Sem categoria

JUVENIS – LIÇÃO 6 – SALVAÇÃO ?

INTRODUÇÃO

A expressão do Apóstolo Paulo, “Operai a vossa salvação com temor e tremor”, escrita em sua magna carta aos Filipenses, capítulo 2, versículo 12, enfatiza que a salvação é um processo dinâmico e destacada na obediência e na conduta cristã de acordo com a Palavra de Deus.

Nesta lição estudaremos pormenorizadamente todas as etapas do processo da salvação.


Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

  1. O PROCESSO DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS

1.1. O PLANO DA SALVAÇÃO

O Pecado da desobediência de Adão e Eva, de modo inevitável separou o homem de Deus, e o homem em sua condição decaída nada poderia fazer, mas Deus com sua presciência.

Já havia antes da fundação do mundo elaborado um plano para que o homem pudesse retornar ao seu estado original de comunhão com o Senhor nosso Deus e este plano foi construído na base da morte vicária de Jesus Cristo; um Deus que se fez carne, habitou entre nós e pelo seu sangue na cruz livrou a humanidade da condenação eterna.

A salvação tem origem em Deus, e devido a isso podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos são permanentes e duradouros, porque ela é boa, é eterna, é perfeita, é única, é um ato de amor, é uma manifestação da graça de Deus, é um ato de justiça,

é o livramento das consequências de morte espiritual, é a libertação de uma condenação eterna onde viveríamos sofrendo no reino das trevas do diabo, é o plano divino para que o homem volte a ter vida eterna com o Senhor.  

1.2. O PROCESSO DA SALVAÇÃO EM SUAS ETAPAS

1.2.1. ELEIÇÃO

O pecado de Adão e Eva lançou a humanidade para perdição eterna, ou seja, a sua total separação da divindade do Senhor.

Nesta condição Deus fez uma eleição que significa literalmente uma escolha, onde o Senhor em seu infinito amor e misericórdia resolveu mesmo antes da fundação do mundo eleger salvar a humanidade de seus pecados. ( Gn 3:14-15)

1.2.2. PREDESTINAÇÃO

Deus predestinou os homens determinando dois caminhos com relação ao futuro da vida espiritual de um ser humano, isto é, viver eternamente com Deus ou viver eternamente sofrendo com o Diabo nas trevas, sabendo-se que pela presciência do Senhor, Deus já conhece antecipadamente quem acreditará em Cristo, e quem o rejeitará, ou seja,

quem terá a vida eterna no céu e quem irá para o lago de enxofre e fogo, sendo estas condições de vida, a escolha do próprio homem individualmente frente a um chamado futuro que o próprio Deus efetivou. (Jo 3:16-21; Jo 3:31-36)

1.2.3. VOCAÇÃO OU CHAMAMENTO

A Escritura demonstra em suas sagradas linhas que existe um chamado especial de Deus para a salvação para todas as pessoas, mas também se percebe que este chamado só atua de maneira eficaz aos que reagem a este chamado compreendendo o real significado do Evangelho de Cristo, sob a obra de iluminação do Espírito Santo, sendo isto necessário devido a depravação moral e espiritual dos homens que se entregam a toda sorte de pecados mundanos que os impede de captar a verdade revelada de Deus.

Este chamado especial é eficaz para os que realmente creem na extraordinária mensagem da salvação, eliminando assim os efeitos malignos do pecado ( Mt 11:28-30)

1.2.4. FÉ SALVADORA

A fé salvadora pela pregação da Palavra de Deus desperta no ser humano o reconhecimento de sua fragilidade espiritual, do seu estado pecaminoso e distante de Deus, aflorando na sua alma a necessidade e o desejo de salvação em Deus na pessoa de Jesus Cristo.

O Espírito Santo faz o gracioso convite ao pecador para a salvação através da pregação da Palavra de Deus

O chamado decisivo para a salvação não é feito por língua humana, mas sussurrada à alma diretamente pelo Espírito Santo, porém, os pregadores da Palavra de Deus são importantes instrumentos de Deus, mas devem afastar de si qualquer semente de arrogância ou estrelismo. (Rm 10:8 -15)

1.2.5. CONVENCIMENTO DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO

A fé da salvação, pela ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus pregada, nos convence do pecado, da justiça e do juízo e portanto nos leva pela fé ao arrependimento e a conversão para Cristo. ( Jo 16:7- 15).

1.2.6. ARREPENDIMENTO

Arrependimento do ponto de vista bíblico é a ação voluntária de uma pessoa em reconhecer os seus pecados e confessá-los a Deus e sob a ação do Espírito Santo mudar o seu comportamento ético, moral, social e espiritual.

O arrependimento caracteriza-se por um sentimento piedoso de pesar pelo mal que fizemos e assim ao se arrepender o indivíduo se inclina a abandonar e repudiar o pecado e conscientemente sem interferência emocional se desperta para o desejo de ter comunhão com Deus.

Se não houver arrependimento consciente e real, não haverá a verdadeira condição de salvação do poder do pecado.(Mc 1:14-15)

1.2.7. PERDÃO DOS PECADOS

Sob os domínios do Espírito Santo o homem não só compreende todo o plano de salvação, bem como, entende claramente que não só os seus pecados, mas também todos os pecados da humanidade foram perdoados por causa da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A fé nos habilita a recebemos a graça de Deus e é indispensável para a salvação de forma a reconhecermos as verdades absolutas de Deus.

A fé significa crer que algo é verdadeiro e no sentido do cristianismo quem crê em Jesus como único e suficiente Salvador, recebe a remissão de pecados, recebe o perdão de suas transgressões. (At 10:30-43)

1.2.8. JUSTIFICAÇÃO

Sem que o homem mereça, ele é declarado justo, porque o seu pecado é imputado a Cristo e a justiça de Cristo é concedida a ele.

O homem é declarado justo com perdão e esquecimento pleno de toda infração cometida por ele na época em que andava nas trevas pecaminosas (Rm 3:21-28).

1.2.9. CONVERSÃO

A conversão é o primeiro passo na vida cristã de uma pessoa e se caracteriza pelo ato de ela deixar o pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé.

Só existe um ponto na vida de uma pessoa para voltar-se para Cristo e este ponto é a conversão, uma mudança em sua vida no sentido da sua conduta moral e espiritual, em resposta a oferta da salvação dada pelo nosso majestoso Deus. (Ez 18:30-32)

1.2.10. REGENERAÇÃO

A conversão implica na mudança de rumo da vida moral e espiritual de um pessoa, é a resposta à salvação que Deus proporciona aos homens, porém a regeneração é o novo nascimento, é o que chamamos de nascer de novo e se consubstancia numa reversão total das tendências naturais da pessoa, isto é,

Deus transforma o indivíduo de tal maneira que ele adquire uma vitalidade e maturidade espiritual restaurando-o ao padrão de perfeito alinhamento com a vontade do Senhor (Ef 4:22-24; Cl 3:9- 11)

1.2.11. ADOÇÃO

A Adoção como filhos de Deus se estabelece como uma mudança de estado de orfandade para um estado de aceitação e de favor nos tornando filhos de Deus restaurando o relacionamento que o homem antes do pecado tinha com Deus e pelo pecado perdeu este relacionamento.

A adoção ocorre concomitantemente com a conversão, regeneração e justificação e significa uma imediata reconciliação com o Senhor dos senhores.

Quando recebemos a filiação de adoção, então passamos a contar com o amor e a boa vontade de Deus e somos considerados filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e herdeiros do céu. ( Rm 8:12-17; Gl 4:1-7)

1.2.12. SANTIFICAÇÃO

A santificação é a obra contínua de Deus na vida do salvo e exige um tempo extenso de vida para se completar, isto é, durante a vida do salvo a obra sobrenatural feita por Deus o coloca separado do pecado, de tudo que é mal, de tudo que é ruim, até em pensamentos.

A santificação guarda um processo progressivo onde o salvo se aproxima cada vez mais de Deus se relacionando com Ele em oração, na meditação da Palavra , na adoração, na consagração ao Senhor, no serviço a Deus de forma perseverante, ratificada pela sua conduta moral e espiritual cristã. O alvo da santificação é ser semelhante a Cristo. (Rm 6:20-23; 1 Ts 4:3-7)

1.2.13. GLORIFICAÇÃO

A glorificação é o ápice do processo. É a parte final de todo o processo de salvação, onde o salvo terá toda a plenitude do conhecimento de Deus, pois veremos ao Senhor face a face. Quando formos glorificados, ou seja, sair de um corpo corruptível sujeito a doenças e á morte, num corpo frágil, semeado em desonra para um corpo incorruptível imunes a doenças e a deteriorações, num corpo glorioso e forte, então em tudo seremos como Deus queria que fôssemos desde o princípio da criação.

A nossa glorificação é a consolidação e consumação da salvação em que viveremos num corpo glorificado eternamente com o Senhor e essa condição, em parte ocorre com a nossa morte física na terra e em parte ocorrerá no momento tão ansiado, tão esperado que é a segunda vinda de Cristo (1 Co 15:50- 57)

  1. CONCLUSÃO

Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, Ele morreu por nós, para nos salvar de tão grande condenação que era ser escravo eternamente no mundo das trevas.

Só temos uma vida física e é vivendo nela que temos que desenvolver a salvação recebida através da eleição, da chamada ou vocação, da conversão pelo arrependimento mediante a fé, da regeneração, da justificação, e pela adoção de filhos de Deus, nos santificando, para a consolidação de um corpo glorificado. Shalom Adonai !

Dinâmica: Astros no mundo

Objetivos:

Refletir sobre a importância da salvação e seus benefícios.

Sensibilizar os alunos para a missão na terra: o ato de evangelizar.

Material:

Algumas lanternas, velas ou isqueiros

TNT preto em tiras para vendar os olhos de todos os alunos

Procedimento:

– Entreguem para cada aluno uma faixa de TNT de cor preta e peçam para que coloquem sobre os olhos.

– Falem: Esta situação representa o momento no qual ainda estavam no reino das trevas. Vocês estão usando esta venda, porque antes eram como cegos, “… o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho…”(II Co 4.4).

– Falem: Mas, hoje vocês entraram no reino da luz! (Nesse momento, peçam para que retirem a venda dos olhos e entreguem algumas lanternas, velas ou isqueiros).

– Falem: Ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra, recebendo a salvação e entraram no reino da luz (peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros).

– Leiam: “Dando graças a Deus ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, o qual nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do seu amor” (Cl 1.12 e 13).

– Falem: No reino da luz, vocês gozam dos benefícios da salvação, praticam a observância da palavra, devem, pois, propagar a salvação, como astros neste mundo, esta é a missão do salvo.

– Leiam:

 “…para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Fp 2.15).

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe 2.9).

– Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2018/01/notas_1t_2018_juvenis_lic3a7c3a3o-6_salvac3a7c3a3o.pdf

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Iesus Kyrios

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading