Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 2 – O CARÁTER ÉTICO DE DEUS

INTRODUÇÃO

Um cristão que vive em santidade reflete o caráter de Deus para o seu próximo revelando no pensar e no proceder, valores puros, santos e alinhados com a vontade de Deus.

Nesta lição estudaremos sobre o que é santidade, santificação, a santidade de Deus, ser santo, conheceremos os atributos naturais e morais do Senhor e finalmente estudaremos sobre a natureza do reino de Deus numa visão cronológica deste reino no tempo presente e futuro, bem como  sua representatividade viva e eficaz na terra.

  1. DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA DE SANTIDADE

Oriunda da palavra hebraica “qadosh” ou da palavra grega “hagios”, tem como significado “ser santo”, que nos remete a condição de separação do que é profano, sendo ritualmente dedicado a Deus sem qualquer contaminação ou impureza pecaminosa. 

  1. DEFINIÇÃO EXEGÉTICA DE SANTIDADE

Quando relacionamos o termo “ser santo” ou “santidade” a um ser humano este conceito se reveste do estado deste homem ser totalmente separado de tudo que é pecado, que zela por tudo o que é sagrado rejeitando o profano, ou seja, separa de forma bem delineada o sagrado do profano se mantendo sempre num estado de santidade e ao mesmo tempo separado e consagrado para Deus, tendo a sua vida dedicada ao pleno serviço em favor do reino de Deus. (Sl 93:5)

  1. A SANTIDADE DE DEUS

Deus é santo de forma absoluta, isto quer dizer, que nele não habita nenhuma perversidade, nenhum mal e nenhum pecado.

Ele é puro e cheio de bondade, sendo o Senhor, o perfeito modelo de caráter moral ilibado que deve ser imitado, ou seja, alcançado em nossa vida moral e espiritual (Hc 1:13a; Is 6:17).

A condição de ser santo é uma ordenança de Deus e para ser santo devemos está diante de Deus e dos homens em corpo, alma e espírito de forma irrepreensível. (1 Ts 5:23; Lv 19:2; Lv 11:44)  

  1. DEFINIÇÃO DE SANTO

É o cristão que vive de forma permanente uma vida consagrada a Deus confirmado pelo seu pensar e agir no corpo, na alma e no espírito de modo irrepreensível em todos os aspectos de sua vida. (família, trabalho, escola, igreja, casamento, noivado, namoro, etc). (1 Pd 1:13-16).  

  1. OS ATRIBUTOS DE DEUS

A Bíblia Sagrada revela em suas páginas os denominados atributos de Deus, sendo estes subdivididos em atributos naturais, inerentes a Deus, ou seja, só Deus possui estes atributos e os atributos morais que são qualidades do caráter de Deus que o homem pode desenvolver em seu ser, sendo então, a imagem e semelhança de Deus.

5.1. ATRIBUTOS NATURAIS

5.2. ATRIBUTOS MORAIS

O Caráter de uma pessoa se torna a imagem e semelhança do caráter de Deus quando esta pessoa exerce a ética e o comportamento moral na base das qualidades do Fruto do Espírito.

5.2.1.  DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

Ter uma vida no Espírito não pode ser consolidado somente pela vontade humana, é preciso que sejamos cheios do Espírito Santo que analogicamente, é como uma jangada que tem sua vela hasteada e o vento ao soprar de encontro a vela configura o seu caminho serpenteando o mar.

O cristão deve ter a sua vida comandada, dirigida, presidida pelo Espírito Santo.  O apóstolo Paulo confirma que na natureza humana existe um conflito entre os desejos carnais e o viver no Espírito 

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito. (Gl 5:22-23).

Deus é santo (separado do pecado), justo (só faz o que é certo), fiel (plena confiança) e misericordioso (tem compaixão), mas sobretudo, Deus é amor. Sejamos iguais a Deus! (1 Jo 3:1; 1 Jo 4:9-10)

  1. DEUS É AMOR

O amor não é só sentimento mas também um comportamento que demonstra palavras e ações com as mesmas características do amor Ágape (amor de Deus) explicitadas pelo Apóstolo Paulo na (1 Co 13:47), a saber:


  1. QUAL É A NATUREZA DO REINO DE DEUS ?

A natureza universal do Reino de Deus de forma mais abrangente consiste no governo soberano de Deus sobre toda a criação de forma atemporal, ou seja, eterna, onde o Senhor cuida de todas as coisas, detêm todo o poder, é servido pelos principados e potestades celestiais e deseja com todo amor que todos os homens lhe obedeçam e o amem de corpo, alma e espírito.(Sl 103:1-22)

O Reino de Deus no tempo presente é manifestado pelas virtudes cristãs de uma pessoa que obedece e pratica os preceitos divinos, logo, o reino de Deus está dentro desta pessoa, considerando que estas virtudes são ampliadas para uma comunidade, povo, nação.(1 Co 4:20).

O Reino de Deus no tempo futuro será a consolidação pragmática da salvação e vida eterna, onde os que aceitaram o plano de salvação na base vicária da morte de Cristo viveram eternamente com o Senhor Jesus na paz e vida abundante em Cristo

A igreja universal cristã, também representa o reino de Deus, pois, dela se origina sacerdotes e discípulos de Jesus que tem a missão de proclamar a Palavra de Deus para a salvação e vida eterna da humanidade materializando este reino diante da sociedade se mostrando com valores diferenciados, idôneos e santos (Cl 1:12-23).

  1. O REINO DE DEUS NO TEMPO PRESENTE

Cristo é o nosso Salvador e Senhor, sendo a Bíblia permeada, especialmente em cada livro, da profecia do Messias que inauguraria o reino de Deus nos corações dos homens experimentada pela transformação espiritual dos que creem em Jesus,

através da proclamação do reino de Deus e consolidado este reino de forma material no milênio, também conhecido como o governo de Cristo na terra por mil anos. (Ap 20:6)

A mensagem do Evangelho de Cristo traz em seu bojo que todo homem é pecador e carece da glória de Deus, sendo o salário do pecado a morte, ou seja, a total e eterna separação de Deus, porém foi pela morte de Cristo Jesus na cruz do Calvário, que temos o dom gratuito da salvação tipificada pela vida eterna. (Rm 3:23; Rm 6:23).

Cristo nos libertou da mais profunda sepultura que é o inferno (viver eternamente separado de Deus em sofrimento).

Jesus pela graça (favor imerecido) tipificada pela sua morte na cruz nos salvou da condenação eterna, propiciando a toda a humanidade  a condição de se reconciliar com Deus e assim obter a salvação e a vida eterna (vida próspera e abundante com Deus para sempre).(Ef 2:1-10)

Esta salvação está ao alcance de qualquer ser humano bastando que este absorva em seu coração o plano de Salvação, reconhecendo ser um pecador que precisa da salvação em Cristo Jesus e a partir deste ponto se arrepender dos seus pecados e aceitar a Cristo como seu Salvador, porém,

é preciso também reconhecer Cristo como o seu Senhor e esta última condição é alcançada mais rapidamente quando desenvolvemos em nosso coração as nove virtudes do Espírito Santo. (Gl 6:22)

  1. O REINO DE DEUS NO TEMPO FUTURO

9.1. DESCRIÇÃO DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

O Nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo virá na segunda fase de sua volta a este planeta de forma gloriosa montado num cavalo branco tendo olhos como de chama de fogo, usando coroas reais possuindo um nome secreto que só Ele sabe, vestido num manto tinto de sangue acompanhado dos santos, (a igreja), montados em cavalos brancos com vestiduras brancas e puras de linho finíssimo.

Jesus Cristo em seu manto e na sua coxa terá uma inscrição, a saber: “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”, e da sua boca sai uma espada afiada para ferir as nações. (Ap 19:11-16) 

9.2. TEMPO E LOCAL DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

Esta volta gloriosa de Cristo se dará logo após a grande tribulação tendo como local no Monte das Oliveiras e será precedida de sinais no céu onde o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento com um abalo sem precedentes dos poderes dos céus.

Todo olho humano o verá vindo sobre as nuvens do céu com poder , majestade e glória com o ressoar de sons ensurdecedores de trombetas (Mt 24:29-31)

9.3. OS PROPÓSITOS DA VOLTA GLORIOSA DE CRISTO COM A SUA IGREJA

I – Derrotar o Anticristo e seus exércitos reunidos para atacar Israel no Armagedom, lançando o falso profeta e o Anticristo vivos no lago de fogo e enxofre (Geena);(Ap 19:17-21)

II – Destruir o império satânico implantado pela tríade diabólica (Satanás, Anticristo, falso profeta) destruindo a Babilônia reconstruída pelo Anticristo e prendendo Satanás por mil anos no tártaro, o local mais profundo do Hades ou Sheol (inferno);(Ap 18: 9-10; 21-24;Ap 20:1-3)

III – Julgar os anjos rebeldes que acompanharam Satanás em sua rebelião; (1 Co 6:1-3)

IV – Ressuscitar os santos e mártires da grande tribulação;(Ap 20:4-6)

V – Promover a reconciliação de Israel com o verdadeiro Messias, bem como a sua restauração.(Mq 7:8-20)

VI – Realizar o julgamento das nações, (os gentios) separando os “bodes das ovelhas”, punindo severamente os ímpios, impedindo-os de entrar no reino milenial indo para o castigo eterno e abençoando os santos com a bênção da vida eterna e a livre entrada no reino milenial de Cristo.(Mt 25:31-46)

VII – Implantar o reino milenial de Cristo na terra depois de 75 dias da sua volta gloriosa com a sua igreja.(Dn 12:11-12)

A volta gloriosa de Cristo com a sua igreja marcará a preparação para o reino teocrático de Cristo aqui na terra por mil anos numa atmosfera do pleno conhecimento de Deus e da verdadeira paz entre os homens. 

  1. A IGREJA, UMA EXPRESSÃO ATUAL DO REINO DE DEUS!

A igreja de Jesus Cristo é composta por todos os cristãos salvos que um dia habitará para sempre no céu com o Senhor Jesus.

Nesta lição estudaremos sobre as principais ameaças internas e externas a igreja, a missão da igreja na terra em relação ao meu chamado para colaborar com a minha instituição e por fim a consolidação da salvação da igreja do Senhor Jesus representada pelo arrebatamento.

Individualmente fazemos parte de uma coletividade que forma a instituição chamada igreja que primordialmente deve ser preservada acima de quaisquer outros interesses.

Logo, a minha relação com a igreja deve ser focada exclusivamente em servir à cabeça desta igreja que é o Senhor Jesus independente de qualquer ameaça interna ou externa que tente quebrar esta minha comunhão com o Senhor.(Cl1:12-20)  

  1. CONCLUSÃO

O Reino de Deus apesar de ter uma conotação espiritual, também se reveste de uma conotação real e  pragmática manifestada pela obediência incondicional a Palavra de Deus, e deste modo, termos a suficiência necessária para vivermos felizes sob todos os aspectos, principalmente a alegria de sermos salvos em Cristo Jesus e de sermos santos tendo o mesmo caráter de Deus feitos a sua imagem e semelhança.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=WLdRfEWJHGA

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=72foIHXWjVA  

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading