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Juvenis – Lição 8 – Ameaça do Terrorismo

Esboço da Lição
1. UMA “GUERRA SANTA”
2.  O TERROR SE ESPALHA
3. E AGORA, COMO VIVEREMOS?

Objetivos
Saber quando começaram os ataques terroristas deste século;
Mostrar porque o terror tem se espalhado.

     Querido (a) professor (a), na nossa próxima aula, dando sequência ao tema “Questões Difíceis do nosso Tempo”, vamos abordar o tenebroso assunto “Terrorismo”.

     Certamente, pela faixa etária de seus alunos, eles não possuem nenhuma memória pessoal da data que marcou tragicamente o calendário mundial: 11 de Setembro de 2001.

Você recorda do impacto que a notícia causou? Tal atentado terrorista foi considerado o pior e mais chocante da história contemporânea.

Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

Apenas nos EUA mais de 3.000 crianças ficaram órfãs (de pelo menos um dos pais). Foi estarrecedor!

     Conforme sugerimos em sua revista, seria de grande valia apresentar informações sobre a tragédia em um dos solos nacionais mais protegidos do planeta para que seus alunos compreendam a tamanha gravidade do tema discutido.

Para atingir tal objetivo, existem vários vídeos editados com trechos de documentários sobre o ocorrido e relatos de sobreviventes na plataforma digital YouTube.

Selecione o que achar mais impactante, visando também se está de acordo com o seu tempo de aula disponível.

Sugerimos este da reportagem que foi ao ar no principal jornal brasileiro no dia do ataque: https://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8

      Aproveitando o gancho deste tema também  para a edificação de seus juvenis, ao final da aula, separe a turma em grupos e peça que cada equipe pesquise na Internet (Documentários, Programas de TV a cabo, sites de notícias, YouTube, etc.) e

escolham três depoimentos que mais lhes impactaram de pessoas que trabalhavam no em uma das Torres e sobreviveram, reconhecendo e testemunhando sobre o imenso livramento que o Senhor lhes deu naquele dia.

Como o caso que nós disponibilizamos nos subsídios de sua revista há outros diversos e são realmente impressionantes; fortalecem muito a nossa fé no maravilhoso cuidado do Senhor para conosco.

     Os depoimentos selecionados pela turma podem ser vistos em uma reunião extraclasse, agendada na sua casa ou na de algum voluntário entre os alunos. Este tipo de atividade fora da ED fortalece muito os laços de comunhão e dinamiza ainda mais as aulas. Após momento devocional e de oração, reserve também alguma atividade descontraída de lazer para a ocasião.

     Já para o momento da aula é muito importante também compartilhar com os juvenis o papel da Igreja frente a estes momentos de tragédia.

Apesar de termos o conhecimento de que todo esse caos é evidência, antes já predita como sinal de que a volta de Cristo está próxima, isto não exime a Igreja, isto é, cada um de nós, do amor e compaixão com os quais devemos agir para ajudar as vítimas de tais calamidades. Frise essa consciência para seus alunos.

      Não nos esqueçamos que um dos sinais também preditos por Jesus em Mateus 24 é que com a multiplicação da iniquidade, “o amor de muitos se esfriaria”. E isto, infelizmente, tem acontecido fora e dentro da Igreja.

Quantos não são os evangélicos indiferentes, apáticos, insensíveis às mazelas sociais humanas?!

Alguns até mesmo desejando e pregando a justiça com as próprias mãos, a violência e morte de supostos delinquentes; comemorando tragédias ocorridas com não-crentes, com discurso de ódio contra aqueles que não seguem a Bíblia, sem perceberem que agindo assim também não a estão seguindo. Por isso, precisamos vigiar!

Que o amor, que é a marca de Cristo, é o próprio Deus, não se aparte de nós, já que somos dEle.“

      Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor!

      […] Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor.

Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele” (1 João 4:7, 8, 15,16).

      O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Dinâmica: Proteção 24 horas

Objetivo: Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.

Material:

Figuras de fortalezas e torres(faróis).

Procedimento:

– Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente as cidades tinham muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.

– Falem para os alunos sobre o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal como também do patrimônio que temos.

Falem ainda sobre a falta de segurança que vivenciamos atualmente, com o aumento da violência social.

– Depois, perguntem: O que nos protege da insegurança que vivenciamos?

Aguardem as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada, atenção ao que acontece ao redor, etc

– Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou mesmo de outros lugares.

Falem sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, falem sobre as torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.

– Agora, leiam:

Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.

Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”

Perguntem: Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?

Espera-se que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!

– Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é luz para nosso caminho.

– Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.

Certamente, haverá.

Então, peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.

Depois, façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.

– Para concluir, leiam conjuntamente:

 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.

Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/939-li%C3%A7%C3%A3o-8-amea%C3%A7a-do-terrorismo.html

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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