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Juvenis – Lição 7 – Efeitos espirituais do Avivamento

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

2. COMPROMISSO COM UMA VIDA DE ORAÇÃO

3. UM CORAÇÃO QUEBRANTADO DIANTE DE DEUS

OBJETIVOS

Reconhecer algumas marcas do verdadeiro avivamento;

Defender a centralidade da Palavra de Deus;

Perceber o valor da oração e do coração quebrantado.

Querido (a) professor (a), passamos da metade da nossa revista e ao longo destas lições seus alunos vêm sendo instruídos e inspirados, ao aprenderem sobre genuínos avivamentos.

Na próxima aula não será diferente, iremos estudar os efeitos espirituais que este movimento causa, individual e coletivamente.

Procure bater um papo na linguagem de seus alunos sobre os impactos que um avivamento teria em suas vidas, igreja e sociedade.

Deixe que se expressem livremente, a fim de perceber se há alguma barreira os impedindo de crescer espiritualmente. Se possível, converse em particular com aqueles que você achar necessário.

É muito importante que você sempre se disponha a ouvi-los e ajudá-los, sem condenação e represálias. Seus juvenis podem ter dificuldade de se abrir com seus pais e outros responsáveis, mas pode ver em você um amigo, conselheiro e ajudador nos seus dilemas e lutas diárias.

O Senhor Jesus o ungiu para tal, afinal ser um mestre é muito mais do que apenas aplicar o conteúdo de uma revista de Escola Dominical, ou da própria Bíblia.

Veja o exemplo do próprio Rabi, Jesus Cristo. Ele andava com seus discípulos, lhes era próximo, com paciência e amor tirava suas dúvidas, lhes dava exemplos com sua própria vida, os ensinava na linguagem que entendiam, os ajudava em suas falhas, vendo e os inspirando a tornarem-se servos de Deus melhores. Que seus alunos possam ver o Mestre dos mestres em você.

[…] O avivamento pode ser definido como o retorno aos princípios que caracterizavam a Igreja Primitiva. É o retorno à Bíblia como a nossa única regra de fé e prática.

É o retorno à oração como a mais bela expressão do sacerdócio universal do cristão. É o retorno às experiências genuínas com o Cristo, sem as quais inexistiria o corpo místico do Senhor.

É o retorno à Grande Comissão, cujo lema continua a ser: “…até aos confins da terra…” O avivamento, enfim, é o reaparecimento da Igreja como a agência por excelência do Reino de Deus.

De acordo com Arthur Wallis, o avivamento é a intervenção divina no curso normal das coisas espirituais: “É o Senhor desnudando o seu braço e operando com extraordinário poder sobre santos e pecadores”.

Depois de haver reanimado tantas igrejas que jaziam à morte, Charles Finney já tinha condições de afirmar ser o avivamento um novo começo de obediência a Deus.

[…] O avivamento não é só emoções. Não é só carga afetiva, nem aquela euforia que hoje nos embala, e amanhã desaparece como que por taumaturgia.

Leve-nos embora às mais ruidosas manifestações, não é este o seu objetivo primacial, conforme acentuaria Ernest Baker: “Um avivamento pode produzir barulho, mas não é nisso que ele consiste. O fator essencial é a obediência de todo o coração”.

[…] O principal objetivo do avivamento é manter a Igreja como a agencia por excelência do Reino de Deus. É preservar-lhe as características de movimento. É arrancá-la ao denominacionismo.

É compungi-la a reassumir aquela missão que lhe deu o Cristo de forçar as portas do inferno.” (ADRADE, Claudionor de. Fundamentos Bíblicos de Um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: 2004, CPAD, pp. 40-41)

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

DINÂMICA

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

– Apresentem o título da lição: Efeitos espirituais do Avivamento.

– Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Chave”.

– Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Chave

Objetivo:

Refletir sobre a importância e a eficácia da oração para o avivamento.

Material:

01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.

Procedimento:

– Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?

– Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.

– Falem que a oração pode ser comparada a uma chave.

– Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?

Exemplos:

Abrir: Salvação, avivamento espiritual, emprego, aprovação no vestibular etc.

Fechar: livramentos (acidentes, assaltos), orações que não estão de acordo com a vontade de Deus, etc.

– Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do Antigo Testamento de orações que representam o ABRIR e FECHAR e também mencionar situações vivenciadas por eles.

– Para finalizar, leiam II Cr 7.12 a 14.

Por Sulamita Macedo.

Fonte comentário lição: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/264-licao-7-efeitos-espirituais-do-avivamento.html Acesso em 06 nov. 2020

Fonte dinâmica:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/08/juvenis-curriculo-do-ano-3-avivamento.html Acesso em 07 ago. 2017

Vídeo: https://youtu.be/U3Kn3BpMRk8

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