Sem categoria

Juvenis- Lição 12 – Ética Cristã na Vida Escolar

INTRODUÇÃO

Em qualquer lugar onde estiver, o cristão deve viver uma vida irrepreensível e sincera, como “… filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2:15). 

Jesus disse que somos o sal da terra e a luz deste mundo (Mt. 5:13-17). Sal serve para preservar os alimentos e dar sabor; a luz para iluminar. O cristão é aquele que faz a diferença em meio a um mundo perverso e corrompido, dominado pelas trevas.

I – QUE MUNDO É ESTE?

1.1 – MUNDO COMO CRIAÇÃO

 

 

 

 

 

1.2 – OS MALES DOS ÚLTIMOS DIAS

O Apóstolo Paulo inicia o terceiro capítulo da segunda carta a Timóteo declarando sobre a incidência desenfreada dos males e das corrupções dos últimos dias que se abateria no seio da humanidade,

fruto de uma sociedade extremamente relativista e materialista em suas ações onde o amor, principal sentimento e comportamento ficaria a margem das relações sociais.

1.3 – MALES DA ALMA HUMANA

  • amantes de si mesmos,
  • avarentos,
  • presunçosos,
  • soberbos,
  • blasfemos,
  • desobedientes a pais e mães,
  • ingratos, profanos,
  • sem afeto natural,
  • irreconciliáveis,
  • caluniadores,
  • incontinentes,
  • cruéis,
  • sem amor para com os bons,
  • traidores,
  • obstinados,
  • orgulhosos,
  • mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
  • tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

II – VIVENDO NUM CONTEXTO DIFERENTE

1.1 – INVERSÃO DE VALORES

Não devemos ser influenciados por este mundo, mas influenciá-lo, andar na contra-mão deste mundo. Mas infelizmente o que vemos é uma inversão de valores

“O mundo é sedutor. Ele procura atrair nossa atenção e devoção. Ele obscurece nossa visão do céu. O mundo nos agrada – pelo menos na maior parte do tempo – e frequentemente nos empenhamos em agradá-lo, o que é lamentável. E é aqui que ocorre o conflito, pois agradar ao mundo não significa agradar a Deus.

O chamado que recebemos da parte de Deus é este: “Não vos conformeis com este século [este mundo]” (Rm 12.2).i

Existe hoje, até mesmo dentro das igrejas, uma inversão de valores, totalmente contrária a vontade de Deus. Temos que valorizar o que Deus valoriza.

A palavra “valor” origina-se do latim e significa “ser digno”. Valores são princípios éticos e sociais aceitos por uma pessoa ou grupo, ao comportamento humano, suas regras e padrões.

Atualmente, tem havido uma “inversão” desses valores: A ética e a moral cristã, antes aprovadas pela sociedade, vêm sendo sistematicamente substituídas por princípios amorais e mundanos.

Colossenses 2:8 nos mostra: Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

Enredar quer dizer colher na rede, embaraçar. Filosofia é a ciência geral dos seres, dos princípios e das causas.

Rudimentos são elementos, noções. Deus estabelece os princípios éticos, as virtudes e valores necessários à boa conduta dos seus filhos.ii

1.2 – EDUCAÇÃO CRISTÃ

Somente a educação cristã pode de forma plenamente eficaz preencher uma grande lacuna na educação das pessoas, concebendo e formando nelas um ilibado caráter moral e uma perfeita vida

 

espiritual numa excelsa fonte que é a Palavra de Deus, especialmente nos fundamentos espirituais e morais registrados nesta infalível Palavra, com os objetivos de promover o fortalecimento do caráter e o desenvolvimento da cidadania Cristã.

 

III – COMO POSSO SER LUZ DO MUNDO NA ESCOLA?

Quando o Senhor Jesus Cristo foi tentado pelo diabo, Ele o venceu pela Palavra de Deus (Mt.4:1-11). A Palavra de Deus é a arma do cristão para vencer as hostes espirituais da maldade (Ef.6:10-18).

A Palavra de Deus é:

inspirada,

útil para ensinar a verdade,

condenar o erro,

corrigir faltas,

ensinar a maneira correta de viver

3.1 – AMEAÇAS A IGREJA NA EDUCAÇÃO SECULAR

MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas.

RELATIVISMO
É a base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética, e difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas.

 

3.2 – LEIS FAVORÁVEIS AO LIBERALISMO SOCIAL

IV – E A HONESTIDADE INTELECTUAL

4.1 – SEJA UM EXEMPLO IMPECÁVEL

Seja na escola, na família, no trabalho, na igreja ou em qualquer lugar onde você colocar a planta de seus pés um exemplo de honestidade, um modelo impecável de um servo (a) de Deus.

Não se exponha, não se acomode e nem permita ser um instrumento de escândalo para o Evangelho de Cristo.

Paute a sua vida e seu comportamento em sociedade, segundo os valores da Palavra de Deus, de modo que todos olhem para você e digam, aí vai um jovem de Deus ou aí vai uma jovem de Deus.

Conclusão

O cristão na sua genuína essência é um modelo tridimensional de Cristo e vivendo com integridade, idoneidade, honestidade neste mundo, em tempos difíceis, deve demonstrar que é luz sobre as trevas não se conformando e nem agindo segundo os valores putrefatos desta sociedade corrompida em seus valores morais, éticos, sociais e espirituais.

i – http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/a-batalha-contra-o-mundo/

ii – http://verbodavida.org.br/mensagens-gerais/inversao-de-valores/

Fonte: https://pt.slideshare.net/Giokore/asterisk-recursos?next_slideshow=1; https://slideplayer.com.br/slide/12990299/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading