Sem categoria

Juvenis – Lição 10 – Os Profetas em o Novo Testamento

Leitura Bíblica em Classe Ap 11.10-14

INTRODUÇÃO

A escolha dos doze homens para atuar como apóstolos de Jesus foi um acontecimento central no ministério de Jesus. O termo apóstolo significa “enviado”.

Os doze foram designados para estar com Jesus e, depois, ser enviados a pregar, a curar e a apresentar Jesus ao mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=Zf4NqK_eMSw

Jesus passou muito tempo com os doze preparando-os e instruindo-os para esse trabalho.

Para muitos deles, o chamado para o apostolado marcou o terceiro passo significativo em seu relacionamento com Jesus.

Em primeiro lugar, houve um período em que conheceram Jesus (veja João 1:35-51); depois, passaram para um período de companhia constante (Marcos 1:16-20); agora, era a vez da escolha para serem emissários oficiais (Lucas 6:12-16; Marcos 3:13-19).

Antes de Jesus escolher esses homens, ele passou a noite toda orando a Deus. A oração era fundamental na vida de Jesus. Ele orou a noite toda antes de tomar uma decisão importante como essa.

  1. A PROFECIA,  DE ÁGABO UM REGISTRO DA ATUAÇÃO PROFÉTICA EM O NT (Subsídio Complementares).

O nome Ágabo, vem do grego A´gabos, mas é de origem hebraica, provavelmente Hagabe, nome de um sacerdote que aparece em Esdras (p.e. 2:46).

Ágabo foi um profeta da igreja de Deus que se congregava em Jerusalém, e é mencionado no livro dos Atos apenas duas vezes.

Houve dispersão de muitos membros dessa igreja pioneira em seguida ao apedrejamento do diácono Estêvão pelo sinédrio dos judeus, e alguns foram até bem longe levando o evangelho aos judeus dispersos por lá.

Assim, alguns chegaram a Antioquia, capital da Síria, e da província romana da Ásia. Esta cidade era a mais importante do império romano depois de Roma e Alexandria.

Juntaram-se a eles alguns judeus convertidos procedentes de Chipre e de Cirene que falavam grego e os gentios então puderam ouvir o Evangelho através deles.

Deus os abençoou e um grande número creu e se converteu ao Senhor Jesus. É notável que não nos é dado o nome desses pioneiros da evangelização entre os gentios.

A nova igreja precisava de bons ensinadores, portanto a igreja em Jerusalém enviou para lá Barnabé, um “homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé”:

Ótima recomendação para um missionário.

Ele se alegrou ao ver a graça de Deus revelada entre os gentios, e animou a todos a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Barnabé sabia que Saulo havia sido escolhido pelo Senhor Jesus para ser o Seu apóstolo entre os gentios (Atos 9:15, Romanos 1:1, Gálatas 1:1), e também conhecia a sua capacidade para ensinar, por isso se empenhou para encontrá-lo em sua cidade natal de  Tarso, para onde voltara, e trazê-lo até Antioquia.

Os dois ficaram nesta cidade por um ano (calcula-se 44 AD), ensinando a muitos.

Alguns profetas também vieram de Jerusalém para Antioquia. Eram homens dotados pelo Espírito Santo com o dom de profecia, mediante o qual podiam transmitir a Palavra de Deus a fim de ensinar, exortar e fortalecer as igrejas antes de serem escritos os livros que encontramos no Novo Testamento e circuladas as suas cópias. Desta forma ajudavam os apóstolos assim como também faziam Judas (Barsabás) e Silas (Atos 15:22, 27, 32).

Ágabo era um destes profetas, e transmitiu uma mensagem de Deus revelando um acontecimento próximo: uma grande fome ia assolar “todo o mundo”.

A expressão “todo o mundo” é coloquial, como ainda se pode ser usada hoje, significando uma grande extensão de território.O narrador, Lucas, informa que a fome aconteceu no tempo de Cláudio (imperador romano de 41 a 44 AD).

Os irmãos da igreja de Antioquia, aqui chamados “discípulos”, fizeram então uma coleta entre si, cada um dando conforme as suas posses, e enviaram uma contribuição para os irmãos que habitavam na Judéia .

Cerca de quinze anos mais tarde, quando voltava da sua terceira viagem missionária e se destinava a Jerusalém, Paulo desembarcou em Cesareia e ficou ali por alguns dias. Ao saber disto, Ágabo desceu de Jerusalém para encontrá-lo.

Ágabo tomou a cinta de Paulo e atou seus próprios pés e mãos com ela. Era uma ação dramática, simbólica, como fizeram muitos profetas antes dele, para representar e enfatizar a sua mensagem.

Certa vez o Senhor Jesus havia dito que outros cingiriam as mãos de Pedro, significando que perderia a sua liberdade (João 21:18).

Ágabo agora profetizou, pelo Espírito Santo, que em Jerusalém os judeus iam prender Paulo e entregá-lo nas mãos dos gentios (Atos 21:10-11).

Essa notícia não era novidade para Paulo. Já em Mileto ele havia declarado aos anciãos da igreja em Éfeso:

“… eis que eu, constrangido no meu espírito, vou a Jerusalém, não sabendo o que ali acontecerá, senão o que o Espírito Santo me testifica, de cidade em cidade, dizendo que me esperam prisões e tribulações.” (Atos 20:22,23).

Os companheiros de Paulo, inclusive Lucas, assustados com essa perspectiva, rogaram a Paulo com lágrimas que desistisse da sua viagem a Jerusalém, mas ele lhes respondeu:

“Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (Atos 21:13).

II –  O QUE FAZIA UM PROFETA EM O NT ? (Abaixo Subsídio Complementares a Lição Extraído Do  Blog  Do Pr. Altair Germano“www.altairgermano.net/2010/08/o-ministerio-profetico-no-novo.html “ ).

“De forma clara e objetiva, o que fica aqui evidente, é que o ministério profético foi uma realidade presente nas narrativas e ensinos do Novo Testamento, e ainda continua sendo uma realidade em nossos dias (não se encerrou com João Batista). A prova disto?

– O próprio Jesus continuou exercendo o ministério profético após João Batista, falando em nome do Pai (Jo 4.34; 5.30; 6.38; 14.24).

Um claro exemplo de mensagem profética no Novo Testamento são as cartas às sete igrejas em Apocalipse 2 e 3, marcadas por denúncias, alertas, advertências e um convite ao arrependimento, para se livrar do juízo iminente.

– O livro de Atos nos apresenta profetas: “Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

E levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Claúdio César.” (At 11.27-28, ARC).

E ainda: “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios.” (At 21.10-11).

– “Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas (prophetai) e doutores (didaskaloi) […].” (At 13.1, ARC)

– O ministério profético foi manifesto na vida de Paulo (At 20.29-30; 1 Tm 4.1; 1 Ts 4.13-17).

– O ministério profético foi evidenciado nos escritos de Pedro (2 Pe 2.1-3; 3.3,4, 7-18).

– Entre os chamados dons ministeriais de Efésios 4.11, está o de profeta (gr. prophetas)

A Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1814-1815, CPAD), em seu estudo doutrinário sobre o ministério de profeta (Ef 4.11), sustenta a atualidade deste na igreja, fazendo as seguintes afirmações:

– Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesses principais eram a vida espiritual e pureza da igreja.

Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).

– O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus e permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança.

Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava […]. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22, 23; 13.1,2).

– A função do profeta na igreja incluía o seguinte:

(a) Proclamava e interpretava, cheio do Espírito Santo, a Palavra de Deus, por chamada divina. Sua mensagem visava admoestar exortar, animar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1 Co 12.10; 14.3).

(b) Devia exercer o dom de profecia […].

(c) às vezes, ele era vidente (cf. 1 Cr 20.29), predizendo o futuro (At 11.28; 21.10,11).

(d) Era dever do profeta do NT, assim como para o AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17).

Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta pode esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempos de mornidão e apostasia.

– A mensagem do profeta atual não deve ser considerada infalível. Ela está sujeita ao julgamento da igreja, doutros profetas e da Palavra de Deus.

A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética, se ela é de Deus (1 Co 14.29-33; 1 Jo 4.1).

– Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja.

A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1 Co 14.3; cf. Mt 23.31-38; Lv 11.49; At 7.51,52).

[…] A igreja com os seus dirigentes, tendo a mensagem dos profetas de Deus, será impulsionada à renovação espiritual.

O pecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidentes entre os fiéis (1 Co 14.3; 1 Ts 5.19-21; Ap 3.20-22)”.

III. O PROFETA COMO  VISIONÁRIO NA IGREJA ATUAL (Subsídio Complementares a Lição)

O que é visionário: O visionário é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência, aquele que É Capaz perceber talentos ou dons em alguém.

Os Profetas eram Homens escolhidos por Deus, para serem canais da manifestação de sua vontade ao povo.

“Os profetas continuaram a desempenhar um papel importante na Igreja no NT. Havia homens conhecidos como ‘profetas’ especialmente escolhidos para o constante e regular ministério da profecia (Ef 4.11).

Depois dos próprios apóstolos, eles eram os ministros que ocupavam a mais elevada posição na Igreja primitiva (1 Co 12.28).

Tais profetas permaneceram em evidência ao longo do livro de Atos. Seu ministério era geralmente duplo: o de pronunciar (proclamar), e o de prever (prenunciar).

O trabalho de dois outros profetas era exortar (ou ‘consolar’) e fortalecer os irmãos (At 15.32), e era semelhante às funções da profecia relacionadas em 1 Coríntios 14.3, isto é, edificação, exortação e consolo.

Em uma reunião da Igreja, um profeta poderia receber uma revelação que seria compartilhada com os crentes reunidos (1 Co 14.30).

Em primeiro lugar, a mensagem de um profeta deve ser julgada pelos outros profetas presentes (1 Co 14.29), e depois pelos demais crentes.

Este julgamento é feito comparando a mensagem do profeta com os ensinos dos apóstolos, que são depositários absolutos da Palavra de Deus”.(Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p.1610)

Hoje na Igreja atual é preciso enxerga que em nossa volata há talentos e instrumentos para serem preparados, principalmente você Deus te escolheu também e para isto tens te dado talentos habilidades sabedoria então apresente-se em sua presença colocando-se a disposição do nosso Deus pois es um vaso escolhido dele.

IV – LIDERANÇA PROFÉTICA QUE ABENÇOA A IGREJA LOCAL

(Subsídio Complementares a Lição)

Paulo, desde muito pequeno, foi uma pessoa conduzida. À época que alcançou a maturidade, você poderia descrevê-lo como alguém conduzido por um propósito. Sua visão era sustentar a religião judaica e eliminar a ameaça emergente do cristianismo.

Em sua primeira aparição em um registro histórico, ele, aprobatoriamente, tomou conta dos casacos daqueles que apedrejavam Estêvão, pois este cria em Jesus como Senhor (At 7.58-8.1).Paulo, nesse dia, assolou a igreja.

Ele, sistemática e impiedosamente, ia de casa em casa a fim de viver seu propósito e cumprir sua visão, a saber, desmantelar aquela incipiente ameaça cristã à sua herança e religião (At 8.3).

Ironicamente, antes de se tornar cristão, Paulo já estava servindo ao propósito maior de Deus ao dispersar os cristãos:

“Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra” (At 8.4).

Embora não estivesse consciente disso, ele estava atuando em prol do Reino de Deus, cumprindo os planos daquele que logo o confrontaria e o converteria no caminho de Damasco.´(At 9.1-9).

Desse ponto em diante, a vida de Paulo mudou radicalmente; algo que inclusive pode ser observado no fato de que deixou de ser chamado por seu nome hebreu, Saulo, para o equivalente greco-romano, Paulo.

Ele sempre olharia em retrospectiva para esse ponto em que uma mudança crucial ocorreu em sua vida. Todo o seu ministério foi marcado por esse evento.

Paulo, desse momento em diante, sentiu-se constrangido, chamado e compelido por Cristo.

Ele, contínua e decisivamente, articulou o propósito de sua vida e missão pessoal: “Sou apóstolo de Cristo para os gentios”.

Para ele, essa visão reveladora de Jesus no caminho de Damasco estabeleceu o curso para o resto de toda a sua vida e pregação.

Sua liderança profética foi bem sucedida preparando  obreiros como Tito Timóteo entre outros, além de encorajar, animar e fortalecer  a Igreja pela mensagens inspirada pelo Espirito Santo de Deus em Suas 13 Cartas.

E você está pronto para  abençoar sua Igreja local com seu testemunho, comunhão e dedicação na obra esteja sempre pronto pois Deus quer te usar  mais para influenciar , impactar e contribuir para o crescimento numérico e espiritual na Igreja local sê pois uma benção.

CONCLUSÃO

Já vimos reiteradas vezes que o autêntico profeta falava em nome de Deus e por Deus.]

Suas mensagens contemplavam os elementos mais comuns de uma profecia bíblica, os quais consistem das revelações quanto ao futuro, bem como de mensagens de encorajamento, fortalecimento, advertência e repreensão. (Lições Biblicas Cpad 3º Trimestre de 2010 Título: O Ministério Profético na Bíblia — a voz de Deus na Terra).

OBRAS CONSULTADAS

Lições Biblicas CPAD

Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. RJ: CPAD, 2006.

Liderança de Poder na Igreja – Brian J. Dodd

BEVERE, J. Assim Diz o Senhor? Como saber quando Deus está falando através de outra pessoa. 1.ed. RJ: CPAD, 2006.

“www.altairgermano.net/2010/08/o-ministerio-profetico-no-novo.html “

http://www.estudantesdabiblia.com.br/

Fonte:  http://valorizeaebd.blogspot.com/2016/05/licao-10-os-profetas-em-o-novo.html#ixzz5qB8OxBz8

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading