Sem categoria

Juvenis – Lição 10 – O cântico de Davi por perdão

INTRODUÇÃO

Este Salmo é uma oração, primeiramente, por perdão, com uma confissão humilde de atos pecaminosos provenientes de uma natureza pecaminosa como sua raiz amarga; e, depois, por renovação e santificação através do Espírito Santo”.

O título indica a autoria de Davi e associa o salmo à confissão do seu pecado com Bate-Seba (cf. Int. ao SI 32).

Este episódio trágico na vida de Davi parece ter dado a ele uma profunda compreensão da verdadeira natureza do mal. Por trás da culpa da sua transgressão ele encontra a mancha mais profunda de uma natureza pecaminosa com a qual ele nasceu .

I –  MANDAMENTOS QUEBRADOS   

O Pecado tem as suas consequências , Davi havia cometido Alguns Pecados entre eles destaca-se  O Adultério e O Assassinato  (ele adulterou com Bete-seba e Assinou a Urias). 

Davi estava no auge do seu reinado quando tragicamente caiu em pecado, vencido pela sua própria paixão desenfreada. Época de triunfo e realização é também momento de vigilância contra o mal. Davi à essa altura também já era culpado da quebra do mandamento assinalado em Deuteronômio 17.17.

Não sabemos qual era a proximidade que havia entre Bate-Seba e Davi. O fato é que a mulher portava-se indevidamente em local praticamente público e veio a se tornar objeto de cobiça do rei que, desocupado, a avistou banhando-se, desejou-a, mandou que a trouxessem e adulterou com ela. Como se isso não bastasse, Bate-Seba ainda ficou grávida. E é aqui que o desenrolar do restante da tragédia tem início.

Depois de ter consumado o seu ato pecaminoso, Davi, de várias maneiras e durante um bom tempo, tentou ocultá-lo (2 Sm 11.27).

As tentativas foram cada vez mais pecaminosas. Isso sempre acontece com quem tenta esconder seu pecado (Sl 42.7; Nm 32.23).

Analisemos as etapas em que o pecado de Davi se avolumou, trazendo mais danos ao seu relacionamento com Deus, à sua consciência, e às pessoas que foram envolvidas nesta trama diabólica:

a) Primeiro Davi ordenou que Urias viesse da guerrapara dar-lhe notícias dela, em seguida, ofereceu-lhe um presente e deu-lhe licença para ir a sua própria casa (2 Sm 11.6-8). Tudo era mentira, engano, logro.

b) Em segundo lugar, Davi insistiu que Urias permanecesse em casa,noutras palavras reincidiu no mal (v.10).

c) Em terceira instância, Davi ofereceu um banquetea Urias com vinho embriagante (vv.12,13).

d) Em quarto e último lugar,Davi enviou uma carta real ao comandante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador (vv.14,15)!

Um assassinato covarde de um leal soldado, planejado pelo rei da Nação Escolhida (vv.16,17).

Por meio de tudo isso (e muito mais), Davi estava tentando esconder e incubar o seu pecado. Quando o crente procede dessa forma, o julgamento divino o aguarda, pois “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

II –  DAVI É DESMASCARADO

Quando Davi achava que, morto o esposo da mulher com quem adulterara, o seu problema estava resolvido, Deus envia o profeta Natã para confrontá-lo (2 Sm 12.1-25). Natã narra a parábola do camponês, que possuía uma única ovelha, e do fazendeiro, que tinha muitas ovelhas.

O fazendeiro rico toma a única ovelha do camponês e oferece aos seus visitantes. Ao ouvir tal fato, Davi ficou tão irado e furioso com o fazendeiro – uma característica de quem vive com pecado acobertado – que exige a morte de tal homem e ainda a restituição quatro vezes mais ao camponês (2 Sm 12.5,6).

É comum alguém que pecou e não tratou de forma devida o seu pecado projetar um sentimento de “justiça” e uma falsa santidade perante os outros.

Ele exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez. Cobra santidade, requer compromisso, exige dedicação, no entanto, nega com a sua prática a eficácia desses valores.

Natã, com divina autoridade, declarou que Davi era o tal homem (2 Sm 12.7), e que o rei acabara de promulgar sua própria sentença! Devemos ter cuidado para não projetarmos nossos pecados nos outros, pois eles acabarão se voltando contra nós mesmos.

“Ao tentar esconder seu pecado, Davi o agravou ainda mais, levando Deus a expô-lo por meio do profeta Natã”.

“O profeta Natã foi enviado pelo Senhor para confrontar Davi com seu pecado. Dramaticamente usou uma parábola simples, mas admirável para revelar a verdade à consciência do rei.

A sabedoria desta abordagem faz um paralelo com o discurso de Paulo aos atenienses no Areópago (At 17.22-31).

Cada elemento da parábola é planejado para estimular a solidariedade do rei e ultrajar o senso de justiça:

um homem pobre com apenas uma cordeira, a qual ele amava com grande estima;

um homem rico com uma riqueza abundante em rebanhos e gado; a cruel desconsideração pelos sentimentos e direitos de seu pobre vizinho ao tomar-lhe a única cordeira e matá-la para os seus convidados (1-4). A reação de Davi foi imediata e correta.

A sua ira foi provocada, e ele declarou: ‘Digno de morte é o homem que fez isso’.

Natã revelou com habilidade o ponto-chave da parábola: ‘Tu és este homem’. […] Davi tinha desprezado o mandamento de Deus, e tinha feito o mal diante de seus olhos com o pecado duplo de adultério e assassinato.

O terrível resultado do pecado começa agora a se desdobrar. O juízo seria duplamente severo porque viria não de estrangeiros e inimigos de fora, mas da sua própria casa”. (PURKISER, W. T. Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2. RJ: CPAD, 2005, p.246).

Bate-Seba era o vínculo entre os dois reis mais famosos de Israel – Davi e Salomão. Seu adultério com Davi quase pôs fim a família através da qual Deus planejou entrar fisicamente no mundo.

Em meio às cinzas daquele pecado, porém, o Senhor trouxe o bem. Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, nasceu de um descendente de Davi e Bate-Seba. A história de Davi e Bate-Seba mostra que pequenas decisões erradas frequentemente levam a grandes erros. […]

Bate-Seba provavelmente sentiu-se arrasada pela cadeia de eventos. […] Davi a confortou (2 Sm 12.24), e ela viveu para ver outro filho, Salomão, sentar-se no trono.

Por meio de sua vida, vemos que as pequenas escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia são muito importantes. Elas nos preparam para realizar coisas esplêndidas, quando temos que tomar grandes decisões. A sabedoria para fazer as escolhas certas em diversos assuntos é um dom de Deus. (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, 2003, p.461).

III.   UM SALMISTA QUEBRANTADO

Para o rei Davi, só havia, afinal, uma maneira de lidar com o pecado: encará-lo, confessá-lo e ser perdoado, O Salmo 51 mostra-o fazendo exatamente isso.

Em contraste absoluto com a confissão fingida, que é praticada por tanta gente, a oração de Davi exprime m quebrantamento total.

Qual era exatamente o pecado que Davi estava confessando? A Bíblia nos diz claramente que ele cometera adultério com Bate-Seba, esposa de Urias, o heteu, e, quando ela ficou grávida, Davi tentou em vão acobertar o seu pecado ordenando a morte de Urias (2 Sm 11).

O Salmo 51, no entanto, não menciona o adultério, apenas fala de passagem no assassinato (Sl 51.14). Em vez disso, a principal transgressão confessada é: Contra ti, contra ti somente eu pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal (Sl 51.4).

Davi não estava fugindo da responsabilidade pela imoralidade sexual e pelo assassinato, mas, sim, reconhecendo que, no final das contas, seu pecado ofendia muito mais a Deus, justo e santo.

Mesmo quando há gente ferida pelos pecados dos outros, foram as normas de Deus, sobretudo, que foram quebradas. Assim, se é bem verdade que os pecadores devem pedir perdão às pessoas atingidas e até ressarci-las, também é verdade que, acima de tudo, devem se confessar, arrependidos, a Deus.

IV –  AS LIÇÕES DO SALMO 51

O Salmo 51 está associado a uma das experiências mais difíceis da vida de Davi, o seu caso com Bate-Seba. E um dos vários salmos de Davi em que o título especifica o incidente que inspirou o poema.

O relato do pecado de Davi e a censura de Natã estão em 2 Samuel 11 e 12.1-15. A resposta de Davi a Natã foi imediata: Pequei contra o Senhor (2 Sm 12.13). Algum tempo depois, ele escreveu esse memorável salmo . A estrutura do poema é a seguinte:

(1) apelo à misericórdia de Deus, no contexto da confissão de Davi (v. 1,2);

(2) reconhecimento de que o pecado de Davi fora contra o Senhor (v. 3,4);

(3) confissão de Davi de que o pecado permeava o seu ser (v. 5,6);

(4) uma série de pedidos de perdão (v. 7-13);

(5) voto de louvor pelo pecador perdoado (v. 14, 15);

(6) declaração sobre o sentido da adoração verdadeira (v. 16,17);

(7) pedidoa Deus para que restaure a sorte de Seu povo (v. 18,19).

CONCLUSÃO

O pecado, uma vez concebido, fez com que o “homem segundo o coração de Deus” passasse da vitória para o tormento.

Mesmo diante do grave pecado que ele havia cometido ele se arrependeu-se e rogou o perdão ao nosso Deus, expressando seu arrependimento com descrito no Salmo 51. Mas as consequências do seu pecado permaneceu em sua casa.  

ESBOÇO DA SEÇÃO CINQÜENTA E UM (SALMO 51)

Davi confessa seu pecado a Deus e pede perdão e misericórdia.

  1. A Confissão de D avi (51.1-6)
  2. Davi apela a Deus (51.1-2): “Lava-me completamente da minha iniqüidade”.
  3. Davi reconhece seu pecado (51.3-6): “Eu conheço as minhas transgressões”.
  1. A Purificação de Davi (51.7-10):Davi pede a Deus que faça três coisas:
  2. Remova seu pecado (51.7).
  3. Restaure sua alegria (51.8-9).
  4. Renove seu espírito (51.10): Davi quer um coração limpo e um espírito reto.

III. A Preoculpação de Davi (51.11-12): 

Ele implora que o Espírito Santo não seja retirado dele e que Deus o torne disposto a obedecer-lhe.

  1. Os Compromissos  de Davi (51.13-15):Se Deus responder, Davi prometi’ fazer três coisas:
  2. Ensinar os caminhos de Deus aos pecadores (51.13).
  3. Cantar acerca do perdão de Deus (51.14).
  4. Louvar a Deus (51.15).
  1. A Confiança de  Davi (51.16-19)
  2. Ele sabe que Deus pode perdoar pecados (51.16-17): Davi reconheceu’ que Deus quer espírito quebrantado e coração penitente.
  1. Ele sabe que Deus pode fortificar a cidade (51.18-19): Davi Clama para que o Senhor reconstrua os muros da cidade, de modo que sacrifícios aceitáveis possam ser oferecidos.


Fonte:  http://valorizeaebd.blogspot.com/2016/03/licao-10-o-cantico-de-davi-por-perdao.html#ixzz5hdJPDCEr

Video: https://www.youtube.com/watch?v=8ikz6PbCHq4

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading