Juvenis – Lição 12 – Regeneração
A Paz do Senhor! Tudo bem?
Por que é necessário passarmos por uma regeneração espiritual assim como aconteceu com Lazaro em relação a sua vida física?
Quais são os principais fatores para que a nossa vida seja regenerada por completo?
E qual a função do Espírito Santo na nossa regeneração espiritual?
Vamos descobrir? Boa leitura!
Tópico 1: Regeneração, um vislumbre
Entendendo a regeneração
Porém, no nosso caso, estamos falando da regeneração espiritual, diferentemente da regeneração física do exemplo acima.
(Na verdade, Deus também pode regenerar a nossa vida física assim como fez com Lazaro, mas o foco da nossa lição é a regeneração espiritual)
Pelo dicionário, podemos definir a regeneração como sendo o “restabelecimento do que estava destruído”, mas a bíblia vai além e nos mostra outras definições de regeneração.
Por exemplo:
- Renascer ou nascer do alto:
- Ser nascido de Deus:
- Ser vivificado:
Tópico 2: Requisitos da regeneração
Quais são os fatores decisivos para que alguém tenha a vida regenerada?O primeiro e mais importante de todos, sem duvida alguma, é o amor de Deus para com a nossa vida. O amor Dele foi tão grande que Ele enviou o seu próprio filho para que morresse em nosso lugar e nos redimisse dos nossos pecados. Se não fosse pelo amor de Deus, nós estaríamos perdidos, porque nada mais poderia ser feito para alcançar a Salvação.
Ef 2.8,9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
É bem provável que, se fosse possível adquirir a salvação por mérito próprio, a maioria das pessoas dariam mais valor e importância à salvação. Porém, como a salvação é gratuita e adquirida por meio da graça de Deus, o segundo fator para que alguém tenha a vida regenerada é que ela não depende dos nossos esforços e das nossas obras.
Pense: Como seria se a salvação precisasse ser comprada por ouro ou prata?
Seria terrível, não é mesmo?
O último fator para a regeneração das nossas vidas é a ação do Espírito Santo no nosso coração.
Jo 16.7,8: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
A ação do Espírito Santo é fundamental para a nossa regeneração, pois nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Em outras palavras, nos convence do pecado porque nos mostra o quanto as nossas ações estão distantes de Deus; e nos convence da justiça e do juízo porque nos mostra as consequências dos pecados que cometemos (qual o salário do pecado?).
Tópico 3: O ato da regeneração
“nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5)
Como se dá o ato da regeneração nas nossas vidas?
Jo 3.3-8: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”
Ez 36.25-27: “Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
O Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo (como visto no tópico anterior), e é Ele quem nos purifica de tudo aquilo que fazíamos, intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26) diante de Deus.
Não é por acaso que o Espírito Santo é chamado de Consolador. Além de interceder por nós diante de Deus, ainda nos orienta para que não nos desviemos dos caminhos do Senhor.
Sabe quando vem aquela voz na sua consciência e te diz “ei, não faça isso, isso vai prejudicar a sua comunhão com Deus no futuro”? Esse é o Espírito Santo cuidando para que você se mantenha firme diante de Deus.
Detalhe: esse cuidado Dele em relação às nossas vidas acontece todos os dias!
Assim como precisamos nos alimentar, tomar banho e descansar todos os dias, a regeneração e a renovação também deve acontecer diariamente, para que possamos resistir a todas as dificuldades e desafios desses dias maus.
Rm 12.2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Então, sejamos firmes e constantes, observando os mandamentos de Deus e pedindo sempre orientação e a regeneração do Espírito Santo, para que possamos vencer todos os desafios do nosso cotidiano e, consequentemente, receber as bênçãos que Deus tem para as nossas vidas.