JUVENIS – LIÇÃO 2 – O FUNDAMENTO DA IGREJA
INTRODUÇÃO
Jesus Cristo é a base fundamental da Igreja e nesta base estão assentados todos os ensinos do Senhor Jesus para anunciação da Salvação da humanidade em Cristo.
Nesta lição identificaremos Jesus como a Pedra Angular da Igreja, conheceremos como se deu o nascimento da igreja evangelizadora de Cristo, veremos a formação da igreja institucional de Antioquia e suas respectivas características, e ao finalizarmos o nosso estudo, entenderemos a finalidade da volta de Cristo.
1. A PEDRA ANGULAR DA IGREJA
A igreja cristã como corpo de Cristo foi fundada antes mesmo da criação do mundo para exercer o papel de anunciadora da Palavra de Deus, ou seja, a igreja é a principal promotora da anunciação do Reino de Deus. (Ef 1:4).
Para cumprir esta missão de levar o Evangelho de Cristo para os quatro cantos do planeta, a igreja recebeu toda a autoridade e poder outorgados pelo Senhor Jesus, pois, Cristo, o Filho de Deus é quem detêm toda autoridade e poder nos céus e na terra. (Mt 28:18-20).
Cristo é a pedra angular, o fundamento ao qual a igreja foi fundada e, a igreja se sustenta no mundo pela autoridade de Cristo. (Mt 16:13-18; At 4:11; 1 Pe 2:6).
2. O NASCIMENTO DA IGREJA EVANGELIZADORA
No dia de Pentecostes, estando os discípulos reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo, conforme profetizara o Senhor Jesus, e receberam poder e pregaram o Evangelho de Cristo a todos os seus patrícios e estrangeiros que ali estavam e por conta desta manifestação, em uma só dia, 3 mil pessoas aceitaram a Palavra e foram batizados, marcando assim este evento, o começo da igreja do Senhor Jesus como organismo espiritual e institucional. (At 2:1-13; At 2:37-41).
3. A IGREJA MISSIONÁRIA DE ANTIOQUIA E SUAS CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES
Foi na cidade de Antioquia que os discípulos e seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de cristãos, apesar da igreja já existir como organismo eclesiástico em Jerusalém, porém, a consolidação da igreja como instituição se deu em Antioquia.(At 11:19-26).
A doutrina e o caráter espiritual da igreja do primeiro século foi formatada pelos pensamentos e ações do Senhor Jesus e dos apóstolos que deram grande desenvolvimento e crescimento á igreja, resguardadas as seguintes características peculiares desta igreja:
3.1. UMA IGREJA COM UM GOVERNO TEOCRÁTICO DE CRISTO
Jesus Cristo é o único que governa a igreja, é a cabeça do corpo (igreja), devendo ter a primazia em todas as ações da instituição, pois, foi Cristo que morreu para a salvação de sua igreja e de toda a humanidade. Obreiros, departamentos, ministérios, grupo de membros, pastores, nenhum organização externa ou partidos políticos podem ser a cabeça da igreja.
O governo da igreja é único e exclusivo do Senhor Jesus que orienta o pastor escolhido, (o anjo da igreja), para que todos se sintam parte de um todo e de um só corpo, o corpo de Cristo.(Cl 1:13-21).
A igreja em uma definição teológica, pode ser definida como uma comunidade de pessoas que foi chamada para fora de um sistema de valores sociais contrários a vontade de Deus e que creem em Cristo como Salvador e Senhor, e que também estão sendo transformados em seu caráter moral e espiritual segundo a imagem de Cristo.
Esta transformação se dava segundo uma plena comunhão com Deus por meio da adoração, do jejum, da oração e muito especialmente sem desviar o foco no aprendizado da doutrina, isto é, no aprendizado e na prática da santa e gloriosa Palavra de Deus. (At 2:42-47;At 6:1-7)
3.3. UMA IGREJA COM CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A igreja em sua missão deve ter um viés de assistência aos necessitados não no sentido assistencialista de acomodação e dependência permanente dos necessitados desta ajuda, mas na provisão dos meios mínimos para as pessoas saírem do estado de miséria para a oportunidade de terem o seu sustento próprio e isto com a participação efetiva dos membros da igreja mais abastados, de modo que, não caia sobre os ombros da igreja como instituição toda a responsabilidade social.
As obras sociais são importantes, porém, devem carregar em seu bojo, a ideia de crescimento espiritual e econômico das pessoas a partir de ações bem organizadas até mesmo com organizações governamentais ou não. A igreja primitiva tinha esta consciência e responsabilidade social.(At 4:32-37; At 11:27-30)
3.4. UMA IGREJA COM ESPÍRITO EVANGELÍSTICO
Uma igreja que não evangeliza, pratica uma traição a grande comissão dada pelo Senhor Jesus a sua igreja.
Logo a igreja não pode limitar sua ação ao perímetro de sua edificação somente para um grupo de pessoas que afluem a um determinado local.
O espírito missionário deve ser totalmente absorvido pela igreja para segundo as suas possibilidades e oportunidades levar o Evangelho de Cristo sem qualquer acepção de pessoas para salvar vidas. (At 13:1-3; Mc 16:15-18; At 15:6-22).
4. JESUS VEM BUSCAR A SUA IGREJA
Em breve Cristo vai voltar segundo a sua promessa para buscar a sua fiel igreja. O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário acontecimento a ser contemplado pelos homens, sendo também o próximo evento profético a acontecer na história da igreja.
Será a segunda revolução espiritual que marcará o início da volta de Cristo a esta terra e iniciará efetivamente a consumação dos acontecimentos preditos na Bíblia Sagrada quanto à doutrina da escatologia, (as últimas coisas), que só terão sentido e só poderão ser desencadeados com a volta de Jesus.
4.1. DEFINIÇÃO BÍBLICO TEOLÓGICA DO ARREBATAMENTO
Oriunda da palavra latina “RAPTUS” e do verbo grego “HARPAZÔ” , cujo significado é “retirar algo com rapidez e de forma inesperada”, definimos o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus como sendo a retirada brusca, inesperada e de forma sobrenatural dos verdadeiros cristãos do planeta terra que serão transportados para as regiões celestiais, onde unir-se-ão eterna e plenamente com o Senhor Jesus.
4.2. O TEMPO DO ARREBATAMENTO
O arrebatamento dos salvos em Cristo Jesus, ocorrerá antes da grande tribulação em dia e hora que não sabemos, só Deus sabe, porém devemos vigiar e orar enquanto esperamos a segunda vinda do Senhor. (Mt 24:36-44)
Apesar de não sabermos nem o tempo e nem a hora da segunda vinda de Cristo, O Senhor Jesus mencionou todos os sinais para a proximidade da sua volta, tais como: o aparecimento de falsos Cristos, perseguição aos cristãos, falsos profetas, pregação do evangelho de Cristo em todo o mundo, apostasia da fé, ensino da doutrina de demônios, degradação total das relações sociais, multiplicação das iniquidades, falta de amor, fomes, pestes e epidemias, terremotos, sinais do céu e coisas espantosas, guerras e revoluções, conflitos entre as nações e desenvolvimento da ciência.
Logo, devemos estar atentos aos acontecimentos de nosso tempo, tendo o cuidado de realizar uma leitura dos fatos com um olhar crítico e apurado com relação à proximidade da vinda de Jesus. (Mt 24:3-14)
4.3. A GRANDE ESPERANÇA DO ARREBATAMENTO
Segundo estudiosos da Palavra de Deus, existem pelo menos 300 referências bíblicas para o evento do arrebatamento, se consolidando como um tema importante que deve ser visto por nós cristãos, como a nossa grande esperança (Tt 2:11-15).
Pelo menos três motivações quanto ao arrebatamento nos traz segurança, consolação e alegria, a saber:
i. O arrebatamento nos dará a plena segurança de que não passaremos pelos nefastos acontecimentos da grande tribulação, a igreja do Senhor Jesus estará livre deste grande sofrimento e flagelos que virá sobre a terra.
ii. O arrebatamento nos proporciona a consolação de que um dia vamos nos reencontrar e rever os nossos entes queridos que já partiram para a glória na presença do Senhor.
iii. O arrebatamento consolidará de forma pragmática a nossa salvação tão esperada onde viveremos com alegria eternamente com Cristo no céu num corpo glorificado incorruptível igual ao de Jesus.
5. CONCLUSÃO
A igreja primitiva se notabilizou pela sua capacidade de se expandir no mundo conhecido da época pela evangelização, porém, sua intensa atividade evangelística nos trouxe a Palavra de Deus até a nós, nos dias de hoje, e como cristãos devemos continuar esta obra de evangelização com o mesmo perfil da igreja dos apóstolos, tendo como fundamento único O Senhor Jesus Cristo.
Shalom Adonai!
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2021/01/revista-12_notas-de-aula_juvenis_licao-2_o-fundamento-da-igreja.pdf
Vídeo: https://youtu.be/SgPg0XA6sQc