JUVENIS – LIÇÃO 8 – O PAPEL DA LIDERANÇA DA IGREJA
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais em todos os ramos das relações sociais humanas existe a carência de líderes que transformam e que fazem a diferença nas sociedades em que vivem.
Nesta lição veremos o conceito de líder do ponto de vista semântico e teológico, conheceremos as principais virtudes de um líder em seu relacionamento social e espiritual, e finalizando nosso estudo entenderemos os significados de chamado, vocação, unção, formação e capacitação.
- CONCEITO DE LÍDER
1.1. CONCEITO SEMÂNTICO
É uma pessoa carismática reconhecida por um grupo para liderá-los, cujas palavras e tomadas de atitudes influenciam este grupo de pessoas com relação aos pensamentos, julgamentos, e comportamentos em busca de metas e objetivos.
1.2. CONCEITO TEOLÓGICO
É uma pessoa chamada exclusivamente por Deus e vocacionada para a consecução da obra do Senhor que lidera um grupo de pessoas também com chamada divina, detentoras de dons e talentos potencializados pelo líder para o cumprimento de uma missão ordenada por Deus. (Mc 3:13-15).
- PRINCIPAIS VIRTUDES DE UM LÍDER EM SEU RELACIONAMENTO SOCIAL E ESPIRITUAL
2.1. SER OBEDIENTE
Pessoas que não se predispõe a obedecer também não podem ser líderes de outras pessoas requerendo destas obediência. Para ser obedecido é preciso em primeiro lugar obedecer. Jesus Cristo é o nosso maior referencial de obediência ao Pai. (Lc 22:39-42).
2.2. TER UM CARÁTER ÍNTEGRO E IRREPREENSÍVEL
Líderes são reconhecidos e se tornam carismáticos quando vivem o que falam, ou seja, em seus pensamentos e atitudes demonstram ter um caráter e qualidades morais de integridade e irrepreensibilidade, sendo, um exemplo e referencial de comportamento para todos, sejam eles, seus liderados, ou pares, ou seu próprio líder.
Jesus Cristo, pelo exemplo, demonstrou ser o maior líder que a humanidade conheceu. (Hb 4:14-16).
2.3. SERVIR E NÃO SER SERVIDO
A grandeza de um líder se consolida diante de seus liderados quando ele exemplarmente não almeja ser servido, mas em apenas servir. Jesus veio a este mundo para servir e não ser servido. (Mt 20:20-28).
2.4. TER COMPETÊNCIA PARA SUA MISSÃO DE LIDERANÇA
Um líder espiritual deve conhecer plenamente a sua missão e estar preparado para a consecução desta sob todos os aspectos, inclusive, conhecimento pleno da Palavra de Deus, estado permanente de comunhão e consagração ao Senhor, oração sem cessar, jejum e etc. (1 Tm 4:11-16).
- O CHAMADO DE DEUS
3.1. A CHAMADA UNIVERSAL PARA SALVAÇÃO
Deus faz um convite aos pecadores para o estado de graça e salvação, por meio da pregação do evangelho de Cristo. É uma chamada celestial, é universal, tem resultados universais, nos que se salvam ou nos que se perdem.
Essa chamada harmoniza-se com o propósito divino no tocante a cada pessoa, portanto, esta chamada também é de ordem pessoal.(Rm 8:28-30).
3.2. A CHAMADA INDIVIDUAL AO SERVIÇO
Deus também convida alguém para realizar algum serviço ou ofício especial, como nos casos do apostolado, da pregação missionária, do sacerdócio, do ensino ou para alguma outra ocupação específica sempre com um propósito (Rm 1:1). A partir de um chamado a pessoa terá que se expressar e se desenvolver espiritualmente. (1 Co 7:20-24).
3.3. A VOCAÇÃO
No sentido da perspectiva espiritual a vocação de homens e mulheres chamados por Deus perpassa pela formação e capacitação para o desempenho de uma nobre missão, comumente, segundo as seguintes etapas:
3.4. A UNÇÃO
Do ponto de vista espiritual a “unção” significa que a presença permanente do Espírito Santo está sobre o crente. É uma operação espiritual dada diretamente por Yahweh como manifestação da sua maravilhosa graça. (Lc 4:16-22).
3.5. A FORMAÇÃO
A formação é a formatação de um caráter moral, ético, social e espiritual de um ser, de modo a acumular experiências e provisão de meios para bem desempenhar a sua chamada.
Esta formação dar-se-á através das experiências pessoais com Deus, do estudo da Palavra do Senhor, da incessante oração, do enfrentamento das adversidades, tribulações e aflições vividas, porém, sob o controle de Deus. (Rm 5:1-5).
3.6. A CAPACITAÇÃO
A capacitação espiritual não se embasa nas capacidades naturais do homem, nos terrenos físicos, moral e intelectual.
Esta capacitação se refere às realizações, segundo a vontade de Deus, daquele que foi chamado, ungido e formado para o desempenho de sua vocação. É na capacitação que o chamado de Deus é confirmado perante os olhos das outras pessoas. (2 Co 12:11-12;.Mc 16:14-18)
- CONCLUSÃO
O líder é escolhido por Deus para realizar a obra do Senhor com responsabilidade e dedicação pensando sempre no bem estar social e espiritual de todos. A liderança efetivamente se consagra quando é exercida para o bem comum de todos.
Shalom Adonai!
Fonte: https://proflucasneto.wordpress.com/contato/
Vídeo: https://youtu.be/uevNkg6l2h0