto claramente: Não há conversão sem transformação. Aquele que creu e foi batizado, aquele que até mesmo foi aceito numa igreja e participa fielmente das atividades religiosas, mas que não se arrependeu, não é salvo. O arrependimento é um compromisso sério, determinado, para mudar sua própria vida.

Conclusão

O arrependimento e a fé são os dois elementos essenciais da conversão. Envolvem uma ‘virada contra’ (o arrependimento) e uma ‘virada para’ (a fé).

As palavras primárias, no Antigo Testamento, para expressar a ideia de arrependimento são shuv (‘virar para trás’, ‘voltar’) e nicham (‘arrepender-se’, ‘consolar’).

Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1 Sm 15.11 ; Jr 3.19), seja no sentido de voltar para Deus (Jr 3.7; Os 6.1).

A pessoa também pode desviar-se do bem (Ez 18.24,26) ou desviar-se do mal (Is 59.20; Ez 3.19), isto é, arrepender-se.

O verbo nicham tem um aspecto emocional que não fica evidente em shuv, mas ambas as palavras transmitem a ideia do arrependimento.

O Novo Testamento emprega epistrephō no sentido de ‘voltar-se’ para Deus (At 15.19; 2 Co 3.16) e metanoeō / metanoia para a ideia de ‘arrependimento’ (At 2.38; 17.30; 20.21; Rm 2.4).

Utiliza-se de metanoeō para expressar o significado de shuv, que indica uma ênfase à mente e à vontade. Mas também é certo que metanoia, no Novo Testamento, é mais que uma mudança intelectual.

Ressalta o fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a operar uma mudança fundamental de atitudes básicas.

Embora o arrependimento por si só não possa nos salvar, é impossível ler o Novo Testamento sem tomar consciência da ênfase deste sobre aquele.

Deus ‘anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam’ (At 17.30). A mensagem inicial de João Batista (Mt 3.2), de Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38) era ‘Arrependei-vos!

Todos devem arrepender-se, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ (Rm 3.23)” (HORTON, S. M. et all. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed., RJ: CPAD, 2006, p.368).


Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com/2015/09/licao-10-arrependimento-juvenis.html – Acesso em 01

Video: https://www.youtube.com/watch?v=cvepNTzm3A0

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading