Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 2 – QUEM É DEUS ?

INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus se revelou ao homem, para nos mostrar quem Ele é, e qual é a sua vontade na relação do divino com a criação.

Nesta lição estudaremos sobre a revelação de Deus ao Homem, os nomes de Deus revelados na Bíblia, seus atributos morais e naturais, e como devemos nos relacionar com Ele.

  1. A EXISTÊNCIA DE DEUS

A Santa Bíblia não denota qualquer construção teológica para provar que Deus existe, porém, afirma de forma clara que existe um ser supremo e que é o criador do Universo e de tudo o que está contido nele, inclusive o homem, e que também tudo pertence a Deus. (Gn 1:1; Sl 24:1-2)

O livro de Gênesis não é uma teoria e sim uma realidade que em seu primeiro capítulo e primeiro versículo assevera que “No princípio criou Deus os céus e a terra”, sendo este ato uma declaração afirmativa, que não está posta para averiguações, discussões, e muito menos para confirmação da veracidade ou não dos fatos narrados através de estudos de metodologia científica humanística. Esta realidade da criação só pode ser crida pela fé. (Hb 11:3)

Esta declaração é soberana e aprouve a Deus registrar para os homens de todas as épocas que existe um Deus transcendente, ou seja, está muito acima da criação em sua santidade e bondade, e ao mesmo tempo, imanente que está presente e ativo no ambiente das coisas criadas por Ele e se relaciona com toda a criação com ações de escolher, abençoar, ver, disciplinar, orientar, etc.(Is 40:12-26)

Nenhuma teoria humana pode refutar a declaração de que Deus criou tudo e a todos, porque foi o próprio Deus absoluto, soberano, poderoso, incomparável quem declarou isto. (Is 45:8-12)

  1. DEUS SE REVELA AO HOMEM

2.1. DEFINIÇÃO DE REVELAÇÃO DIVINA

Definimos revelação divina como sendo a forma materializada que Deus nos faz conhecer sobre fatos, pensamentos, vontades, mensagens que dizem respeito ao próprio Deus e de forma muito especial a revelação de seu caráter, consolidados em seus atributos naturais e morais, com o objetivo de manter um relacionamento com o homem tornando este último a imagem e semelhança de Deus.

  1. NATUREZA DA REVELAÇÃO DIVINA

O homem é um ser limitado e por maior que seja o nível de inteligência que ele possua, o homem jamais poderá conhecer a Deus em sua totalidade, porém, podemos ter um real e significativo conhecimento de Deus devido a sua vontade de revelar-se ao homem para com ele manter uma plenitude de comunhão. Deus tem se revelado genericamente de duas formas aos homens, a saber:

3.1. A REVELAÇÃO UNIVERSAL

Esta revelação é manifestada por Deus de forma generalizada a todos os homens de todos os tempos e de todas as regiões geográficas assumindo um caráter de automanifestação do Senhor para termos a possibilidade de construir solidamente o conhecimento deste Deus em todos os seus atributos.

Neste contexto da revelação universal de Deus para os homens, podemos mencionar os seguintes modos de revelação:

3.2. A REVELAÇÃO ESPECIAL

A revelação especial trata-se de uma revelação pessoal de Deus a uma pessoa ou grupos de pessoas com o objetivo de formatar uma comunhão mais particular com Ele, para promover no homem a redenção dos pecados, a reconciliação com Deus, a salvação, o crescimento espiritual, a adoração e o serviço ao reino de Deus. Consideremos algumas formas da revelação particular para os homens, a saber:

  1. OS NOMES DE DEUS

4.1. NOMES DE DEUS SEGUNDO SUAS AÇÕES NA HISTÓRIA

No Antigo Testamento quando Deus realizava sinais, prodígios e maravilhas numa intervenção direta para benefício de um homem, de uma comunidade, ou mesmo de um povo, normalmente se dava um nome que representasse fielmente o que Deus fez naquele momento.

A Bíblia traz em seu bojo uma série de nomes que tipificam as ações de Deus em um determinado acontecimento não sendo estes os nomes pessoais de Deus, mas tão somente, nomes que representam as suas ações materializadas em benefícios dos homens.

Estes nomes normalmente são combinados ao nome Jeová que foi um nome criado artificialmente para Deus em virtude dos hebreus temerem pronunciar o nome hebraico pessoal de Deus YAHWEH (oriundo do tetragrama YHWH), sendo o nome Jeová fruto da combinação das vogais do termo Adonai (outro nome de Deus que significa “meu Senhor”) com o tetragrama “YHWH”. Vejamos alguns nomes de Deus, denominados nomes derivados e seus respectivos significados combinados com o nome Jeová.

4.2. NOMES DE DEUS SEGUNDO SEUS ATRIBUTOS

O nome “EL” considerado um nome genérico que significa ser primeiro, ser senhor, ser poderoso foi utilizado para designar falsos deuses das religiões pagãs e por esta causa a Bíblia traz esta palavra combinada com palavras hebraicas para distinguir o Deus verdadeiro destes deuses que não são deuses. Dentre estes nomes temos:

4.3. OUTROS NOMES DE DEUS

“Elohim” é o primeiro nome em que Deus é apresentado na Bíblia Sagrada, cujo significado é “Deus criador e poderoso”, sendo este nome o plural de Eloah (Deus forte e poderoso).

Alguns estudiosos da Bíblia apregoam que Elohim ratifica a doutrina da Trindade (Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo), outros porém, defendem que Elohim é um superlativo, ou seja, uma ênfase na declaração do poder de Deus representado em Eloah.

  1. OS ATRIBUTOS DE DEUS

A Bíblia Sagrada revela em suas páginas os denominados atributos de Deus, sendo estes subdivididos em atributos naturais, inerentes a Deus, ou seja, só Deus possui estes atributos e os atributos morais que são qualidades do caráter de Deus que o homem pode desenvolver em seu ser, sendo então, a imagem e semelhança de Deus.

5.1. ATRIBUTOS NATURAIS

5.2. ATRIBUTOS MORAIS

O Caráter de uma pessoa se torna a imagem e semelhança do caráter de Deus quando esta pessoa exerce a ética e o comportamento moral na base das qualidades do Fruto do Espírito.

5.2.1. DEVEMOS VIVER EM ESPÍRITO

Ter uma vida no Espírito não pode ser consolidado somente pela vontade humana, é preciso que sejamos cheios do Espírito Santo que analogicamente, é como uma jangada que tem sua vela hasteada e o vento ao soprar de encontro a vela configura o seu caminho serpenteando o mar.

O cristão deve ter a sua vida comandada, dirigida, presidida pelo Espírito Santo. O apóstolo Paulo confirma que na natureza humana existe um conflito entre os desejos carnais e o viver no Espírito

A Bíblia Sagrada apresenta virtudes ou qualidades inerentes a uma pessoa que vive em Espírito, classificando-as como pessoas que podem se relacionar com o seu próximo e com Deus. Estas 9 virtudes estão tipificadas no chamado fruto do Espírito. (Gl 5:22-23)

Deus é santo (separado do pecado), justo (só faz o que é certo), fiel (plena confiança) e misericordioso (tem compaixão), mas sobretudo, Deus é amor. Sejamos iguais a Deus! (1 Jo 3:1; 1 Jo 4:9-10)

  1. O RELACIONAMENTO COM DEUS

Neste ponto da lição não nos reportaremos as regras ritualísticas ou de analogia espirituais para ilustrar o que deve ser o relacionar-se com Deus.

Temos registrados na Palavra de Deus exemplos pragmáticos de homens que se relacionavam intimamente com Deus e que a partir destes exemplos devemos aprender com eles a forma de se relacionar com o nosso Senhor.

Optamos por resgatar na Bíblia, na história de Jó, o exemplo de como devemos nos comportar ou ser num relacionamento saudável com o Senhor. Podemos citar dentre as atitudes de Jó em sua história com Deus, as seguintes virtudes:

Homens justos, retos, íntegros, fiéis e tementes a Deus que mantém com o Senhor relacionamento permanente de honra, glorificação e adoração a Deus, são abençoados pelo Senhor em tudo como Jó foi apesar das aflições, tribulações e adversidades que não o desviou de sua fé em Deus. (Jó 42:7-17)

  1. CONCLUSÃO

Um pleno relacionamento com Deus na realidade é como ser a manjedoura que acolheu o menino Jesus em seu nascimento, devemos nascer de novo transformando o nosso coração em uma manjedoura para acolher Jesus, realizando a sua vontade em tudo na nossa vida.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_juvenis_lic3a7c3a3o-2_quem-c3a9-deus.pdf

Vídeo: https://youtu.be/9Ax5sQj1n2s?list=PLgst_rTkfSJ1BcNlpegejzQcKS9HmWq7-

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading