Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 11 – A ÉTICA DO REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO

Jesus pautou oito qualidades espirituais para um viver verdadeiramente feliz e diferenciado dos valores mundanos. Nesta lição estudaremos sobre o significado do discurso de Jesus no sermão do monte, a atualidade deste discurso, o viver de forma ética na sociedade e o viver sob o presidir do Espírito Santo.

I –  O SERMÃO DO MONTE: A EXPRESSÃO DA ÉTICA DO REINO

Jesus ao proferir o Sermão do Monte enaltece as virtudes espirituais que são produzidas no coração do homem através do Espírito Santo, sendo estas qualidades contrárias aos valores sociais que valorizam as riquezas materiais, condição social ou sabedoria secular..(Lc 17:20-37)

  1. PRINCÍPIOS DIVINOS DAS BEM-AVENTURANÇAS

II – O SERMÃO DO MONTE É UMA MENSAGEM PARA HOJE

A mensagem do Sermão do Monte nos mostra a verdadeira felicidade não sendo para o tempo presente e futuro uma mensagem ultrapassada ou obsoleta.

Esta mensagem anuncia virtudes que atravessam fronteiras emocionais humanas ou pensamentos humanísticos, alcançando o coração do homem, sendo que uma vez alojadas neste, o transformam divinamente das trevas para a luz..Estas virtudes se revestem das seguintes características básicas:

i- Estas virtudes anunciadas pelo Senhor Jesus no monte são espirituais, apesar de se configurarem por comportamentos, e não podem ser recebidas naturalmente, ou seja, só são recebidas através do Espírito Santo. (Tg 1:17).

ii- O exercício espiritual destas virtudes é resultado de uma escolha do ser humano para exercê-las, de tal modo que não podem ser herdadas e nem transmitidas a outrem, são resultados de uma relação pessoal e individual do homem com Deus.

iii- Não são virtudes independentes, ao contrário, guardam entre si uma total dependência, ou seja, a mensagem é um fruto com oitos partes, digamos assim analogicamente, uma laranja com oito gomos.

O homem que é habitante do reino dos céus detêm em sua integralidade as virtudes manifestadas pelo Senhor Jesus no Sermão do Monte. (Rm 4:6-8)

III – VIVENDO A ÉTICA DO REINO NA SOCIEDADE

O cristão verdadeiro é conhecido pelos seus frutos no que concerne ao seu comportamento moral, social e espiritual diante de Deus e da sociedade.

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-a como uma pessoa que pode se relacionar com o seu próximo e com Deus.

Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito que se correlaciona com as bem aventuranças proferidas por Jesus no monte. (Gl 5:22-23)

IV – SAL E LUZ

Quando uma pessoa tem a sua vida presidida pelo Espírito Santo, esta condição lhe garante uma ferrenha oposição a lei do pecado que quer se manifestar em seu coração, ou seja, este estado de ter a sua vida controlada pelo Espírito Santo lhe remete a posição de que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1-4)

  1. A LEI DO ESPÍRITO DA VIDA

Aprouve a Deus enviar a esta terra o seu filho amado Jesus Cristo como homem, isto é, em carne, numa natureza humana sem pecado, com uma vida de obediência a Deus para cumprir a Lei de Deus por toda a humanidade e pelo poder divino derrotar e condenar a lei do pecado e da morte, através do seu sacrifício de morte na cruz do Calvário.(Rm 8:2-4)

O homem que se deixa presidir pelo Espírito Santo se inclina para as coisas de Deus e rejeita a consumação do pecado em sua vida, pois quem está em Cristo Jesus é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram. (2 Co 5:17)

A lei do Espírito da Vida ao adentrar no coração do homem estabelece contra a natureza humana a fortaleza espiritual, a capacidade de resistir ao diabo e suas respectivas tentações, obedecendo sempre a vontade soberana do Senhor Jesus. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1)

2 – CARACTERÍSTICAS DA NATUREZA CRISTÃ

i- Quem vive segundo o Espírito pratica a justiça, (as coisas certas segundo a vontade de Deus), e está literalmente morto para o pecado. (Rm 8:10)

ii. Quem vive segundo o Espírito tem a absoluta certeza de sua ressurreição ou transformação para um corpo glorificado e de vida eterna, assim, como Cristo ressuscitou. (Rm 8:11)

iii. Quem vive conforme a vontade do Senhor Jesus, em Espírito, é filho de Deus e o próprio Espírito de Deus testifica em nosso espírito que somos filhos de Deus. Aleluia ! (Rm 8:14-17)

  1. O NOSSO VIVER É CRISTO

O apóstolo Paulo recitando um cântico de vitória numa sequência lógica de sete indagações coloca em destaque a proteção de Deus sobre nós, o seu amor para conosco quando entregou o seu único Filho para morrer por nós, sua disposição de nos abençoar em tudo,

a concessão de nossa absolvição da condenação eterna por meio da morte e ressurreição de Cristo, pois, é Deus quem nos justifica (nos declara justos diante de Deus), a permanente intercessão do Senhor Jesus por nós diante do Pai e que nenhuma circunstância adversa pode ser ou tem força para ser o motivo de nos separamos do amor de Cristo. (Rm 8:31-35; 38-39)

O apóstolo também reforça que em Cristo somos mais que vencedores, ou seja, jamais seremos destruídos. (Rm 8:36-37; 2 Co 4:6-9).

V – CONCLUSÃO

Quando vivemos uma vida consagrada a Deus através da leitura da Palavra, do jejum, da oração, do momento devocional, do louvor e da adoração, desenvolvendo sempre uma vida de intimidade com o Senhor, estamos permanentemente alimentando o nossa alma e o nosso espírito com a natureza da divindade, não dando lugar a carne e nem a maléfica ação das tentações para consumarmos o pecado.

Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/

Video 01: https://youtu.be/JBAyOcoYLLY

Video 02: https://youtu.be/hPNZVkbPQ4k

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading