JUVENIS – LIÇÃO 12 – CÉU E INFERNO
INTRODUÇÃO
Céu e inferno são duas realidades, isto é, existem e são lugares destinados respectivamente aos salvos e perdidos.
Nesta lição estudaremos sobre os tipos de céu, a sua descrição e características, conheceremos a Nova Jerusalém, finalizando nosso estudo conhecendo os tipos de inferno.
Para acessar os slides referente a esta aula click aqui
1. TIPOS DE CÉU
A Santa Bíblia nos apresenta a existência de três céus de forma bem definida, cada um tendo a sua função de modo bem diferenciado, a saber:
2. A TERRA, O CÉU ATMOSFÉRICO E O CÉU ESTELAR DECAÍDOS PELO PECADO
Considerando os céus criados (atmosférico e estelar), estes, após a queda de Adão e Eva pelo pecado, se tornaram céus decaídos e contaminados pela presença e ação de Satanás e de seus asseclas, e por isso, assim como a terra, precisam no final dos tempos de uma completa renovação, transformação e restauração para a retirada do poder destruidor do pecado. (Rm 8:18-22).
Após o julgamento final perante o grande trono branco a terra e os céus criados (atmosférico e estelar) serão sumariamente destruídos e purificados pelo fogo eliminando a condição de espaços decaídos e serão criados novos céus e nova terra.(2 Pe 3:8-13) 3.
DESCRIÇÃO DOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
Como já mencionamos nova terra e novos céus serão criados após o juízo final, sendo que nesta nova criação o céu eterno (habitação de Deus) que é um lugar Santo, puro e livre do pecado se expandirá e englobará a nova terra e os novos céus criados, formando um só lugar perfeito, tal qual, no Gênesis e livre de qualquer iniquidade ou sentença divina. (Ap 21:1; Is 65:17-18; Is 66:22)
4. CARACTERÍSTICAS DO CÉU, UM LUGAR SANTO E PERFEITO
Apesar de não termos a apresentação do céu em toda a sua plenitude, a Bíblia Sagrada nos apresenta características pontuais do céu a saber:
5. ATIVIDADES QUE REALIZAREMOS NO CÉU
A Santa Bíblia nos revela pontualmente coisas magníficas que teremos no céu, mas na verdade não temos a menor ideia do que Deus tem preparado para nós desfrutarmos no céu. (1 Co 2:9)
6. A NOVA JERUSALÉM
O apóstolo João contempla uma visão deslumbrante de uma grande cidade descendo do céu, uma Santa cidade celestial que tem a glória de Deus, preciosíssima e magnífica chamada a “Nova Jerusalém”, sendo esta uma cidade real, visível, palpável, de uma formosura inigualável, cujo artífice e construtor é o próprio Deus. (Ap 21:2-11; Hb 11:8-10)
7. CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM
João em sua visão da Santa cidade teve um grande desafio para descrevê-la e, portanto, usou de uma simbologia própria, segundo o seu conhecimento e linguajar de sua época. Vamos, então, descrever a visão de João da Jerusalém celestial:
7.1. QUANTO A SUA IDENTIDADE
7.2. QUANTO AO ASPECTO CONSTRUTIVO
7.3. QUANTO A SUA INFRAESTRUTURA
8. TIPOS DE INFERNO
8.1. SHEOL (hebraico) OU HADES(grego)
Deus criou o inferno como um lugar de sentença de morte eterna para aqueles que o rejeitam como o único e verdadeiro Deus e a Jesus como Salvador e Senhor, sendo este lugar de tormentos, sede, escuridão, separação, condenação e de sofrimento eterno. (At 2:25-31) Podemos dizer que o “Hades” ou “Sheol” é um lugar temporário de castigo dos não salvos até a segunda ressurreição para o julgamento final diante do trono branco
8.2. TÁRTARO
Alguns estudiosos da Santa Bíblia consideram que o lugar mais profundo do Sheol ou Hades é o Tártaro, popularmente conhecido como “Os quintos do inferno”, lugar onde Satanás será amarrado por mil anos, durante o reino milenial de Cristo. (Ap 20:1-3)
8.3. GEENA OU LAGO DE FOGO
É um lugar permanente de castigo eterno dos não salvos condenados no julgamento final perante o grande trono branco, sendo que o Lago de Fogo será ainda habitado por Satanás, o Anticristo, o Falso Profeta, Demônios e todos os pecadores que não se converteram ao cristianismo. (Ap 20:10; Ap 19:20; 2 Pe 2:4; Ap 21:8; Ap 20:15)
9. CONCLUSÃO
Nossa grande esperança é contemplar a Santa cidade onde vamos morar, a Nova Jerusalém, porém, o nosso maior prazer será o de estar sempre na presença de nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo.
Dinâmica: O Melhor Lugar
Objetivo:
Estudar sobre a realidade do céu e do inferno.
Material:
Giz ou fita adesiva colorida
01 pedra pequena
Procedimento:
– Marquem no piso da sala o desenho de uma “amarelinha”. Veja figura ao lado.
O diagrama deve ter 10 quadrados numerados, uma meia lua no início com o nome inferno e no final outra meia lua com nome céu.
“Amarelinha” é uma brincadeira de criança muito conhecida, que recebe este nome ou outros como “pula macaca” ou “Academia” etc.
– Peçam aos alunos para permanecer em volta da “amarelinha” e falem como funciona a brincadeira.
Lembrando como funciona:
“Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o “Céu”. Antes da casa número 1, outra meia-lua: o “Inferno”.
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1.
Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas.
Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés.
De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno!
Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra.
Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla”. www.criancashsw.uol.com.br
– Depois, destas orientações, alguns alunos devem jogar a “amarelinha”.
– Em seguida, façam uma reflexão sobre o objetivo dessa brincadeira que é o de chegar ao céu, não cometendo erros no caminho e evitar a permanência no inferno.
Da mesma forma nós também almejamos chegar ao céu, buscando firmeza nos nossos passos durante a caminhada, tendo como luz a Palavra de Deus, e, dessa maneira, nos afastamos da condenação de irmos para o inferno.
– Para concluir, falem: É sobre a existência do céu e do inferno o tema da aula de hoje.
Fonte Lição Comentada: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/
Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Video: https://youtu.be/NfpZbgMdtAs